Por dentro do Legislativo – Pinheiro Machado

Resumo dos pronunciamentos feitos na tribuna durante sessão ordinária do dia 9 de agosto de 2022

FÁBIO DIAS (PSDB) – O vereador relatou que foi muito bem atendido pelo secretário de Obras, Juliano Moreira, que disse estar sem o profissional capacitado pelas trocas de lâmpadas por ter pedido exoneração. Nesse sentido, o cobrou posição do Executivo para resolvera situação e melhorar os serviços de iluminação pública. Para finalizar, falou sobre os moradores do Parque das Acácias estarem clamando por mais segurança. Segundo relatos, veículos circulam em alta velocidade e na contramão, além da ausência de placas de pare.

RENATO RODRIGUES (PSDB) – O vereador protocolou pedido de providência para retirada de lixo na saída do Passo do Coelho, onde os moradores estão preocupados com a situação de saúde pública. Contou que foi procurado e criticado por moradores da Vila Umbu pelo aumento da taxa de iluminação pública, o qual explicou ter votado contra. Nesse sentido, solicitou ao Executivo que dê atenção nessa questão e na manutenção das ruas para melhorar o trafego. Sobre as estradas, reforçou a necessidade do Executivo atender os pedidos protocolados porque a população tem razão em seguir cobrando se não é atendida.

FABRÍCIO COSTA (PSB)– O vereador usou seu espaço para contar que conversou com profissionais da construção civil que atuam na região e foi informado que Pinheiro Machado é destaque no setor – serventes, pedreiros, engenheiros, fabricação de esquadrias e comercialização de produtos para realização desses serviços. Segundo ele, trata-se de uma engrenagem que vem avançando e é preciso aprimorar para continuar dando certo. Afirmou que vai se reunir com o Executivo para apresentar proposta de incentivo baseado em um modelo de legislação com isenção de taxas durante um período para novas construções no município.

ÉLITON RODRIGUES (MDB) – O vereador destacou o trabalho da Brigada Militar, que através da Operação Hórus, está combatendo a criminalidade há 12 dias no município. Parabenizou o servidor público Julio Cesar Bonini Costa pelos 38 anos de serviços prestados à prefeitura. Sobre a iluminação pública, concordou com Fábio Dias (PSDB), que há muito por fazer, mas precisa de tempo bom para seguir o trabalho da equipe de Bagé que está auxiliando. Ainda alertou que o Executivo precisa esperar 30 dias para nova contratação de funcionário para troca de lâmpadas, visto que não é possível criar mais desvios de função.

LAURA RATTO (MDB) –A vereadora citou a inauguração da Delegacia Amiga dos Animais e que não se trata apenas de um selo, mas deixa a polícia com mais responsabilidade para continuar atuando na causa. Contou sobre mais um resgate de animais em situação de maus tratos e disse tratar-se de algo absurdo, onde vê que a população continua pecando por omissão com medo de denunciar. Disse que apresentou ao Executivo um projeto de desconto nos tributos para incentivar à adoção de cães e gatos de rua já adultos. Agradeceu os colegas pela aprovação do projeto Vereador Mirim, que deve ser colocado em prática até final de agosto. Foi procurada por enfermeiras e garantiu apoio para que seja agilizado o pagamento do piso que já foi sancionado pelo presidente.

CÁSSIO GARCIA (Progressistas) – Durante seu pronunciamento, o vereador disse que fará proposição para que o Executivo melhore as condições nas capelas do cemitério, bem como se atente para a necessidade de construir um novo módulo antes que falte espaço. Agradeceu o carinho de todos diante do recente falecimento de sua avó. Na presença da esposa e da filha de Bebeto Perdomo, homenageado com aprovação de seu nome em uma rua da cidade, disse que o político e seu pai (Funfa) tinham muito em comum, inclusive faleceram com idades próximas, com passagens marcantes por fazerem diferença na política e deixarem seus legados.

ELIZETE BALDEZ (Progressistas) – A vereadora elogiou o colega Cássio Garcia (Progressistas) por ter feito há alguns meses uma belíssima homenagem ao prefeito Bebeto Perdomo ainda em vida elembrou do carinho e atenção que Bebeto sempre teve com todos. Contou sobre a Festa Junina na Escola São João Batista, que com muito trabalho conseguiu ser realizada em agosto, mas que acabou faltando luz, restabelecida na metade do evento pela Equatorial. Disse ainda que pessoas da zona rural precisam de atrativos porque lá tudo é mais difícil e iniciativas como o Vereador Mirim farão a diferença. Reforçou pedidos de melhorias nas estradas.

PROFESSORA MAGDA AFONSO (PDT) – A vereadora apresentou proposições em relação às estradas, como a do Sabugueiro, para reforçar pedidos já feitos nas sessões. Também vai solicitar ao Executivo a tramitação de projeto para conservação do patrimônio cultural arquitetônico do município, proposto em 2019, pelo então vereador Mateus Garcia (PDT), e reapresentado agora por ela. Agradeceu aprovação do projeto do Vereador Mirim e da moção de aplausos à professora Sandra Peraça, que ocorrerá em setembro. Citou o sucesso da campanha Novelo Solidário, onde arrecadam novelos de lãs, e voluntárias produzem peças de roupas que são doadas para pessoas em vulnerabilidade.

Obs.: O vereador Vilsinho Jorge (Progressistas), apesar de estar presente em parte da sessão ordinária, acabou saindo antes do seu momento de fala por motivo de saúde. Parte dos pronunciamentos dos vereadores Renato Rodrigues (PSDB), Éliton Rodrigues (MDB)e Laura Ratto (MDB) foram utilizados em reportagem e por isso não constam nessa sessão.

* Originalmente este conteúdo foi pulicado no jornal impresso

Comentários do Facebook