CAVALO CRIOULO

Potranca de Uruguaiana é uma das aprovadas no Passaporte de Pedras Altas para a Expointer 2025

Basca Ilusion foi a grande campeã e melhor exemplar da raça Foto: Felipe Ulbrich/Especial TP

Aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro, no Castelo de Pedras Altas, a primeira Exposição Morfológica Passaporte do Cavalo Crioulo para a Expointer de 2025. Cerca de 50 animais foram avaliados no evento, que teve como jurados Vinicius Freitas e Fernando Tavares. A organização acredita que mais de 300 pessoas passaram pelo local durante os dois dias de atividades.

O presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Pedras Altas (NCCCPA), Victor Piegas, avaliou o evento positivamente e informou que dos 50 animais inscritos, 40 foram do Passaporte e 10 da categoria incentivo. “As impressões que nos passaram foram as melhores, o evento transcorreu tranquilamente e com o ambiente descontraído e acolhedor”, disse ele, afirmando que todas as pessoas gostaram, tanto do local quanto dos animais apresentados.

A exposição é oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), realizada pelo NCCCPA juntamente com o Castelo de Pedras Altas. As exposições são liberadas pela ABCCC em algumas cidades, classificando os quatro primeiros animais diretamente para a Expointer do ano que vem. Além de Pedras Altas, as cidades de Santa Maria, Santa Vitória, Pelotas, Uruguaiana e Bagé participaram do evento, que foi aberto ao público e contou com praça de alimentação.

 

VENCEDORES

Na categoria de fêmeas, a grande campeã e melhor exemplar da raça é da cidade de Uruguaiana, a potranca Basca Ilusion. Ela tem como criadora e expositora, Mariana Franco Tellechea e filhos. O seu estabelecimento é a Cabanha Basca, de Uruguaiana, e o seu cabanheiro é Fabio Amaral.

Ainda na categoria fêmea, quem foi campeã como potranca maior e reservada, foi a Santa Alice Aguerrida de Rosário do Sul. Ela tem como criador e expositor, Marcelo Bomfiglio Marçal, tendo como estabelecimento a Estância Santa Alice, e cabanheiro Jorge Filho.

Já na categoria de machos, El Picazo Cahuel foi o campeão como cavalo adulto e reservado. Ele tem como criador, Julio Cesar Trevisan, e expositor Volnei Pereira Gomes. Seu estabelecimento é a Cabanha VT Morro Azul, e o cabanheiro é Humberto Machado.

Como campeão potranco menor, quem levou o título foi o Taragüi Apache da Cabanha Taragüi de Pelotas. Ele tem como criadores, Érico e Sérgio Russo, e como cabanheiro Gustavo Martins.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook