Durante o último final de semana, antecedendo a Semana Santa, foi realizada uma operação pela Polícia Ambiental na barragem Jaguarão 2, no limite dos municípios de Candiota e Hulha Negra e pertencente à UTE Pampa Sul. A operação, denominada Força Verde, teve como objetivo principal coibir a prática de pesca predatória, que faz uso de redes de pesca, método este proibido e podendo configurar um crime ambiental.
A ação contou com a presença de cinco policiais ambientais, que executaram um patrulhamento aquático rigoroso, tanto diurno quanto noturno, para garantir a proteção da vida aquática local. No dia 23 de março, foram vistoriados três acampamentos e identificadas dezessete pessoas. Como resultado da operação, dois indivíduos foram autuados por pesca ilegal, e impressionantes 342 metros de redes de pesca foram apreendidas.
A “Operação Força Verde” é um exemplo claro do compromisso das autoridades com a preservação do meio ambiente e com o combate às atividades ilegais que ameaçam a biodiversidade. Ações como esta reforçam a importância da vigilância e da conscientização ambiental, especialmente em períodos em que a pesca tende a aumentar.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*