HOMENAGEM

Por proposição de Mainardi, Lindonor Peruzzo recebe medalha da Assembleia Legislativa

Lindonor Peruzzo é um dos grandes empresários gaúchos do ramo supermercadista Foto: Adilson Roccini/Especial TP

Nesta quinta-feira (7), às 19h, na Câmara de Vereadores e Vereadoras de Bagé, o empresário Lindonor Peruzzo receberá a medalha da 56ª Legislatura, da Assembleia Legislativa do RS. A proposição é do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT). A cerimônia contará com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito (Progressistas), além de empresários de todo o RS, familiares e amigos.

“Lindonor é um dos principais empresários da história da nossa cidade. Acredito ser uma homenagem mais que merecida para quem optou por empreender na nossa terra e ajudar Bagé a crescer e se desenvolver economicamente e na geração de empregos”, afirmou Mainardi.

QUEM É LINDONOR

Lindonor Peruzzo nasceu em Nova Prata no dia 6 de dezembro de 1956. Filho de Adolvino Pasqual Peruzzo e Maria Fosati Peruzzo. Trabalhou na roça no interior de Vacaria onde seus pais moravam. Quando pequeno sugeriu aos pais que gostaria de ir pra cidade pra poder estudar e ter uma vida melhor do que a vida do campo. Naquela época, com pouca estrutura, a família tinha 8 filhos. Lindonor é o mais velho, e assim aconteceu. Seu pai abriu uma mercearia em Vacaria e levou a família para a cidade. Lindonor ajudava na empresa familiar mas também saía pra vender picolé na sua carrocinha e também vendia pastel em dias de eventos na cidade.

Ao sair da adolescência, fez concurso para o Banco do Brasil e acabou não passando, e logo depois ingressou no até então Banco Sul-brasileiro. Ao surgir uma oportunidade, se candidatou para ir a Porto Alegre para trabalhar como auditor. Surgiu a oportunidade em uma de suas auditorias para ir trabalhar em Bagé, no ano de 1981. Ele foi para a Rainha da Fronteira para ser gerente de crédito rural. Nessa passagem foi onde fez muitas amizades que cultiva até hoje. Seu segundo filho, Éder, nasceu em Bagé um ano depois. Logo foi promovido a gerente em Lavras do Sul, ficando um ano e depois indo até a cidade de Catuípe. O banco passou por reestruturação e trocou o nome para Banco Meridional. Lindonor foi novamente transferido pra Faxinal do Soturno, onde ficou pouco mais de duas semanas e recebeu uma proposta pra trabalhar na CICADE, onde na época era uma cooperativa de carnes muito conhecida pela sua qualidade e por produzir carne bovina do tipo exportação.

Por mais de 8 anos foi o diretor administrativo da CICADE e foi então que resolveu empreender abrindo a sua primeira padaria, a Padaria Italiana. Em 1992 tinha a única padaria que abria aos domingos e feriados, junto com seus sócios (um irmão e 3 cunhados), na época fizeram sucesso e um ano depois adquiriu a Padaria Moderna. Principal padaria da cidade, foi um sucesso desde o início. Em 1994 abriu o primeiro supermercado Peruzzo, na Avenida Bento Gonçalves. Teve um restaurante em 1993 em sociedade com um primo de sua esposa, porém fechou um ano depois.

Foi dono da Fronteira Distribuidora de Bebidas da Coca-Cola, que por muitos anos foi destaque de vendas no município e região. Em 2011, a vendeu para a Coca-Cola. Em 2006 adquiriu uma rede de postos de combustíveis chegando a 8 filiais, a qual foi vendida em 2011.

Empreendedor, pai, avô, exemplo de trabalho, dedicação e foco no negócio. Com uma visão ímpar, esse é Lindonor Peruzzo, hoje com mais de 2,8 mil colaboradores, chegando a 25 filiais presentes em 12 cidades do Estado com as marcas Peruzzo Supermercados e Ecomix Atacarejo.

Comentários do Facebook