POLÍTICA

Por dentro dos Legislativos – Hulha Negra

*O vereador Hugo Teixeira (PT), falou sobre a situação das estradas, destacando o Passo do Salso que está com o trajeto interditado. Disse que a produção não para, e incluiu lembrando que a saúde do município de Candiota que também passa por ali. Afirmou que quando o PT estava no comando da presidência, a cidade sempre tinha recursos, mas que agora não tem um centavo para a manutenção das estradas e tudo está ficando a cargo do prefeito. Falou que os recursos conquistados pelos deputados federais estão salvando o município no momento, com o apoio dos vereadores que correm atrás.

*O vereador Getúlio Porto (PDT), falou sobre a implantação do Chamar 192 Samu, destacando que o projeto é bom. Pediu para que o posto de saúde permaneça funcionando após as 17h, para sanar qualquer necessidade que a comunidade tenha. Disse que o Samu pode permanecer, mas também é preciso um local de atendimento para a população. Também falou sobre as estradas, e concordou com as palavras ditas pelo vereador Hugo, dizendo que o município até pode ter verba para ajustar estes problemas, mas acaba ficando apertado. Disse que o período chuvoso está atrapalhando, pois fica difícil realizar a revitalização. Agradeceu o deputado Pompeo de Matos, pelos recursos aplicados no município convidando a comunidade para um encontro neste domingo (31).

*O vereador Volnei Manfron (PT), reforçou que nenhum dos vereadores é contra o Chamar 192 Samu, e relembrou que todos assinaram o requerimento para a volta do atendimento após às 17h, incluindo os finais de semana. Enfatizou que o Samu é importante para complementar, mas que é preciso ter um atendimento do hospital. Disse que o problema das estradas não existe só agora por conta da chuva, afirmando que neste período só piorou. Disse que os produtores não estão conseguindo se locomover, e disse saber que o parque de máquinas da Prefeitura é pequeno. Falou que os recursos que o governo estadual tinha foram jogados para depois das eleições e que isso é um desrespeito com a população. Afirmou que é preciso colocar em prática o projeto Caminhos da Produção, o que até agora não aconteceu.

*O vereador Ronaldo Pereira (Progressistas), disse que se comoveu com uma senhora que estava na estrada da Trigolândia na hora da chuva, tapando valeta de um lado e abrindo de outro para que a água não entrasse em sua casa. Disse que há muitos requerimentos, e que talvez seja por isso a demora para as respostas. Falou que anda muito pelo município e que não consegue enxergar nenhum desenvolvimento. Destacou que um engenheiro faz falta na cidade, e também um secretário de Obras que seja presente, pois não adianta só colocar material nas estradas. Afirmou que já chamou o prefeito duas vezes para comparecer na Câmara e explicar o motivo do hospital não permanecer aberto, e que até hoje ele não foi. Destacou que irá continuar pedindo esta explicação, incluindo o secretário de Saúde. Explicou que muito morador não tem condições de locomoção para um posto melhor, e que a equipe do Samu quando acionada, diz que só irá atender em caso de muita urgência. Falou que não existe horário para o prefeito atender, dizendo que é a qualquer hora. Afirmou que não irá mentir junto com ele, e que se colocou o nome para concorrer para prefeito, tem que comparecer. Finalizou dizendo que se o prefeito é incompetente, é melhor deixar o vice assumir.

*A vereadora e presidente da Câmara Tanira Martins (PTB), falou sobre a pré-jornada da Conferência Estadual de Cultura, que aconteceu em Santana do Livramento. Agradeceu a recepção de todos, e também falou sobre a palestra cultural no município de Candiota.

*O vereador Diego Rodrigues (Progressistas), disse que além de já ter chamado o prefeito para explicar a situação do hospital, também convocou a coordenadora da Saúde para comparecer. Afirmou que muitos vereadores se reuniram com o prefeito em uma reunião privativa para que essa explicação não acontecesse. Relembrou que foi informado por uma pessoa que estava passando na rua e comentou sobre a reunião, e que quando entrou no local os vereadores disseram que ele não estava convidado para participar. Falou sobre a agenda em Porto Alegre, referente à subestação de energia da Coopersul juntamente com o vereador Jorge. Explicou que a subestação visa diminuir o preço da energia elétrica, pois não será mais preciso comprar energia da Equatorial. Falou sobre a agenda juntamente com o prefeito Renato Machado, na Secretaria de Agricultura. Também falou sobre a reunião na Casa Civil, onde conseguiram destrancar o valor para concluir a ponte do rio Jaguarão. Lamentou a perseguição de trabalho que há na Câmara, falando que uma viagem sua para Brasília foi barrada pelos demais vereadores. Afirmou que a política é para os fortes, e disse que não é um caça diárias, pois leva muitos resultados para o município.

*O vereador Luiz Gustavo (Progressistas), falou que houve diversos impasses referente ao hospital, e afirmou que já houve reunião com o prefeito pedindo um atendimento especial por um carro e uma enfermeira no hospital, para ficar a disposição da população. Falou que há muitas pessoas com dificuldade e que não são atendidos, e que em Bagé é preciso mentir o endereço para receber atendimento.

*O vereador Jorge Coelho (PDT), falou sobre o tempo chuvoso que está atrapalhando a revitalização das estradas. Falou sobre o atendimento do Samu, afirmando que sempre é contra e sempre será. Pediu atendimento no hospital, falando que é o que a população precisa.

Comentários do Facebook