Com temperaturas acima dos 30 graus Celsius, o local se torna uma alternativa à população regional. Prefeitura irá fazer reformas no local

Prainha ficou lotada no fim de semana Foto: J. André TP
O fim de semana de calor intenso, com temperaturas na região ultrapassando a casa dos 30 graus Celsius sensação térmica chegando a 40 graus, fez com que as pessoas buscassem locais para se refrescar e espantar um pouco o calorão.
Um desses locais foi a Prainha de Candiota, que recebeu no fim de semana mais de mil banhistas de toda a região. Com um lago formado na década de 1970, com o represamento do arroio Candiota para o abastecimento da Usina de Candiota, a Prainha se torna endereço certo para quem procura lazer a baixo custo.

Baiano João contou já ter aprendido a fazer churrasco Foto: J. André TP
O lugar também é refúgio de lazer para os trabalhadores de outros estados e suas famílias, que estão atuando na construção da UTE Pampa Sul e também na parada da Fase C da Usina de Candiota. É o caso do baiano da cidade de Paulo Afonso, João Antônio de Jesus, 35 anos, que atua como montador de andaimes na UTE Pampa Sul e está em Candiota com a esposa e o filho há mais de um ano. João Antônio, que já aprendeu a fazer churrasco, disse que o local é uma boa opção. “É um ambiente agradável e calmo. Sempre que posso venho para cá”, disse, oferecendo um pedaço à nossa reportagem do saboroso churrasco, que havia feito para o almoço da família e amigos.
Guarda-vidas já atuam na prainha

Guarda-vidas Borba e Santos estão fazendo a prevenção de acidentes e orientando os frequentadores do local Foto: J. André TP
Teve início em todo o estado no dia 15 de dezembro de 2018, a Operação Verão. A abertura ocorreu em Capão da Canoa, onde foram apresentadas as ações desenvolvidas até o dia 10 de março com a participação de 30 órgãos estaduais.
Entre as novidades deste ano, está a aquisição de 15 motos aquáticas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) para auxiliar na prevenção de afogamentos e no socorro aos banhistas no mar. A corporação também adquiriu dez novos quadriciclos que se somarão aos outros dez utilizados no verão anterior para auxiliar em ocorrências por terra. O investimento total é de mais de R$ 1,3 milhão.
Além do litoral, diversos municípios do interior do estado recebem guarda-vidas para atuar nos balneários. O objetivo é evitar, principalmente, morte por afogamentos. Em Candiota, dois guarda-vidas já atuam na prainha desde o início da temporada, no período das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30.

Sargento Borba orienta banhista a utilizarem somente a área protegida pelos guarda-vidas Foto: J. André TP
Em entrevista ao TP, o sargento Marcelo Borba Pinto, que atua junto ao soldado Cristiano dos Santos Oliveira, relatou que até o momento nenhum acidente foi registrado no local. “Notamos algumas imprudências, como pessoas entrando na barragem fora da área de banho. Nestes casos e qualquer outro que possa trazer riscos, orientamos as pessoas, principalmente por a área delimitada com guarda-vidas estar compreendida até o muro que existe dentro da barragem, com água em altura adequada, ao contrário do restante da área que a profundidade pode chegar a 20 metros”, afirma o sargento, que contou também ao TP, que já existe junto a CGTEE, proprietária da área, uma solicitação para a elevação do nível da água da barragem e, consequentemente, o aumento da área de banho sob o cuidado dos guarda-vidas.
ORIENTAÇÕES – Juntamente com o tenente Alex Sander, que responde pelo Corpo de Bombeiros em Candiota, Borba traz alguma orientações aos banhistas: as pessoas devem procurar somente locais apropriados para banho, com placas indicativas e abrangidos por guarda-vidas; demais locais, somente com orientação de pessoas que conhecem a área; evitar ingerir bebida alcoólica ou alimentação em demasia antes de entrar na água; procurar entrar na água no horário de proteção dos guarda-vidas; crianças devem estar acompanhadas de adultos.
Prainha receberá melhorias na infraestrutura
Em Candiota, assim como em todo o Rio Grande do Sul, já está aberta a temporada de veraneio. A Prainha de Candiota é um local muito procurado pela comunidade e neste ano receberá melhorias por parte da Prefeitura. Antes de sair por um período de férias, o prefeito Adriano dos Santos, assinou a ordem de reforma do local, visando melhorias para os munícipes.
De acordo com o secretário de Turismo, Fabiano Aquere, que está à frente dessa ação, serão construídos três quiosques e três churrasqueiras. Além disso, os banheiros terão suas estruturas melhoradas, as passarelas serão reformadas e ainda serão trocados cinco postes de iluminação interna.
“Queremos dar a infraestrutura necessária para que nossos candiotenses possam usufruir da melhor forma do nosso balneário”, destacou o secretário que acrescentou ainda que a ideia é realizar atividades de entretenimento no local, de forma periódica durante o verão. “Assim que construirmos melhor a ideia, divulgaremos uma programação”, afirmou.

Área também é utilizada para a prática de esportes Foto: J. André TP
ÁREA – A Prefeitura de Candiota busca junto a CGTEE a cedência da área da prainha por 20 anos (renováveis por mais 20), ao invés de cinco como foi no último acordo. Com isso, o município possui garantia jurídica de fazer investimentos de maior vulto, caso contrário pode haver apontamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), no sentido de se colocar recursos públicos mais vultosos em área que não pertence ao município. A proposta está em análise no Departamento Jurídico da CGTEE.