POLÍTICA

Por dentro do Legislativo – Pinheiro Machado

PINHEIRO MACHADO – Resumo dos pronunciamentos feitos na tribuna referentes a Sessão Ordinária do dia 16 de agosto

* Prof. MAGDA AFONSO (PDT) – Solicitou a manutenção das vias no entorno da escola infantil Tânia Cardoso, que são estreitas e estão esburacadas. Questionou o Executivo por que a agência do Sistema Nacional de Empregos (Sine) está funcionando num só período e as vezes nem isso.

* FÁBIO DIAS (PSDB) – Relatou a alegria das pessoas em relação à iluminação de LED que começou a ser implantada na cidade, dizendo que sempre criticou e cobrou, mas agora é hora de elogiar. Solicitou o patrolamento na rua Arno Ratto da Silva, assim como conserto de uma cratera na rua 2 de Maio, próximo a rua Professor Eutrópia. Pediu colocação de bueiro em frente ao nº 265, na rua José Ratto da Cunha. Mostrou preocupação com um problema na rua Protásio Alves, próximo ao Bar do Valdir. Por fim, pediu à Secretaria de Saúde que volte a anunciar a agenda de vacinação por meio dos carros e motos de som.

* RENATO RODRIGUES (PSDB) – Pediu a colocação de lâmpadas de LED também nas comunidades da Vila Umbus e Torrinhas. Solicitou a retirada de entulhos na altura do nº 94, na rua Borges de Medeiros, na Vila Umbus, pois o morador já fez o pagamento na Prefeitura. Pediu o conserto da estrada do Campo Bonito.

*FABRÍCIO DA COSTA (PSB) – Lamentou a resposta, segundo ele, evasiva, da Equatorial Energia sobre um pedido seu para conserto de um rabicho que sustenta um poste na rua 24 de Fevereiro, que segundo o vereador, tem prejudicado as pessoas, que inclusive caem nesse local por conta da situação. Também relatou a iminência da queda de um poste na rua Onésimo Fagundes, dizendo que a empresa não toma providências. Em outro assunto, o socialista se queixou da atitude de um dirigente partidário, que ele não citou o nome e nem a sigla, apenas disse que o partido tem assento na Câmara. Conforme ele, o dirigente está indo nas casas das pessoas dizer que a colocação de lâmpadas de LED e de rejeito de asfalto nas ruas é por conta do período eleitoral. “Se a Prefeitura não faz, recebe crítica, e se faz também recebe”, questionou.

ÉLITON RODIGUES (MDB) – Elogiou o presidente do Sindicato dos Municipários, Márcio Garcia, que estava na sessão, sobre a construção da sede própria da entidade. Também elogiou duas lideranças jovens da igreja Assembleia de Deus, Guna e Leonardo, que fazem, segundo ele, um belo trabalho de evangelização e que também estavam presentes na sessão. Comentou sobre o registro em cartório da Associação dos Bombeiros Voluntários de Pinheiro Machado, que é uma luta sua, e que agora o próximo passo é fazer o treinamento de 30 voluntários. Éliton criticou uma resposta da Superintendência do Dnit no RS, que nega a possibilidade de instalação de lombadas eletrônicas e que não prevê orçamento e projeto para rótulas nos trevos da cidade. Relatou que apresentou três projetos para o programa Juntos pelo Bem do Sicredi: Cozinha do Bem para o Asilo; Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a escola São João Batista e Leitos Humanizados para o Hospital local.

* LAURA RATTO (MDB) – Falando do processo eleitoral, a vereadora abriu seu apoio à reeleição do deputado federal Giovani Feltes (MDB), dizendo que ele destinou cerca de R$ 300 mil em emendas para a cidade. Ela pediu que as pessoas votem em deputados que apóiam Pinheiro Machado. Laura disse que foi surpreendida positivamente esta semana com um telefonema do governo do Estado, dizendo que um pedido seu havia sido atendido e que em breve o município iria receber sob regime de cessão de uso por tempo indeterminado, uma escavadeira hidráulica. Salientou que a iluminação pública com as lâmpadas de LED está melhorando esta antiga demanda da comunidade, deixando a cidade mais clara e agradável, lembrando que ainda se aguarda os 800 pontos prometidos pela Equatorial Energia. Também parabenizou o presidente do Simpim, Márcio Garcia, pela realização de um sonho de quase 30 anos, que é a sede própria da entidade. Por fim, ela convidou para um evento promovido pela APAE e Capes, com apresentação dos alunos no próximo dia 24, no plenário da Câmara.

* CÁSSIO CÂMARA (Progressistas) – O vereador disse que a obra do Simpim ainda precisa de recursos e conclamou as pessoas a comprarem a rifa de R$ 2, que sorteia um kit churrasco com carne, cerveja, refri, carvão, espeto, além de premiações em dinheiro. Comentou que o Executivo remeteu ao Sindicato uma nova proposta de acordo em relação ao pagamento do vale-alimentação atrasado. Elogiou a iluminação pública com lâmpadas de LED. Comemorou a sanção da lei de sua autoria que instituiu a Farmácia Solidária, que regulamenta a possibilidade das pessoas fazerem doações de medicamentos que já não estão mais utilizando. Lamentou o baixo número de inscritos nos cursos profissionalizantes pelo IFSul, por meio do Polo da UAB. Criticou os órgãos federais que sempre dá a mesma resposta, citando a questão dos trevos. Por fim, pediu para a comunidade votar nos candidatos a deputados que ajudam o município, sendo que há boas escolhas em todas as siglas.

* ELIZETE BALDEZ (Progressistas) – A vereadora agradeceu ao prefeito, ao vice e a secretária de Educação, que visitaram a escola e a comunidade São João Batista. Na oportunidade os pais reclamaram do transporte escolar e o prefeito, segundo a vereadora, prometeu para logo a renovação de toda a frota. Ela também lamentou a falta de transporte para os alunos do ensino médio. Pediu para que o Executivo verifique uma ponte de madeira no Passo dos Pires, que está com problemas. Ela enalteceu o trabalho o Simpim e também pediu que as pessoas votem nestas eleições em quem ajuda Pinheiro Machado.

* VILSINHO (Progressistas) – Parabenizou o mestre Bafo pelo evento da 4ª Semana da Capoeira. Disse que o prefeito cogitou a possibilidade de reabertura da escola Passo do Machado, fechada em 2018. Parabenizou o Simpim pela construção da sede própria. O vereador pediu conserto na rua Nadir Ávila Ferreira, em frente ao nº 495. Também elogiou a iluminação de LED convidou para um bingo da comunidade Aberta do Cerro, no próximo domingo.

* Originalmente este conteúdo foi pulicado no jornal impresso

Comentários do Facebook