CANDIOTA
* A vereadora Hulda Alves (MDB) solicitou que a Prefeitura estenda uma rede de água até o Centro de Recuperação Salmos 23, localizado no assentamento Santa Fé. No local, a entidade que tem sede em Viamão, faz a recuperação de pessoas do sexo masculino com envolvimento com drogas. Atualmente há cinco internos no local, que ficam um período de nove meses para o tratamento, sendo um trabalho social muito importante. Hulda afirma que eles precisam água a cerca de 600m do prédio e isso dificulta as atividades. A vereadora também pediu a rua Evaristo Soares Fagundes, entre o ginásio municipal e o bairro Areal, na sede do município, seja pavimentada, sendo uma antiga reivindicação dos moradores da região. Ela também elogiou o trabalho da Secretaria de Saúde do município em relação a vacinação, dizendo que foi vacinada por possuir comorbidades, sendo que o município já vacinou 24% da população com a primeira dose.
* O vereador Marcelo Gregório (PSDB) parabenizou o trabalho da Secretaria de Saúde do município, na pessoa do secretário Fabrício Moraes e equipe, especialmente na área de saúde preventiva. Também, pediu empenho da comunidade para que participe de forma efetiva da audiência pública para o licenciamento ambiental prévio da UTE Nova Seival no próximo dia 20 de maio, a partir das 19h. Vale lembrar que a audiência é virtual e poderá ser acompanhada pela internet e pelas rádios da região. “O carvão, como sempre, próximo a estes eventos, recebe ataques e críticas, por isso a nossa participação na defesa deste projeto é fundamental”, disse.
* O vereador Dieguinho Lima (MDB) chamou atenção para o Dia Mundial do Lúpus, lembrado no último dia 10 de maio. Ele lembrou que no próximo dia 17, por indicação do seu gabinete, acontece uma sessão especial na Câmara para debater a doença. Ainda, Dieguinho agradeceu ao secretário Fabrício Moraes, que compareceu recentemente numa reunião em Seival para debater a melhoria do atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade.
* O vereador Ataídes da Silva (PT) elogiou o trabalho da Secretaria de Saúde, especialmente pela reforma e limpeza na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Oito de Agosto.
* O vereador Danilo Gonçalves (PT) disse que a Saúde em Candiota, independente de governo, sempre foi de excelência e que agora não é diferente. Disse que era importante o comparecimento do prefeito e do secretário de Agropecuária na Câmara, para saber, quais políticas públicas vão desenvolver, pois, segundo ele, até agora não se viu nada nesta área. Danilo exemplificou que Pedras Altas aporta R$ 33 mil por mês na cooperativa de leite do município e em Candiota, que possui mais de uma entidade, não este incentivo. “Os recursos gerados pela grande produção leiteira ficam no município”, evidenciou. Por fim, o vereador avalia que a melhor moção de repúdio que se pode fazer é em época de eleição, não votar nos deputados que apóiam a venda das empresas públicas e do Estado.
* A vereadora Luana Vais (PT) chamou a atenção que a mesa diretora da Assembleia Legislativa recebeu a representação feita pelas bancadas do PT, PSOL e PDT para que a votação em primeiro turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 280, que trata sobre a não necessidade de plebiscito para privatização de Banrisul, Corsan e Procergs, fosse anulada sob alegação de irregularidades. A representação foi remetida à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que deve analisar o pedido. Neste sentido, assinalou Luana, a votação em segundo turno da PEC está suspensa por enquanto e com isso se ganha tempo para organizar resistência a proposta. A vereadora ainda destacou que o Estado licitou mais um trecho da rede adutora de água nos assentamentos – do Vitória 2000 até Cerros e Paraíso, lembrando que esse foi uma demanda ao antigo projeto Água para Todos, conforme ela, encaminhado pelo governo municipal anterior, de Adriano dos Santos (PT).
* O vereador Guilherme Barão (PDT) reforçou a necessidade de participação da comunidade na audiência pública da UTE Nova Seival. Ele assinalou que muito se cobra dos políticos para a geração de empregos, contudo é necessário que o cidadão faça a sua pare também no processo, como por exemplo, participar da audiência. Sobre a privatização das estatais, Guilherme entende que não é possível ter um Estado mínimo e que isso é um retrocesso, reforçando que partidos de direita são que defendem esta tese. “Nós da esquerda temos esta preocupação. Privatizando tudo, o que o governador vai administrar?”, questiona.
* O vereador Gildo Feijó (MDB) defendeu mais uma vez a energia produzida a partir do carvão mineral. “O Brasil precisa ver Candiota e o carvão com outros olhos. Produzimos energia firme e segura”, afirmou.
PINHEIRO MACHADO
* A vereadora Laura Ratto (MDB) se diz feliz porque um pedido seu agora irá se concretizar. Ela destacou que tramita na Câmara a revogação do artigo 15 do decreto municipal 668/2018, que regulamenta as atividades de ambulantes na cidade. A vereadora assinala que este artigo era ‘fora da casinha’, sem pé nem cabimento, porque exigia na prática que o vendedor tivesse que usar dois veículos caso quisesse anunciar seus produtos, pois o dispositivo vedava que o mesmo carro dos produtos portasse equipamentos sonoros. “Imagina, nesta crise, um vendedor sair com dois veículos para rua”, pontuou. Também, a parlamentar, que tem como uma das bandeiras de seu mandato a luta contra a violência à mulher, parabenizou a deputada federal Elcione Barbalho (MDB-PA), que conseguiu transformar em lei no último dia 5, a obrigatoriedade das mulheres vítimas de violência preencherem um formulário.
* O vereador Mário Tadeo (MDB) elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Obras do município em relação à estrada. “Antes levava uma hora para chegar na cidade. Agora em meia hora estou aqui”, disse.
* O vereador Cássio Câmara (Progressistas) também disse que o trabalho da Obras nas estradas do interior está sendo muito elogiado pelas comunidades. Também, Cássio informou que o município já se cadastrou no Ministério do Desenvolvimento para receber uma retroescavadeira. “O governo está se mexendo”, avalia. Ele se disse contente com a contratação de mais profissionais de saúde.
* A vereadora Elizete Baldez (Progressistas) solicitou que o Departamento de Ação Social (DAS) faça uma campanha de doação de cobertores e edredons, justificando a chegada do inverno e muitas famílias estarem necessitadas. Ela também elogiou o trabalho nas estradas, ressalvando que devido aos problemas como a falta de maquinário, não deu para atacar a tempo da safra deste ano.
* A vereadora Magda Afonso (PDT) se disse contente em ver notícias de que vários municípios no RS, como Canoas, Cachoeira e Eldorado já estão vacinando contra a Covid-19 os professores. Ela disse que a Famurs está se mobilizando neste sentido e que governador acenou com esta possibilidade também. “Aleluia, porque do jeito que está a Covid-19, as aulas presenciais são humanamente impossíveis”, alertou.
* O vereador Fábio Dias (PSDB) pediu iluminação pública nas esquinas das ruas José Bonifácio com Florentino Bueno e Gervásio Tavares com Pedro Alberto Sarubbi e na rua Riachuelo na altura do nº 610, além do conserto de um bueiro na rua Florentino Bueno. O vereador disse que os pedidos já haviam sido encaminhados ao WhatsApp do secretário de Obras, que permite este tipo de encaminhamento informal antes da formalização na Câmara.