A Polícia Civil, através da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e abigeato (Decrab), com o apoio da 9° Delegacia Regional de Polícia de Bagé, cumpriu na manhã desta sexta-feira (19), onze ordens judiciais em Candiota e um em Hulha Negra durante a Operação Seival.
Conforme os policiais da Decrab, as investigações iniciaram no mês de junho, após um furto arrombamento a uma vinícola da região. O alvo de investigação era uma quadrilha, sediada em Candiota, especializada em furtos a prosperidades rurais, especialmente defensivos agrícolas e maquinário elétrico.
A ação foi coordenada pelos delegados André Mendes e Cristiano Ritta, e de acordo com as investigações, os suspeitos utilizavam em suas ações criminosas veículos com placas adulteradas e tocas ninja, sendo seus crimes sempre praticados no horário da noite. O grupo, segundo a polícia, também atua no tráfico de drogas.
Os policiais da Decrab estimam que apenas este ano os investigados já teriam furtado mais de R$ 100 mil em defensivos e maquinários de produtores rurais e empresas da região.
Nas buscas foram encontradas armas de fogo, munições de diversos calibres, uma moto com a placa de outro veículo, 65 eppendorfs (frascos plásticos utilizados por traficantes para acondicionar cocaína) com presença da droga.
Alguns dos investigados não estavam em casa no momento das buscas e a Polícia Civil ainda realiza diligências com o objetivo de localizá-los. Até o momento, um homem foi preso. A operação foi denominada Seival por ser área do município de Candiota, onde residem a maioria dos investigados.