Por dentro dos Legislativos- Candiota

Resumo dos pronunciamentos feitos na tribuna durante sessão ordinária do dia 13 de março de 2023

GUILHERME BARÃO (PDT) – Fez um relato sobre a visita que uma comitiva liderada pelo deputado Mainardi fez a ponte do rio Jaguarão, que se arrasta há 10 anos e a obra da nova ponte não sai do papel. Classificou como importante a ajuda do deputado. No trajeto até a ponte, o vereador aproveitou para observar a estrada principal dos assentamentos de Candiota, que, segundo ele, está necessitando de colocação de material. Alertou que se isso não for feito agora que está seco, no inverno e com chuvas será tarde. Falou que está sendo trabalhada uma lei estadual de transição energética justa junto à Assembleia Legislativa, nos mesmos moldes de Santa Catarina. Por fim, valorizou o trabalho do deputado federal Sanderson (PL) em relação a Candiota, reconhecendo os recursos vultosos colocados pelo parlamentar, que tem como representante no município, o coordenador municipal de Segurança e Trânsito, Flávio Sanches.

LUANA VAIS (PT) – Parabenizou as mulheres pelo 8 de março, lembrando que esteve acompanhando a luta das mulheres do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que estiveram na sede do Incra em Porto Aelgre e na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), reivindicando recursos para o combata à estiagem e também sobre a questão do transporte escolar rural – problema que em Candiota se arrasta há anos. Também comentou sobre a ajuda do deputado Mainardi para tentar destravar a obra da nova ponte do Jaguarão. Destacou que o presidente Lula assinou no dia 10 último o decreto para operacionalizar os recursos para o combate à estiagem. Comentou uma emenda do senador Paulo Paim, que foi entregue ao prefeito Folador e se referiu a provocação que fez nas redes sociais sobre os critérios de supressão de árvores no município.

DANILO GONÇALVES (PT) – Comentou que uma moradora do assentamento Nova Vitória lhe procurou porque enfrenta um sério problema de falta de água. Segundo o vereador, o açude dela secou, está inscrita no serviço de limpeza que está sendo feito pela Prefeitura, mas que até agora isso não aconteceu, questionando os critérios. Também se refeiu a estrada principal dos assentamentos, citando exemplos de que o pouco que chove já causa transtornos como atolamentos em alguns pontos. Disse que vem alertando que essa situação só se agrava. Criticou o serviço prestado pela Equatorial Energia na zona rural, dizendo que as quedas de energia são constantes, trazendo enorme prejuízos. Por fim, pediu que produtores não associados à cooperativas de leite também recebam auxílio para alimentação de seu gado.

HULDA ALVES (MDB) – Parabenizou as mulheres pelo 8 de março e se referiu ai trabalho que seu gabinete vem fazendo para efetivação de políticas públicas de enfrentamento, especialmente, a violência contra a mulher. Se referiu a ação que seu mandato realizou durante o Carnaval Fora de Época de Candiota, com a campanha ‘Não é não’, contra o assédio e que foi um sucesso, cumprindo todos os objetivos.

GILDO FEIJÓ (MDB) – Disse que quando falaram em fazer o Carnaval esse ano ficou com o pé atrás, porém admite que foi um grande acerto, tendo certeza disso vendo a alegria das pessoas no três dias de festa na praça central. Lembrou que os investimentos para o evento foram pequenos e o retorno grandioso, assinalando que serve até de terapia e saúde depois de tanto tempo de pandemia.

MARCELO GREGÓRIO (PSDB) – O vereador e presidente da Câmara disse que o somatório de esforços para tirar a nova ponte do Jaguarão do papel é muito importante, enfatizando que o prefeito Folador está nesta luta desde o início, seja como prefeito ou como presidente do Cideja. Marcelo citou uma reunião com o vice-governador Gabriel Souza, onde o debate será o carvão e aonde estiveram presentes a representação política e a técnica.O vereador citou que a situação econômica mundial não é boa e que é preciso lutar pela maior riqueza do município, que é o carvão mineral.

ATAÍDES DA SLVA (PT) – Relatou que esteve em Porto Alegre. Tirou dúvidas no Incra sobre a comunidade quilombola do município e na Secretaria de Educação estadual pediu o cercamento da quadra esportiva da escola estadual Oito de Agosto, que segundo ele, fica na beira da estrada e a bola seguidamente vai para onde passam os carros, podendo a qualquer momento dar um acidente. Também esteve na Secretaria Agricultura pedindo um trator de esteira para a abertura de açudes.

ADRIANO REVELANTE (MDB) – Assinalou que o Carnaval de Candiota foi tranquilo, parabenizando a organização. A exemplo do vereador Guilherme, também parabenizou o deputado Sanderson e o seu representante em Candiota, Flávio Sanches, pelo trabalho. Exaltou as ações do governo municipal, destacando a chegada de um caminhão-caçamba e uma retroescavadeira. Informou o pagamento das horas-extras por parte da Prefeitura, lembrando que quando esse governo assumiu haviam horas para serem pagas. Por fim, classificou como ‘mimimi’ a questão do corte de árvores.

*A fala do vereador Fabiano Aquere e que foi empossado na segunda-feira (13), já foi utilizada pelo jornal na edição anterior.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook