Por dentro dos Legislativos

CANDIOTA
* O vereador Gildo Feijó (MDB) disse que solicitou juntamente com seu colega Marcelo Gregório (PSDB), um recurso de R$ 100 mil em emenda parlamentar ao deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB) para ser destinado ao Hospital da Colônia Nova, que atende toda a região, sendo que, segundo Gildo, passa por dificuldades. O parlamentar defendeu que as duas escolinhas infantis do município sejam reabertas.
* A vereadora Luana Vais (PT) pediu a realização no próximo dia 16 de julho, de uma sessão especial em homenagem ao centenário (comemorado no próximo dia 26 de maio) do nascimento do educador brasileiro reconhecido mundialmente por ser método, Paulo Freire. Luana assinala que a sessão terá a participação na organização dos movimentos sociais de Candiota, quando na oportunidade será feita uma doação de livros escritos por Paulo Freire à Secretaria Municipal de Educação (Smed).
* O vereador Léo Lopes (PTB) apresentou uma Moção de Reconhecimento à empresa candiotenseBestcom, que conforme o parlamentar, emprega 250 pessoas do município em seu quadro. Léo frisou que a Bestcom está voluntariamente fazendo a construção e reforma da estrutura que vai abrigar o novo raio-x digital no Pronto Atendimento 24h, na Vila Residencial. O edil falou da necessidade de valorização da mão de obra local, lembrando que há legislação que incentiva este processo, indagando ao Executivo se as empresas beneficiadas estão enviando os relatórios necessários para comprovar que empregam as pessoas do município. Léo também solicitou informações de como as empresas devem proceder e quais são os critérios para o recebimento de incentivos por parte da municipalidade.
* O vereador Danilo Gonçalves (PT) levantou a questão da qualidade da ponte construída pela atual administração no Passo do Salso, quando na última semana uma carreta carregada de soja foi passar e despencou porque a ponte não resistiu o peso. Segundo o vereador por muito pouco não houve uma tragédia, bem como se referiu o prejuízo. “Quando o serviço é bem feito nós elogiamos, mas neste caso eu já tinha alertado que isso ia acontecer”, disse. Também, Danilo cobrou mais uma vez que a escavadeira hidráulica que foi conquistada, segundo ele, para limpar e fazer açudes segue na cascalheira, porém ele afirmou que não tem visto depósito de material para as estradas. O petista reforçou pedido de vacinação para os conselheiros tutelares – solicitação já feita anteriormente por sua colega de bancada, Luana Vais -, e por fim lamentou a não aprovação do pedido de comparecimento do prefeito e secretário de Agricultura na Câmara para tratar da bacia leiteira. Sobre o depósito do cascalho, o vereador Gildo rebateu Danilo, dizendo que este está sendo depositado direto nas estradas.
* O vereador Ataídes da Silva (PT) considerou o ocorrido na ponte do Passo do Salso como um acidente, assinalando que é preciso unir esforços para consertar a passagem, pois o trecho está intransitável e faz com as pessoas precisem dar uma volta grande. Ele disse que o caminhão estava carregado com cerca de 600 sacos de soja e que a Secretaria de Obras ajudou a recuperar parte da carga. “Aquela ponte é muito importante para a região”, reforçou.
* O vereador Dieguinho Lima (MDB) assinalou, segundo ele, a importante obra para a instalação do raio-x digital no Pronto Atendimento 24h de Candiota. Ainda pediu para que as pessoas sigam doando para a Campanha do Agasalho local.
* A vereadora Hulda Alves (MDB) se reportou sobre o trabalho da Comissão Externa sobre o maquinário da Prefeitura, que esteve reunido nesta semana e está, segundo ela, fazendo um trabalho de fiscalização no sentido que esses equipamentos sejam todos localizados e destinados exatamente para aquilo que é sua função, ou seja, servir os produtores que mais precisam. Ela também convidou a todos para participarem no próximo dia 2 de junho, de uma sessão especial dedicado ao Dia do Meio Ambiente. Hulda por fim elogiou a sessão especial proposta pelo vereador Dieguinho em relação ao Lúpus.
* O vereador Marcelo Gregório (PSDB) mais uma vez defendeu na tribuna da Câmara para que o Pronto Atendimento 24h de Candiota volte a ser um hospital de pequeno porte. O parlamentar disse que visitou recentemente as dependências do local e foi, conforme ele, muito bem recebido pelo presidente da Fundação Maria Anunciação Gomes de Godoy (mantenedora do PA 24h), Marcelo Dutra e pelo gerente da unidade, Deivid Blanck. Segundo o vereador, esta luta é importante, reforçando que os demais colegas se engajem no sentido de que, explica ele, um hospital diminui a ambulancioterapia, evitando ao máximo a transferência de pacientes candiotenses para outros centros, muitas vezes para tratamentos simples, que causam despesas à toda a família e também à municipalidade.
* A vereadora Luana Vais (PT) parabenizou a comunidade da sede do município que está recebendo a iluminação de LED oriunda do projeto Reluz. Ela lembrou que este projeto foi cadastrado junto a Eletrobras pelo governo de Adriano e Gil Deison e que agora está sendo executado. “Foram dois anos de muito trabalho para que agora pudesse ser colocado em prática”, destacou. A vereadora ainda, na comunicação de líder do PT, criticou a narrativa do atual governo de que não se tem recursos, pois se está pagando dívidas do governo anterior. Ela lembrou que isso é normal acontecer, dizendo quando Adriano assumiu há quatro anos foi assim também. Contudo, Luana disse que este discurso não guarda coerência, pois, nos números que expôs o atual governo já nomeou 48 cargos em comissão (CCs), enquanto que no mesmo período no governo anterior, foram 28 nomeações.
* O vereador Guilherme Barão (PDT) agradeceu ao Executivo por atendido o pedido de fazer o arruamento do novo loteamento localizado nos fundos do Residencial Viver Melhor, na sede do município e que vai contemplar 89 famílias que adquiriram seus terrenos ali no ano passado.

PINHEIRO MACHADO
* A vereadora Laura Ratto (MDB) comunicou que agora no mês de junho haverá 40 castrações pelo projeto Zoonoses. Também ela anunciou que o deputado Giovane Feltes (MDB), atendendo um pediu seu pedido, irá destinar uma emenda parlamentar para o município de Pinheiro Machado.
* O vereador Mário Tadeo (MDB), que é segundo suplente do partido, se despediu da vereança esta semana, pois como o primeiro suplente, Sandro Rosa, deixou a Secretaria de Educação e deve assumir a cadeira na semana vem, já que o titular da cadeira, Éliton Rodrigues está a frente da Secretaria de Saúde. O vereador agradeceu a oportunidade, aproveitando para mais uma vez elogiar o trabalho que está sendo feito nas estradas do interior.
* O vereador Cássio Câmara (Progressistas) disse que o deputado federal Afonso Hamm está batalhando junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) em Brasília para que modificações sejam feitas nos trevos de Pinheiro Machado.

HULHA NEGRA
* O vereador Getúlio Porto (PDT) solicitou ao Poder Executivo a realização de obras de patrolamento e encascalhamento na estrada municipal Theodoro Langer.
* O vereador Luis Gustavo Nunes Dias (Progressistas) solicitou a realização de obras de patrolamento e encascalhamento na estrada que vai da Colônia Trigolândia até a ponte sobre o Rio Jaguarão, nas proximidades da UTE Pampa Sul, nas estradas do Assentamento Capivara A e Assentamento Tapete Verde.
* O vereador Hugo Trenchi Garcia Teixeira (PT) solicitou a realização de reforma na ponte do Passo do Salso, na divisa entre Hulha Negra e Candiota onde ocorreu um acidente com um caminhão carregado de soja. Ele também solicitou a realização de aferição nas pontes do município, incluindo a colocação de placas de indicação de tonelagem suportada por cada uma delas.
* A vereadora Tanira Ramos dos Santos Martins (PTB) solicitou ao Poder Executivo a realização de divulgação diária do boletim da Covid-19.

Comentários do Facebook