Por dentro dos Legislativos – Candiota

CANDIOTA

*A vereadora Luana Vais (PT), disse que ficou contente ao ver que o município recebeu o valor da compensação ambiental para o parque Maria Anunciação Gomes de Godoy através da UTE Pampa Sul, fazendo referência ao trabalho da gestão anterior, através da ex-secretária do Meio Ambiente Cristiane Cechini, e de toda a equipe pelo empenho. A vereadora relatou ter sido procurada por meninas que estão locando transporte para estudar fora do município, citando saber que sempre é uma função, ser necessário se reorganizar para buscar as melhores alternativas. Luana falou que se soma na luta dos estudantes.
*O vereador Guilherme Barão (PDT), falou lembrou que pela primeira vez na história, a Defensoria Pública do Estado foi até o município prestar um trabalho com foco nos moradores. O vereador parabenizou a ação da administração e da própria Defensoria que estão contemplando e ajudando os moradores. Barão também se referiu a compensação ambiental do parque Maria Anunciação Gomes de Godoy, e ao trabalho da ex-secretária Cristiane Cechini. O vereador disse ter certeza que essa compensação vem em boa hora, que o governo está de parabéns e que o melhor seja feito na área com o valor recebido. Barão destacou que o trabalho não foi feito por apenas uma mão, e sim por várias, e que é preciso dar valor a todo o trabalho prestado. Ao finalizar, falou na votação do projeto do Imposto Sobre Serviços (ISS), e disse que é bom para dar o fôlego que o governo precisa.
*O vereador Ataídes da Silva (PT), citou a equipe da Defensoria Pública que deu assistência aos moradores das Vilas Residencial e Operária e parabenizou o prefeito e vereadores. O vereador enfatizou que os moradores merecem todos os apoios possíveis, pois estão preservando as casas que poderiam estar caídas por conta do tempo.
*A vereadora Hulda Alves (MDB), falou sobre a Associação dos Estudantes de Candiota (Aescan), dizendo que os alunos estão sem transporte para se deslocar para estudar e que as aulas presenciais em alguns pólos universitários e técnicos já começaram presencialmente. Hulda lembrou que existe uma associação e um convênio com o Executivo, que é preciso acompanhar passo a passo a situação para que os alunos usufruam do benefício, visto ser muito caro para os alunos pagarem sozinho. Ela citou o almoço no CTG Candeeiro do Pago a convite do secretário de Educação Michél Feijó, aonde acompanharam a reitoria da Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão (SATC), que estava visitando o município para conhecer as futuras instalações do Polo Educacional na cidade.
*O vereador Marcelo Gregório (PSDB), falou que é do tempo em que os alunos tinham que cursar o técnico fora de Candiota e a referência era a antiga Escola Técnica Federal de Pelotas (Tecpel). Ele relembrou que as aulas eram durante manhã e tarde, e que saíam para estudar fora como muitos ainda saem atualmente e vão para Bagé. O vereador falou sobre a SATC e a sinalização da Seival Sul Mineração para proporcionar estágios para os alunos. Gregório destacou que são cursos que trabalham com as riquezas do município, pois tem a mineração e a eletromecânica que é um campo de trabalho que se abre imediatamente para os formandos. *O vereador e presidente da Câmara Gildo Feijó (MDB), citou a presença do pessoal da Fundação Maria Anunciação Gomes de Godoy e afirmou que a equipe fará o curso de qualificação com o apoio da Câmara. Gildo lembrou da lei que foi proponente de auxílio aos estudantes. O vereador disse ser preciso saber onde o dinheiro está sendo aplicado e se o Executivo está cumprindo a lei. Também mencionou ter acompanhado o deputado Zanchin, que é o relator do projeto do deputado Fernando Marrone que tenta proibir ou inibir novas licenças ambientais para mineração.
*O vereador Léo Lopes (PTB), também falou na Aescan, destacando ser uma antiga instituição do município que já formou centenas de estudantes de Candiota. O vereador mostrou preocupação por saber que estudantes dividem de maneira particular uma van para que possam estudar. Disse que existe uma discussão da importância do estudo da educação, e da Associação nesse momento que o município historicamente não tem como ofertar vagas de ensino técnico, superior e outros. Léo frisou que a chegada da SATC em Candiota é motivo de felicidade e quanto a Aescan, lembrou já ter utilizado e transporte e na época haver discussão dentro do ônibus sobre o valor defasado e isso não ser do atual governo

Comentários do Facebook