Por dentro dos Legislativos – Candiota

Resumo dos pronunciamentos feitos na tribuna durante sessão ordinária do dia 12 de junho de 2023

MARCELO GREGÓRIO (PSDB) – Se referiu ao episódio da merenda na escola estadual de Seival, destacando que tanto do município como do Estado se mobilizaram para equacionar a questão. Informou que os pais e os alunos foram levados até a escola municipal Santa Izabel para conhecer a estrutura, assinalando que as escolas do município possuem excelente qualidade e podem oferecer o melhor, porém destacou que a decisão sobre o local onde os filhos irão estudar é soberana da comunidade de Seival. Marcelo afirmou, por fim, que é pela Educação que se muda o mundo.

DANILO GONÇALVES (PT) – O vereador criticou o modelo de contratação de pessoas para fazer parte do quadro da Prefeitura, dizendo que isso também já aconteceu em governos anteriores. Ele citou que pessoas que não precisam de um emprego, pois tem campo, casas de aluguel e outras rendas, estão na Prefeitura. Danilo defende que seja dada oportunidade para quem realmente precisa. Em nova crítica a situação das estradas rurais, citou problemas nos assentamentos Pioneiros, Passo do Salso, Companheiros de João Antônio, entre outras. Disse que a estrada geral até está em condições de andar, mas os corredores não. Pediu novamente providências para o calçamento da Portelinha e para o esgoto no Galpão do Produtor, na praça central.

 

ADRIANO REVELANTE (MDB) – Falando sobre a realização do 7º Rodeio Artístico do Herdeiros do Chirivino, o vereador aludiu que esse tipo de evento tem educação e é algo muito importante, especialmente para os mais jovens. Parabenizou a patronagem do CTG Luiz Chirivino pelo evento, bem como o CTG Candeeiro do Pago pelas premiações recebidas. Em outro assunto, pediu a colocação de iluminação pública na parada de ônibus da João Emílio, junto à rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC).

LUANA VAIS (PT) – Parabenizou a realização do 7º Rodeio Artístico do Herdeiros do Chirivino, assinalando que é muito bom ver os jovens no bom caminho do tradicionalismo. Sobre o projeto de lei que destinava o prédio do Centro de Comercialização de Alimentos para a empresa West Aves montar uma central de classificação e distribuição de ovos, Luana explicou que após conversa do prefeito com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) ficou definido que ele não seria votado agora até que se construa uma alternativa que contemple os produtores locais e as cooperativas. Por fim, a vereadora se disse chateada com algumas situações do Executivo em relação ao seu mandato. Ela explicou que tem feito pedido de informações e que as respostas são negadas ou respondidas de forma desrespeitosa. Citou um pedido feito em abril deste ano, de um extrato bancário sobre o pagamento das prestações dos 89 terrenos nos fundos do bairro Viver Melhor, e que a resposta foi que se precisa de mais prazo. “Hoje em dia isso se consegue pelo celular um extrato”, disse. Também citou informação que município teria direito para a área de Cultura, de cerca de R$ 90 mil da lei federal Paulo Gustavo, quando, segundo ela, foi lhe dito que citasse a conta que este dinheiro estava depositado. “Isso é um desrespeito, estão invertendo os papeis e impedindo o meu trabalho como vereadora”, se queixou.

ATAÍDES DA SILVA (PT) – Respondendo ao vereador Danilo Gonçalves (PT), disse que as estradas rurais tem tido atenção com encascalhamento. Que há trechos que precisam ser atacados, porém são pontuais. Disse que era importante fazer uma comissão para averiguar o estado das estradas, pois senão fica parecendo que ele está mentindo.

FABIANO AQUERE (sem partido) – Assinalou que o caso da merenda na escola Seival foi isolado, lembrando que foi estudante do educandário e que não vai aceitar o seu fechamento. O vereador salienta que vai lutar, sabendo das dificuldades, para que a escola seja municipalizada, voltando a ter a qualidade de antigamente. Disse que não quer ver os alunos sendo transportados para a escola Santa Izabel, apesar de saber da qualidade do ensino de lá. Por fim informou que as estradas do Seival receberão atenção do governo.

HULDA ALVES (MDB) – Parabenizou o CTG Luiz Chirivino pela organização do 7º Rodeio Artístico no fim de semana.

Obs: As demais manifestações foram aproveitadas em reportagem específica sobre a Usina de Candiota (Fase C), publicada nesta edição.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook