POLÍTICA

Por dentro dos Legislativos

CANDIOTA

* A vereadora Hulda Alves (MDB) comentou sobre o Dia D da Campanha do Agasalho de Candiota, apelando mais uma vez para a solidariedade do povo candiotense, ao lembrar que este ano ela precisa ser ainda maior em função da pandemia.

* O vereador Marcelo Gregório (PSDB) fez um relato da viagem que fez à Brasília e Florianópolis junto com o prefeito Folador, o vice Paulinho Brum e o ex-vereador bajeense e assessor político Gra­ciano Pereira. Marcelo agradeceu a oportunidade, relatando que comprovou na prática a desenvoltu­ra de Folador nos gabinetes em Brasília, sendo ele reconhecido, segundo o vereador, pelas pessoas, inclusive nas ruas.

* O vereador Danilo Gonçalves (PT) agradeceu a articulação feita entre Candiota e Hulha Negra para o reparo na estrada do Passo do Salso. Pediu ao presidente da Câmara para que se cumpra o regimento interno e que as pessoas que ocupa­rem a Tribuna Livre ou em audiências públicas se atenham ao tema proposto e não tragam outros assuntos que estavam em pauta. Ele ainda assi­nalou que ficou provado na prática que o projeto da ensiladeira estava errado, quando o próprio Executivo pediu a sua retirada. “Jamais vamos ser contra a um projeto que beneficie à população, mas ele precisa obedecer a legalidade”, afirmou.

* O vereador Dieguinho Lima (MDB) agradeceu ao Executivo pela conclusão de mais uma ponte, desta vez a do Alto Santa Rosa, no distrito de Sei­val. Também o vereador informou que a Prefeitura retirou os enxames de abelhas que se acumu­lavam no cemitério de Seival, parabenizando a equipe da Prefeitura pelo trabalho.

* O vereador Guilherme Barão (PDT) externou novamente sua indignação em relação, segundo ele, a falta de pagamento no prazo de trabalhado­res de uma empresa que presta serviços para a Prefeitura. Conforme Guilherme, pelo menos até o dia que ele fazia a intervenção na Câmara na última segunda-feira (12), os pagamentos ainda não tinham sido feitos. “São pais e mães de família que cumpriram suas jornadas e têm o direito de receberem seus salários. Isso é vergonhoso. Por que esta empresa ainda continua? Os trabalha­dores estão sendo prejudicados. Fico muito triste com esta situação”, desabafou.

* O vereador Gildo Feijó (MDB) agradeceu a todos os vereadores e vereadoras que foram lhe visitar na semana em que ele exerceu o cargo de prefeito interino. Ele disse que os oito edis estiveram na Prefeitura. Também agradeceu ao prefeito Folador e o vice Paulinho pela oportunidade e brincou que podem viajar outras vezes que ele assume a Pre­feitura com prazer. “Só tenho gratidão”, afirmou.

* A vereadora Luana Vais (PT) parabenizou a deputada Maria do Rosário (PT-RS) e o suplente de vereador petista Ronald Mansour pela desti­nação da emenda de R$ 150 mil para o Pronto Atendimento 24h de Candiota. A parlamentar mostrou preocupação com a questão da reposição salarial do funcionalismo municipal, lembrando que estão em estado de greve e que nos anos de 2013 e 2015, quando Folador era prefeito, a categoria teve que realizar greve para, segundo ela, garantir seus direitos. Disse esperar que a greve agora nãos e repita. Luana ainda reforçou o que disse o vereador Guilherme, dizendo que há funcionário demitidos por esta empresa que presta serviços ao município, que ainda não receberam suas rescisões.

* O vereador Ataídes da Silva (PT) pediu que a Prefeitura, na medida do possível, estenda uma rede de água, segundo o vereador pode ser até de mangueira preta, na comunidade da Santa Lúcia, passando a casa do morador João Ramos. Conforme o petista, a rede principal passa a pou­cos metros dali. Também reforçou o pedido para o aumento de bueiro próximo a comunidade da Nossa Senhora Aparecida, afirmando ser perigo a situação e que ele mesmo quase já sofreu um acidente no local. Ataídes agradeceu por fim, os recursos que o prefeito Folador e sua comitiva trouxeram de Brasília.

 HULHA NEGRA

* O vereador de Volnei Domingo Manfron (PT), so­licitou ao Executivo a concessão de Revisão Geral Anual de servidores e agentes políticos amparado no TCE RS e Santa Catarina. O vereador também pediu aumento no valor do vale alimentação pago aos servidores em virtude do aumento dos valores dos itens de alimentação. O vereador justificou que com a pandemia não houve aumento e lembrou da Lei Complementar 173 que prevê que não seja dado aumento. Ele explicou que o pedido dele é para uma Revisão Geral. O parlamentar também falou sobre a merenda escolar, que para 2021 há um recurso de mais de R$ 80 mil e que pode ser devolvido se não usado. Ele lembrou que muitas pessoas passam necessidade e sugeriu a aquisição dos alimentos da merenda escolar para que seja distribuído à comunidade em forma de cestas básicas.

* A vereadora Tanira Ramos dos Santos Martins (PTB) solicitou ao Executivo a realização de cana­lização da água que se acumula no bairro Floresta, obras de patrolamento e encascalhamento no Que­bracho e Serra da Hulha. A parlamentar disse que a manutenção deve se tornar algo constante, com ma­nutenção periódica, principalmente pela safra, ser preciso priorizar os trabalhos. A petebista também solicitou redutores no trecho sem pavimentação da rua Laudelino da Costa Medeiros. Tanira também lembrou do aniversário da cidade, comemorado no dia 24 de março com um programa especial. Ela manifestou pesar em razão de mais uma morte por Covid-19 na cidade.

* O vereador Diego Garcia Rodrigues (Progres­sistas) solicitou a substituição de lâmpadas danifi­cadas no sistema de iluminação pública da cidade, limpeza, patrolamento e encascalhamento na rua Otacílio Barres. Rodrigues também falou sobre um Anteprojeto de Lei dispondo sobre insalubridade aos servidores da saúde em grau máximo durante a pandemia. Ele justificou dizendo que há muita exposição dos profissionais da saúde, ainda mais com aumento dos casos no município e disse que no projeto há sugestão de 30% de periculosidade aos servidores.

* O vereador Jorge Antônio Coelho, o Coruja, (PDT) solicita a construção de abrigo nas proximida­des da Secretaria Municipal de Educação e Cultura para uso dos taxistas.

* O vereador Luis Gustavo Dias (Progressistas) também fez solicitações à Secretaria de Obras. Ele pediu a instalação de uma lixeira na rua Pedro Rabione Sacco e alargamento do Corredor dos Portela. Também foi solicitado o patrolamento e encascalhamento do Corredor dos Furich até a Nova Esperança e Corredor dos Portela.

* O vereador Getúlio Porto (PDT) se referiu ao projeto de lei do deputado estadual Fernando Mar­roni (PT), que tramita na Assembleia e que proíbe a concessão de licença ambiental para atividade de mineração e exploração do carvão mineral no âmbito do território do Rio Grande do Sul. O ve­reador disse que recebeu o contato do vereador de Candiota e coordenador do Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico e Social, Combate às Estiagens e Manejo das Águas (Fórum das Águas) para que o município também faça uma moção de repúdio ao projeto. O parlamentar também solicitou aos demais vereadores que façam uso da máscara na tribuna e sugeriu uma alternativa para a rota da safra e retirar a poeira da residência das pessoas, como a reestruturação de uma estrada alternativa a partir da Trigolândia.

* O vereador Ronaldo Pereira (Progressistas) intensificou o pedido de cuidado por parte da po­pulação quanto à Covid-19 devido ao aumento no número de casos e a preocupação com a falta de leitos em Bagé, hospital referência.

PEDRAS ALTAS

* A vereadora Maria Eliana Nobre Azevedo (PT), fez uma indicação ao Executivo para que seja estudada a possibilidade de construção de uma pracinha com brinquedos para as crianças e uma academia ao ar livre para os adultos no posto de saúde do Lago Azul e na sede da antiga estação ferroviária do Nascente

* O vereador Arildo Madruga Medeiros (Progres­sistas), pediu que seja readequado o esgotamento sanitário de parte do antigo prédio do Hospital para que saia do prédio do Centro de Referência da Assistência Social, o Cras, pois atualmente é cana­lizado pelo pátio de moradores vizinhos.

* A vereadora Elenice Mendes da Silva (PT) su­geriu um estudo, por parte do Executivo, durante o período mais severo da pandemia de Covid-19, para que seja readequada a logística de transporte de pacientes para consultas em outras cidades, evitando que os pacientes deslocados precisem ficar aguardando os demais concluírem as consultas para retornarem ao município.

 PINHEIRO MACHADO

* O vereador e presidente da Câmara, Fabrício Costa (PSB) se referiu ao pro­jeto de lei do deputado estadual Fernando Marroni (PT), que tramita na Assembleia e que proíbe a concessão de licença ambiental para atividade de mineração e exploração do carvão mineral no âmbito do território do Rio Grande do Sul. O vereador disse que recebeu o contato do vereador de Candiota e coordenador do Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico e Social, Combate às Estia­gens e Manejo das Águas (Fórum das Águas) para que cada Câmara que per­tence à entidade, que são os municípios do Cideja, façam moções de repúdio ao projeto, pois segundo Fabrício, a cadeia produtiva do carvão beneficia, gera emprego e renda em toda a região. Ele disse que já na próxima semana estará colocando em pauta a Moção para vota­ção em plenário. O vereador ainda alertou que há uma projeção de que haja um decréscimo de 34% de 2020 para 2021 na arrecadação do Imposto sobre Circu­lação de Mercadoria e Serviços (ICMS) no RS. “Aquilo que alertamos aqui agora vamos começar a sentir o reflexo de um ano atrás quando as atividades passa­ram a ter restrições com a chegada da pandemia. Neste sentido Fabrício está propondo alternativas com aumento da arrecadação própria, como o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Ele destaca que empresas do ramo madeireiro têm sede fora de Pinhei­ro Machado, recolhendo esse imposto em outras cidades. Ele propõe uma política de incentivos com redução das alíquotas e que essas empresas venham reco­lher no município. Ainda, Fabrício disse que pretende propor a modificação da legislação municipal que não permite a construção de prédios com mais de três pisos na cidade, sendo que, conforme ele, há projetos de até cinco pavimentos e que não se desenvolvem porque a lei não permite. Ele argumenta que essa mudança pode estimular outros empre­endimentos de maior portenha área da construção civil.

* A vereadora Laura Ratto (MDB) sa­lientou que esteve visitando, junto com assessores do Legislativo, instituições em Pelotas que atendem pessoas com necessidades especiais. A ideia, segun­do ela, é trazer alternativas e soluções, especialmente para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) pinherense, lembrando que a entidade sobrevive com dificuldades, por meio de doações e que o repasse da Prefeitura é baixo, cerca de R$ 8 mil mensais – pro­jeto que ainda tramita na Câmara. “Está mais do que na hora da gente lutar por melhores condições para esta entidade”, enfatizou a parlamentar, acentuando que há uma omissão em relação as pessoas com necessidades especiais em Pinheiro Machado. Ainda, Laura cobrou um novo mutirão de zoonoses, especialmente na castração de cães e gatos. Ela cobrou também uma ação para a retirada de equinos das vias e locais públicos.

* O vereador Mário Tadeu (MDB), se referiu ao trabalho que é feito pela pada­ria comunitária da comunidade Menino Jesus, que distribui pães de forma gra­tuita, destacando que este tipo de ação é fundamental neste momentoagravado pela pandemia e que muitas pessoas estão passando por dificuldades. O ve­reador também propõe que se faça uma campanha de arrecadação de alimentos e também para ajudar a esta padaria. Disse que a Câmara pode ser um ponto de arrecadação.
* O vereador Cássio Câmara (Progres­sistas) está solicitando ao Executivo, por meio da Secretaria de Obras, para que seja feita a manutenção da estrada da Serra das Asperezas, no corredor que liga à BR-293. Segundo ele a estrada tem pontos impraticáveis. Disse que como anda bastante no interior, sendo que semana passada andou cerca de 60 km de bicicleta, dizendo que este é seu jeito de fiscalizar, conversando com as pessoas. Ele citou vários outros pontos, sabendo, segundo ele, que o ‘cobertor’ da Prefeitura é curto. Reforçou, em outro as­sunto, que Pinheiro Machado tenha uma lombada eletrônica antes dos trevos de acesso. Cássio também criticou o projeto de lei do deputado Marroni em relação ao carvão mineral, indagando se ele não tem com o que mais se preocupar, ao invés de atacar uma bem natural do Rio Gran­de do Sul e que traz desenvolvimento, especialmente para a região.

* A vereadora Elizete Baldez (Progres­sistas) reforçou as palavras da verea­dora Laura, em relação ao importância da Apae. Ela igualmente se posicionou contra o projeto do deputado Marroni em relação ao carvão. Ainda disse que o inverno está chegando e que há grande preocupação em relação às estradas do interior

* O vereador Vilsinho Jorge (Progres­sistas) lamentou que as matrículas para o Educação de Jovens e Adultos (EJA) só serão reabertas em 2022 na cidade. Disse que a Secretaria de Obras tem se esforçado para recuperar as estradas rurais e também as ruas da cidade. Ele avalia que não falta empenho, mas que as condições são difíceis. O vereador citou que recebeu reclamações do número de animais equinos soltos, dizendo que isso pode trazer grandes prejuízos, reforçando que ele gosta dos animais, porém defen­de que na cidade não pe lugar deles e sim no campo.

* A vereadora Magna Afonso (PDT) pediu que se faça a manutenção da ilumina­ção pública nasruasDois de Maio, Dr. Arruda e Sete de Setembro. Em relação ao EJA, ela explicou que quem estava matriculado irá concluir, mas não haverá novas inscrições este ano, sendo que o governo do Estado estaria fazendo uma reformulação. Ela lamentou a situação, pois tem muitas pessoas querendo se qualificar, até mesmo para fazer um con­curso público, que exige no mínimo o en­sino fundamental. A vereadora adiantou que irá assinar a Moção de Repúdio ao projeto do deputado Marroni em relação ao carvão.

* O vereador Fábio Dias (PSDB) criticou algumas propostas de deputados estadu­ais como mudar o hino rio-grandense e agora esta de limitar o carvão mineral. Ele cobrou que há esgotos a céu aberto na cidade e que precisam ser consertados. Ele solicitou ao Executivo como ficou o percentual de contribuição do Ipê para os conselheiros tutelares

* O vereador Renato Rodrigues (PSDB) pediu providências num esgoto a céu aberto na rua Mário Simões Lopes, pró­ximo ao número 930. Pediu reparo na iluminação pública na Pedro Alberto Sa­rubbi, Dário de Souza próximo a Otacílio Vieira, próximo à escola Dois de Maio e rua João de Deus Pinheiro. Agradeceu a Secretaria de Obras pela retirada de um entulho na rua Tiradentes, que era um pedido seu. Disse que recebeu a visita do deputado federal Daniel da TV e que muito provavelmente ele deve destinar uma emenda para pavimentação.

Comentários do Facebook