POLÍTICA

Por dentro dos Legislativos

CANDIOTA
*O vereador Léo Lopes (PTB) falou que em diversas vezes e ao longo dos dias, têm recebido mensagens da população em geral. E que muitos estão reclamando da falta de retorno dos setores quando buscam alguns serviços, e destacou que isso é cansativo para a população.

*O vereador Ataídes da Silva (PT) entrou com um pedido de providência, solicitando ao Poder Executivo que seja feito um plantio de vários tipos de árvores em todas as sedes dos assentamentos, priorizando os locais com postos de saúde e escoas. E também entrou com um pedido de providência para que seja feito um calçamento na Vila Nova dando seguimento ao pavimento da Portelinha, na sede do município.

*A vereadora Hulda Alves (MDB) falou sobre a continuidade do trabalho de limpeza que a Secretaria de Meio Ambiente está fazendo em Candiota, e sobre a solução do problema da limpeza do lixão próximo ao Latão, na Vila Operária. E também comentou sobre a reunião que participou juntamente com a Reitoria da Unipampa e algumas empresas, referente a implantação de um Polo Educacional no município de Candiota, ressaltando que está perto de se tornar realidade, e que muito em breve haverá formação profissional aos jovens da cidade.

*O vereador e presidente da Câmara de Candiota, Gildo Feijó (MDB) parabenizou o secretário de Educação, Michel Feijó, pela equipe e pelo trabalho que está desenvolvendo. E destacou os 900 kits alimentação que a Secretaria adquiriu para as escolas municipais, e que serão distribuídos para todos os alunos incluindo o ensino EJA. Em sua fala, Feijó discursou sobre a importância do polo de ensino no município e na soma positiva no crescimento profissional da população.

*A vereadora Luana Vais (PT) falou sobre o convênio que a Prefeitura firmou com uma usina de asfalto de Bagé, para trazer melhorias à MAC. Cobrou, citando dispositivo da Lei Orgânica, que a Câmara precisa ter ciência desta parceria, pois serão investidos recursos públicos.

*O vereador Marcelo Gregório (PSDB) trouxe a pauta sobre o polo energético, e a necessidade de discutir outras alternativas de aproveitamento do carvão mineral. E ressaltou que o polo carboquímico precisa avançar, e que isso poderá trazer mais empresas e consequentemente mais empregos e outras possibilidades de utilização do carvão. Falou ainda sobre a vacinação dos 35+ da Covid-19 no município, parabenizando o secretário de Saúde, Fabrício Moraes e toda a sua equipe.

*O vereador Danilo Gonçalves (PT) falou sobre as dificuldades que apareceram após a queda da ponte do Passo do Salso, e pediu uma solução do problema que afeta os municípios de Candiota e Hulha Negra.

*O vereador Diego Lima (MDB) falou sobre a campanha do agasalho que está acontecendo no município, com o apoio de algumas empresas e ressaltou que a Secretaria de Ação e Inclusão Social está aceitando doações diariamente.

HULHA NEGRA
* A vereadora Tanira Ramos (PTB), solicitou ao Poder Executivo a colocação de lombadas redutoras de velocidade e obras de alargamento na rua Chico Mendes, bairro Floresta. Também para o mesmo bairro, a retirada de entulhos e realização de limpeza nas proximidades da caixa-d’água. A vereadora também solicitou que a lixeira da rua Apolinário Lopes seja A pedetista ainda solicitou ao poder Executivo a irrigação das ruas não pavimentadas da sede do município a fim de reduzir a poeira com o trânsito de veículos. A vereadora disse que desde que ocorreu o desvio do tráfego de veículos pesados da pavimentação surgiu o problema de excesso de poeira em outras ruas. Tanira também lembrou a marca de 30 mil óbitos por Covid-19 do Rio Grande do Sul e o formato mais agressivo da doença, com perdas de pessoas próximas em Hulha Negra. Ela frisou a necessidade de esclarecimentos e uma boa comunicação através da Secretaria de Saúde e meios de comunicação, assim como a importância do zelo de todos os moradores. Por fim, ela transmitiu sentimentos as famílias pelas perdas em decorrência da Covid-19.

* O vereador Luis Gustavo Nunes Dias, o Baixinho (Progressistas), solicitou ao Executivo a realização de obras de patrolamento e encascalhamento no assentamento Banhado Grande, nas proximidades da residência do Paulo, no assentamento Tapete Verde. Para o assentamento Nova Querência, além de patrolamento e encascalhamento, solicitou também obra de embueiramento. Baixinho também solicitou a colocação de lixeiras na rua Pedro Rabione Sacco, próximo a residência de João Jesus e construção de lombadas redutoras de velocidade na rua Álvaro Lopes Brasil, nas proximidades da borracharia do Rudi. Solicitou ainda o serviço de terraplanagem no terreno destinado a área comercial, na avenida Francisco Kloppenburg.

* O vereador Diego Rodrigues (Progressistas), solicitou a substituição de lâmpadas queimadas e danificadas no sistema de iluminação pública das ruas Vanderlei Menezes e Pedro Rabione Sacco. Solicitou obras de patrolamento e encascalhamento no entroncamento das ruas Paulo Roberto Baldez e Clara Oliveira; no assentamento Meia Água. O vereador também manifestou solidariedade aos vereadores Dalvir Zorzi e Jorge Coelho, o Coruja, pela perda de familiares para Covid-19.

* O vereador e presidente do Legislativo, Ronaldo Pereira (Progressistas), usou a tribuna para manifestar apoio às famílias que perderam familiares, principalmente os colegas vereadores Dalvir Zorzi e Jorge Coelho. Ele frisou ser importante o máximo de cuidado para que sejam evitados novos contágios, respeitando as regras sanitárias e medidas de distanciamento.

* O vereador Getúlio Porto (PDT), manifestou solidariedade as famílias de Hulha Negra que perderam seus familiares para a Covid-19. Ele expôs que a situação está pior na cidade e sugeriu a interrupção dos trabalhos da Câmara de Vereadores por um período, incluindo uma reunião com o prefeito Renato Machado para tratar sobre o tema devido a importância da vida. Ele lembrou de uma emenda parlamentar de R$ 250 mil recebida através do deputado Pompeo de Mattos (PDT) para pavimentação da avenida Getúlio Vargas, no trecho entre a rua Josemar Games e o posto de combustíveis. Segundo o vereador havia atraso no recurso, porém a Caixa sinalizou a última parcela de R$ 89 mil para a conclusão das calçadas da via pública.

* O vereador Volnei Manfron (PT) se reportou ao momento vivenciado pelas famílias de Hulha Negra quanto à Covid-19, principalmente dos vereadores Dalvir Zorzi e Jorge Coelho, mostrando solidariedade. Ele disse que as devidas providências não foram tomadas pelos governos e que a conta está chegando aos municípios. Ele também falou ser necessária a conscientização de todos e se houver necessidade, parar por um período.

* A bancada do PT solicita o envio de manifestações de pesar a família do vereador Dalvir Zorzi pelo falecimento de sua esposa, Claudia Correa.

PEDRAS ALTAS
* A vereadora Maria Eliana Azevedo (PT) falou sobre o documento enviado pelo Executivo quanto a solicitação feita anteriormente por ela para viabilizar auxílio de deslocamento aos Conselhos de Pais e Mestres das escolas quando necessário. Na ocasião, a vereadora disse esperar ser atendida, pois a verba do CPM é usada para aquisições para a escola, porém não pode ser utilizada para deslocamento e despesas com escritório. A vereadora também solicitou o patrolamento da ERS-608, no trecho da cidade de Pedras Altas até o limite com a cidade de Herval. Ela justificou a importância da estrada pelo fato de alguns trechos estarem críticos.

*O vereador Antônio Prestes (PT) solicitou ao poder Executivo um estudo de viabilidade de instalação de três redutores de velocidade na avenida Liberdade, próximo ao pórtico de entrada e outro 50 metros da rótula com a avenida Bazileu Azeredo; outro no leito da avenida Bazileu Azeredo, após a rótula. Ele disse ter sido procurado por moradores devido a alta velocidade dos veículos que trafegam no local, como forma de segurança a todos.

* O vereador Arildo Medeiros (Progressistas) fez uma ressalva na proposição do vereador Antônio Prestes, afirmando que a área entre o posto de combustíveis e o mercado é perigosa, inclusive com tráfego de caminhões. Ele lembrou que em 2020 foi solicitado um redutor de velocidade para o local, incluindo a necessidade de uma faixa de segurança na saída do mercado para que as pessoas possam atravessar com tranquilidade. O vereador também ressaltou a inclusão da ERS-608 no plano de obras do governo do Estado, afirmando a importância de acreditar nos projetos e buscar apoios. Medeiros parabenizou o prefeito Bebeto Perdomo pelo empenho manifestado desde o início de governo em prol da rodovia. Ao final da sessão, o vereador contou ter tomado a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e parabenizou a Secretaria de Saúde pelos trabalhos realizados.

* O vereador Mário Teixeira de Mello (PT), solicita ao Executivo que através de sua secretaria competente providencie a contratação de professores de Educação Física para as escolas municipais da Coxilha do Arroio Mau e São Diogo. Ele afirmou existirem duas vagas para professores na área, uma originária do concurso público e outra por transferência de professor. O vereador afirmou ver a necessidade de um cuidado maior com a educação do município. Também foi lembrado pelo vereador que dia 17 de junho é dia de São Manoel, padroeiro de Pedras Altas.

*A vereadora Viviane Veca (Progressistas) em aparte disse achar válido o interesse do vereador Mário Teixeira de Mello em manter as escolas em bom funcionamento, porém quanto ao preenchimento da vaga do professor de Educação Física, disse que ao solicitar informação foi explicado que as vagas já foram preenchidas por uma pessoa formada e concursada. Ela manifestou achar válido que os colegas se informarem pra ver se o quadro está preenchido, pois a educação precisa estar bem assistida. A vereadora manifestou apoio as indicações de redutores de velocidade e faixa de segurança na cidade, mas disse estar feliz em razão da educação ter sido um dos pontos discutidos na sessão ordinária. Ela disse que o futuro está nas mãos das crianças e jovens, sendo necessário estar atentos. Quanto ao CPM ela disse ter consultado o setor jurídico da Câmara e estará destinando, mensalmente, o valor de R$ 100 durante o ano inteiro em forma de rodízio para cada Círculo, assim como no final do ano, a destinação de R$ 500 para os CPMs através da emenda impositiva. Veca também lembrou que juntamente ao vereador Davi Moraes e Nádia Venâncio, está acompanhando o Cideja quanto a ERS-608 e a estrada Rota da Produção, que vai passar por cinco municípios, que sai da Colônia Nova até Herval. Por fim falou da importância que os olhos dos governantes se voltassem para Pedras Altas que teve aumento de soja, grandes produtores e um prefeito atuante.

* O vereador Davi Moraes de Oliveira (Progressistas), solicitou ao Executivo a conclusão de pintura, reforma do telhado e restauração dos brinquedos do pátio da escola Assis Brasil. Ele disse ter visitado o local e percebido que a escola, um patrimônio histórico, está com goteiras e com pintura feia, assim como os brinquedos, que apesar da escola não estar funcionando com as crianças, é momento de fazer as obras. Ele lembrou ter repassado um valor referente a emenda impositiva para reforma das pracinhas e sugeriu uma atenção especial as demais escolas municipais. O vereador Arildo pediu aparte, dizendo concordar com a proposição do vereador Davi, visto a escola estar com aspecto de abandono. Ele, inclusive, pediu que a secretária de Educação fizesse um planejamento para os reparos na escola Assis Brasil.

* A vereadora Elenice Mendes (PT), disse concordar com o vereador Davi quanto a necessidade de uma atenção maior para as escolas.

* O vereador Diego Marques (PT) manifestou apoio as proposições dos demais vereadores, principalmente quanto aos reparos nas escolas e colocação de redutores de velocidade na cidade devido à importância para a segurança da população. Ele lembrou já haver solicitado a colocação de redutores nos acessos as escolas do interior.

* A vereadora Nádia Venancio (PT) parabenizou os vereadores que apresentaram proposições, afirmando serem bem colocados em virtude dos pedidos feitos aos vereadores. À vereadora Veca manifestou admiração pela iniciativa de doação particular de recurso aos CPMs das escolas e destinação de recursos da emenda impositiva do final do ano.

* Ao final da sessão, o vereador Davi Moraes disse que foi informado que um professor de Educação Física foi contratado e está enviando material para alunos de todas as escolas. Ele também explanou que um professor será contratado para o interior, que ainda não foi feito para que um profissional não seja pago sem necessidade e sem retorno presencial, o que ele disse considerar justo no momento. Nessa questão, o vereador Mário Teixeira disse concordar com a economia, porém destacou que irá permanecer atento quanto ao retorno presencial das aulas.

Comentários do Facebook