CANDIOTA

Policiais cumprem reintegração de posse em área pertencente à CEEE

Vinte famílias ocupavam a área há dois anos e tiveram que deixar o local na manhã de hoje (18)

Acampados estavam na área há dois anos

Acampados estavam na área há dois anos Foto: J.André TP

A Brigada Militar cumpriu mandado de reintegração de posse na manhã de hoje (18), em uma área de 300 hectares pertencentes à Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), na Vila Operária, em Candiota. Vinte famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), entre eles, 16 homens, 12 mulheres e quatro crianças ocupavam o local desde novembro de 2014.

O processo foi despachado pela 1ª Vara Civil da Comarca de Bagé no dia 14 deste mês e autorizado o cumprimento de mandado.  Para realizar a ação, um esquema de segurança foi montado pela Brigada Militar e reuniu 74 policiais de Bagé, Candiota, Agrupamento Ambiental e do 2º Regimento de Polícia Montada (Rpmon) de Santana do Livramento. A Polícia ainda contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), CEEE e da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda do município.

Comandante Laydner: ação foi planejada para causar menor impacto e prejuízo

Comandante Laydner: ação foi planejada para causar menor impacto e prejuízo Foto: J.André TP

Segundo o comandante do 6º Rpmon, tenente-coronel Sérgio Alex Laydner Medina, o trabalho foi realizado com o objetivo de causar o menor impacto e prejuízo. “Uma ação que teve êxito, pois foi bem planejada”, ressaltou. O comandante ainda disse que a Brigada Militar documentou e registrou toda a ação para manter transparência e não prejudicar nenhuma família. “Estamos apenas cumprindo uma lei”, enfatizou.

Para um dos acampados que preferiu manter a identidade preservada, a ocupação que durou cerca de dois anos visava lutar pelas terras, mas o grupo não conseguiu e a reintegração de posse foi solicitada por parte da Companhia. “Já estávamos preparados para esta ação. Agora receberemos um auxílio da prefeitura”, relatou.

As famílias, segundo a Secretaria de Ação Social, receberão ajuda com cestas básicas e fraldas para as crianças. A assistente Social, Cibele Costa, informou que os acampados foram realocados para uma área próximo ao Candiotão, na sede do município,  contudo, alguns já possuem lotes no assentamento Madrugada.

Famílias foram retiradas do local no início da manhã de hoje (18)

Famílias foram retiradas do local no início da manhã de hoje (18) Foto: J.André TP

RELEMBRE – Os integrantes invadiram a área em 13 de novembro de 2014, próximo à Estação de Tratamento de Água da Vila Operária. Na época, a ocupação foi planejada há meses, quando descobriram da existência das terras que não são utilizadas por parte da CEEE. Antes de se estabelecer em Candiota, o grupo permaneceu em uma área da Embrapa, em Capão do Leão, onde se mobilizaram para lutar pelas terras pertencentes à Companhia.

VEJA MAIS:

Comentários do Facebook