A cidade de Candiota ganhou mais um podcast neste mês de julho, o “Candiota Pod”, que é apresentado pelos jovens Rurik Nunes, 19 anos, e Pedro Gabriel Ferreira, 23 anos, com produção de Letiére Navarrina.
Com dois episódios lançados semanalmente às 19h pelo perfil do Instagram, o Candiota Pod tem como objetivo contar histórias locais, levando pessoas que fazem parte da cidade e que contribuem ou contribuíram para que o município aconteça todos os dias.
IDEIA INICIAL
De acordo com Letiére, a ideia inicial do projeto surgiu em novembro de 2023, quando ele comprou os equipamentos necessários por impulso. Porém, outros trabalhos apareceram e o podcast ficou engavetado até este mês de junho, quando tudo ficou mais tranquilo e ele conseguiu de fato dar o ponta pé inicial.
Sobre a ideia de colocar os meninos como apresentadores, Navarrina contou que inicialmente ele também estaria de âncora, mas convivendo e trabalhando com Rurik e Pedro há bastante tempo, achou que eles seriam a cara do programa. “Vendo e ouvindo cada pérola que eles apresentam diariamente, foi se encaminhando cada vez mais para que eles fossem a cara do programa, fora que são muito carismáticos, além de serem completamente opostos um ao outro. São com certeza melhores que eu para apresentar”, comentou.
Em relação aos convidados, ele mencionou que a cidade conta com muitas figuras locais que podem ser exploradas, e que a ideia é conversar com o máximo de segmentos possíveis, levar todos os tipos de histórias e realizar conversas leves. “Nesse primeiro momento nossa prioridade é Candiota. Temos tantas pessoas em mente que ainda não há espaço para pessoas de fora. Mas não descartamos a possibilidade para o futuro”, informou.
O podcast será trabalho por temporadas, sendo essa inicial denominada como Piloto, pois estão aprendendo como fazer e melhorando em cada gravação. Como exemplo, ele citou que nesta primeira fase estão realizando as gravações com o auxílio de uma câmera apenas, para agilizar o processo e focar no aprendizado do diálogo. “Caso fossem duas ou mais câmeras nossa própria experiência faria parecer que já somos bons nisso”, brincou.
PRIMEIRO EPISÓDIO
O primeiro episódio lançado no último dia 4, contou com a participação do editor e proprietário do Tribuna do Pampa, João André Lehr, que em um papo descontraído, falou sobre a sua vida e trajetória no jornalismo. A respeito da estréia, a equipe informou que o episódio deixou todos muito satisfeitos, tanto em números quanto em qualidade.
“Como somos uma nova forma de comunicar, era indispensável que o pioneiro na nossa visão, João André, fosse nosso primeiro convidado. E foi incrível, ele é uma pessoa a quem devemos muito em relação a comunicação em Candiota. Uma pessoa de um caráter ímpar. Uma história boa de ouvir. Abrimos com chave de ouro e o público já entendeu o que buscamos entregar”, disse o idealizador, ressaltando que o público tem crescido e os números têm deixado todos bem impressionados. “Ainda não transformamos em algo rentável, mas se vendêssemos espaço no programa já valeria um bom preço de acordo com esses números iniciais”.
APRESENTADORES
Em conversa com os apresentadores Rurik e Pedro Gabriel, para saber o que estão achando do podcast, os dois falaram sobre a intenção de atrair públicos de todas as idades.
Em sua fala, Rurik disse que está achando a experiência bem bacana, e a sensação de estar do outro lado da câmera está sendo ímpar. “Reconheci que é de suma importância representar os jovens no momento das conversas, visto que uma boa parcela divide as mesmas curiosidades. A estética do podcast é acolhedora e abre porta não só para um público jovial, mas também abraça o público de maioridade, acredito que esse projeto não poderia ser diferente para Candiota”.
Já Pedro Gabriel, falou que nunca pensou em assumir o papel de apresentador, mas que encarar novos desafios é sempre animador, além de ser importante representar os jovens nas conversas. “Estou super empolgado com o projeto e com as pessoas incríveis de Candiota que estamos conhecendo. O jeito descontraído do podcast atrai tanto a galera jovem quanto o público mais velho. Tenho certeza de que isso vai ajudar a dar muita visibilidade para as pessoas especiais da nossa cidade”, concluiu.
O Candiota Pod que tem episódios novos nas terças e quintas-feiras, às 19h, também contará com quadros diferentes. Para quem quiser acompanhar o trabalho, pode seguir o perfil @candiotapod no Instagram.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*