POLÍTICA

Por dentro dos Legislativos – Pinheiro Machado

Resumo dos pronunciamentos feitos na tribuna durante sessão ordinária do dia 2 de agosto de 2022

FABRÍCIO ALVES (PSB) – O vereador pediu atenção dos demais colegas para o projeto de lei, de autoria do Executivo, que trata da desafetação de uma área verde para fins de habitação popular. Ele assinalou que na área seria construída uma creche, logo abaixo da rodoviária. Fabrício destacou que o atual governo voltou a atuar na questão da habitação, sendo que, segundo ele, há muito que isso não tinha prioridade em Pinheiro Machado. O parlamentar disse que o projeto das casas para o local foi apresentado pelo Executivo aos vereadores e as casas são de padrão elevado. Em outro assunto, Fabrício chamou a atenção para o volume de chuvas, que historicamente em Pinheiro, conforme o Climatempo, é de 200mm no mês de julho, sendo que nas medições informais deram mais de 350mm. Para o socialista essa situação tem dificultado a manutenção das estradas do interior, porém ele destacou que havia muito tempo que as três patrolas da Prefeitura não atuavam como está acontecendo agora. Para finalizar, elogiou os projetos de pavimentação e a renovação da frota escolar, além de falar das dificuldades na iluminação pública, que já recebe atenção, segundo ele.

CÁSSIO GARCIA (Progressistas) – Durante a sessão, o projeto de lei nº 59, de autoria do vereador, foi aprovado por unanimidade, instituindo no município o Programa Farmácia Solidária, que consiste na possibilidade legal das pessoas da comunidade poderem doar remédios dentro da validade, que possuem em casa e não mais estão utilizando. A aprovação foi comemorada por Cássio. “Muitas vezes as pessoas precisam escolher entre comer e comprar remédio. O projeto, elaborado em conjunto com a farmacêutica responsável pela Farmácia Básica, Carla Trassante, vai possibilitar que as pessoas possam acessar medicamentos, na maioria das vezes caros, totalmente de graça. Vereadores de outros municípios já estão me pedindo cópia do projeto”, assinalou. Em outro assunto, disse que estava faceiro em ver engenheiros, numa parceria com outros municípios, fazendo o levantamento dos locais onde ocorrem alagamentos na cidade, para que sejam projetadas soluções.

ELIZETE BALDEZ (Progressistas) – A vereadora pontuou que sempre ao longo do tempo tem se pedido providências, inclusive pela atual Legislatura, para melhorar os trevos de Pinheiro Machado, mas até hoje nunca foram atendidos. Elizete parabenizou o vereador Cássio pelo projeto da Farmácia Solidária. Ela também se referiu ao Agosto Lilás e a luta contra a violência contra a mulher. A parlamentar pediu ao Executivo que quando houver a renovação da frota escolar de ônibus, que um dos ônibus velhos seja destinado para a uma associação das comunidades dos assentamentos, que possuem muita dificuldade em se deslocar até a cidade, pois a grande maioria não possui carro próprio, dependendo de caronas ou pagar altos valores para um particular fazer o transporte. Também pediu ao Executivo para que instale bueiros na rua Mário Simões Lopes, em função dos alagamentos. Por fim, ela agradeceu a Prefeitura por atender a população dos assentamentos em alguns pontos das estradas.

VILSINHO JORGE (Progressistas) – O vereador parabenizou a Prefeitura pelo evento ocorrido no fim de semana. Também agradeceu ao ex-secretário de Saúde, Tiago Garcia, bem como desejou sucesso ao novo, Diego Moreira. Ele também se referiu a morte trágica da professora Eloá no trevo da cidade, afirmando que ela era uma pessoa excelente. Por fim, pediu para que o Executivo pague 100% e não 50% sobre as horas extras do funcionalismo municipal aos domingos e feriados.

PROFESSORA MAGDA (PDT) – A vereadora usou seu espaço para se referir a apresentação, de sua autoria, em parceria com o funcionário da Casa, Gabriel Garcia, de um decreto legislativo, que busca instituir o Troféu Paixão Côrtes aos piquetes tradicionalistas durante o desfile farroupilha. A proposta prevê troféus para o 1º, 2º e 3º lugares para PTGs com tema e para o 1º lugar sem tema. Segundo a parlamentar, a Câmara já tinha uma premiação, porém ela percebeu, juntamente com os demais, quando foi jurada a convite da própria Câmara e quando não era vereadora, de que era preciso aperfeiçoar e ampliar, inclusive para uma melhor avaliação. O nome Paixão Côrtes foi escolhido para homenagear o folclorista, compositor, cantor, radialista e pesquisador rio-grandense, falecido em 2018 e que foi um dos principais responsáveis pela instituição da Semana Farroupilha, com a iniciativa de pegar ma centelha da pira da Pátria na Semana da Pátria e transformá-la na Chama Crioula, dentro do Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, lá no longínquo ano de1947. Em outro assunto, Magda frisou a convenção estadual do PDT, em que ela e correligionários de Pinheiro Machado se fizeram presentes, quando legitimaram Vieira da Cunha como candidato a governador, tendo a presença também do candidato a presidente pelo partido, Ciro Gomes. Ainda parabenizou a vereadora Laura pelo Agosto Lilás e o vereador Cássio pela Farmácia Solidária. Por fim falou da professora Eloá, que foi sua colega e faleceu no acidente recente no trevo da cidade. Lembrou que ela era uma pessoa sempre de bem com a vida, tendo certeza que ela cumpriu sua missão por aqui. Ainda, a vereadora lembrou que do ano passado para cá foram duas as mortes nos trevos locais.

FÁBIO DIAS (PSDB) – O vereador pediu ao Executivo que coloque lombadas nas imediações da escola Pinheirinho, dizendo que conversou e foi recebido pela diretora Andressa Azambuja. Também pediu uma faixa de pedestres na rua Barão do Rio Branco. Ele justifica as solicitações, dizendo que alguns veículos imprimem alta velocidade e nesses locais há trânsito das crianças. Disse que fica triste com os alagamentos na avenida Mário Simões Lopes e que há muitos anos acontecem, afirmando que foi visitar as famílias na última enxurrada, encontrando um cenário desolador, com pertences das pessoas boiando. Afirmou ter se surpreendido positivamente com a presença do prefeito e do vice também na localidade, quando se comprometeram a realizar obras para resolver o problema. Também agradeceu ao ex-secretário Tiago Garcia e desejou boas-vindas ao novo. Para finalizar, pediu que o prefeito olhe com carinho uma proposta sua e mande para a Câmara em forma de projeto de lei, que institui o Banco Municipal de Próteses e Órteses, afirmando que se sente frustrado como fisioterapeuta do município que é, não podendo ajudar muitas vezes quando as pessoas precisam de uma muleta, por exemplo.

RENATO RODRIGUES (PSDB) – O vereador pediu o conserto dos brinquedos, aparelhos e a abertura do banheiro público em tempo integral da Pracinha de Esportes. Ele disse que foi cobrado pela comunidade quando esteve no local recentemente, afirmando que atender a esses pedidos tem custo quase zero para o município. Classificou como absurdo o município pagar 50% e não 100% nas horas extras do funcionalismo aos domingos e feriados, alertando que isso pode gerar uma demanda judicial trabalhista para o município. Para encerrar, agradeceu a empresa Planalto Transportes por atender um pedido dele e do vereador Fábio para o retorno duas vezes por semana, da linha que sai de Pelotas até Bagé, passando por Pinheiro Machado às 7h30 da manhã.

Obs.: Os pronunciamentos dos vereadores Laura Ratto (MDB), Éliton Rodrigues (MDB) e parte da fala de Cássio Garcia, foram utilizados em reportagens e por isso não constam nessa sessão.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook