Por dentro dos Legislativos – Candiota

CANDIOTA

*A vereadora Luana Vais (PT), agradeceu mais uma vez por ter sido eleita como melhor do ano e reafirmou o compromisso com todos os trabalhadores e trabalhadoras. Citou a agenda que realizou na Seduc em Porto Alegre, juntamente com a professora da escola Oito de Agosto, Sandra Müller e com a coordenadora pedagógica do município, Cristiane Fernandes, acompanhadas da deputada Sofia Cavedon (PT) sobre a falta de transporte para os alunos da rede estadual e pediu ajuda para pressionar o governo do estado referente a locomoção. Finalizou, dizendo que não é dever do município, mas que os alunos são munícipes e merecem transporte. Mostrou um audiovisual referente a poeira nas estradas, enfatizando que isso é uma questão de saúde. Também, falou com o secretário de Saúde Fabrício Moraes, que não estava conseguindo contato com a empresa que transporta lenha, que é uma das maiores causadoras nessa questão, pedindo um caminhão pipa para realizar a umectação.

*O vereador Guilherme Barão (PDT), falou sobre o aumento dos casos de Covid-19 no município, ressaltando que há festas e eventos, além do aumento considerável de casos ativos. Disse que o governo municipal precisar tomar alguma atitude referente ao assunto. Citou a questão do Carvão Mineral, destacando o seminário realizado nesta sexta-feira (10), em Bagé, a partir das 9h. O vereador disse ainda, que Candiota surgiu da mineração e das usinas termoelétricas e que 80% das empresas sobrevivem da mineração, e que muitas famílias vivem disso também.

*A vereadora Hulda Alves (MDB), parabenizou a vereadora Luana Vais pelo título recebido. Também falou sobre o transporte escolar, citando o exemplo do menino que está indo a aula usando o seu cavalo para se locomover, e o vizinho que não está indo a aula por estar com sua família com Covid-19. Ressaltou que não é um momento pós pandêmico, e sim, pandêmico. Disse que tem certeza que o prefeito Folador, irá fazer de tudo para conseguir o transporte para os alunos, mas que é preciso haver racionalidade e entender que o ano letivo está terminando e que no ano que vem todos os vereadores irão lutar por essa causa. Mas que agora não é o momento de colocar um transporte para trabalhar uma semana. Parabenizou o secretário de Saúde, por ter sido agraciado nos Melhores do Ano e que o trabalho realizado está impecável. Por fim, falou sobre a inauguração do Posto de Atendimento do IPE, em Candiota.

*O vereador Marcelo Gregório (PSDB), sugeriu criar uma comissão entre os vereadores para atender a pauta da vereadora Luana Vais. Falou sobre a Semana do Bebê que irá ser finalizada na próxima segunda-feira (13), e que trouxe diversas palestras e atividades relacionadas ao tema. Falou da viagem que fez na semana anterior com o prefeito Folador, e vice-prefeito Paulinho Brum em Florianópolis na sede da CTG Eletrosul, com pautas relacionadas ao município, e também, sobre a comercialização de cinza. Enalteceu o trabalho da procuradora jurídica Nathiane Vaz, que fez um documento aonde o município quer autonomia para manusear e dar o devido destino ao resíduo que se transforma ao chegar na cava da mina, mas que pode se transformar em matéria prima.

*O vereador Diego Lima (MDB), falou sobre um grande passo dado, a assinatura do termo de convênio de R$ 500 mil que a empresa Seival Sul Mineração (SSM), repassou para a prefeitura para a realização do projeto de Reforma e Moradia no bairro Seival. O vereador disse que essa foi uma bela conquista para a comunidade, e que irá ajudar muito a partir do ano que vem. Agradeceu o secretário Valdenir por ter atendido a demanda de patrolamento e colocação de material nas ruas da localidade. Parabenizou a vereadora Luana, dizendo que representou muito bem com o título, e também, ao secretário de Saúde Fabrício Moraes.

*O vereador Danilo Gonçalves (PT), falou sobre o transporte dos estudantes do interior, destacando que o convênio acabou e não foi renovado justamente quando mais precisam. Gonçalves disse que não importa se restam 10 ou 20 dias, esse é o direito dos alunos. Destacou que se eles não comparecem na escola, são penalizados e que desta maneira os vereadores e o Executivo devem se sensibilizar. Referente a poeira, o vereador disse que mora perto e que realmente a situação é complicada, pois é a saúde das pessoas, e relembrou que a outra empresa tinha um caminhão molhando a estrada, e que é preciso resolver.

*O vereador Ataídes da Silva (PT), falou que certamente muitas pessoas estão passando pelo COE, e que o Covid-19 está tomando conta. Disse que é preciso tomar alguma providência, e que as festas que estão liberadas precisam ser controladas. Disse também que o secretário de Obras está correndo atrás de melhorias para a estrada que é passagem dos caminhões de lenha. Além disso, o vereador disse que várias madeiras caíram do caminhão, e que isso é perigoso. Ressaltou que se nada for resolvido, irá se unir com os moradores e fechar a estrada, deixando somente pessoas com necessidade passar. Destacou a alta velocidade, e disse que é preciso resolver. Parabenizou a vereadora Luana e o secretário de Saúde dizendo que é muito bom ter o trabalho reconhecido.

Comentários do Facebook