Por dentro dos Legislativos – Pinheiro Machado

Resumo dos pronunciamentos durante sessão ordinária do dia 27 de setembro de 2022.

FÁBIO DIAS (PSDB) – Pediu providência para o desentupimento dos bueiros e caixas coletores na rua José Valentim Teixeira, na zona norte da cidade. Disse que isso tem causado muitos transtornos aos moradores. Elogiou o avanço na iluminação pública e pediu atenção do Executivo para com a sinalização de trânsito nos bairros.

ÉLITON RODRIGUES (MDB) – O vereador pediu e foi respeitado um minuto de silêncio em memória ao ex-vereador João Carlos Ribeiro (Carlinhos) e ao médico José Cláudio Goulart, falecidos recentemente e que eram muito conhecidos na cidade. Agradeceu a empresa CMPC, ao qual ofereceu uma Moção de Aplausos, pela doação de recursos para construção de um poço artesiano na escola rural São João Batista. Disse que a companhia pretende investir na plantação de mais 15 mil hectares de florestas no município, numa meta de expansão.

CÁSSIO GARCIA (PROGRESSISTAS) – Fez referência também as perdas do ex-vereador João Carlos Ribeiro (Carlinhos) e ao médico José Cláudio Goulart, bem como, de uma pessoa muito querida por ele, Hamilton Lucas. Assinalando que há um estudo de que as pessoas, especialmente os jovens, estão perdendo as habilidades com os computadores tradicionais, pois hoje praticamente tudo é feito pelo celular, parabenizou a Prefeitura por realizar um curso de Informática, dizendo que há demanda nas empresas. Se reportou sobre a intenção da municipalidade em ampliar o Cemitério Municipal, atendendo um pedido seu. Segundo ele, da forma que está o Cemitério, há espaço para apenas 90 gavetas e isso pelas estatísticas é suficiente para menos de um ano. Também a Prefeitura vai reformar a Capela. Por fim, pediu uma eleição democrática e pacífica e que se respeite o resultado das urnas.

ELIZETE BALDEZ (PROGRESSISTAS) – A vereadora lembrou que dois projetos de poços artesianos para duas escolas foram protocolados no programa Avançar RS, porém apenas um foi contemplado. Segundo ela, como a CMPC doou os recursos para construção do poço na escola São João Batista, o do Avançar ficará para a escola de Torrinhas. A vereadora agradeceu e parabenizou a CMPC pela iniciativa, já água é algo fundamental para o funcionamento de uma escola. Lamentou a morte do médico José Cláudio Goulart. Pediu para que a Prefeitura anistie as dívidas das pessoas que adquiriram terrenos no loteamento Bem Viver. Ela desejou sorte a todos nas eleições de domingo (2).

VILSINHO (PROGRESSISTAS) – Igualmente lamentou as mortes do ex-vereador João Carlos Ribeiro (Carlinhos), médico José Cláudio Goulart, com quem trabalhou, e de Hamilton Lucas. Se referiu a iluminação de LED que está sendo colocada na rua Sete de Setembro, que também, segundo ele, receberá pavimento. Desejou uma ótima eleição e que vença o melhor.

MAGDA AFONSO (PDT) – Pediu um levantamento urgente por parte da Prefeitura dos locais na cidade em que estão com o pavimento avariado e com sinalizações diversas, que vão desde cavaletes até galhos de árvores. Há afundamento da pavimentação, esgotos estourados e buracos. Segundo a parlamentar, há muito perigo nesses lugares, como é o caso da esquina entre as ruas Riachuelo e Catulino Dutra, especialmente à noite, já que se soma a falta de iluminação pública. Ela mencionou a moção de aplausos de sua autoria para o patrão e vice-patrão do CCTG Lila Alves, que mesmo com pouco tempo e depois da parada da pandemia, conseguiram organizar a Semana Farroupilha e o desfile. Também lamentou as mortes do ex-vereador João Carlos Ribeiro (Carlinhos), seu colega de partido, do médico José Cláudio Goulart e de Hamilton Lucas. Pediu que as eleições de domingo transcorram dentro da normalidade e que se respeita a vontade da maioria.

RENATO RODRIGUES (PSDB) – O vereador denunciou e pediu providência para o Executivo a respeito de um lixão a céu aberto, localizada na zona norte da cidade e quem tem início na rua Dario Souza. Ele mostrou fotografias do local no telão da Câmara, comprovando que o local virou depósito e que, segundo ele, não recebe limpeza e fiscalização.

Obs.: A vereadora e presidente da Câmara, Laura Ratto (MDB) não usou o seu espaço.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook