RECONHECIMENTO

Prefeito Bebeto e médico Ruy Celso são homenageados no Legislativo pinheirense

A noite de terça-feira (21) foi de homenagens na Câmara de Pinheiro Machado. Em forma de Moção de Aplausos, o médico Ruy Celso Pereira Ratto e o prefeito de Pedras Altas, Luiz Alberto Soares Perdomo, o Bebeto, foram homenageados pela bancadas dos Progressistas, composta pelos vereadores Cássio Câmara, Elizete Baldez e Vilson Morais. A solenidade contou com a participação do secretário de Obras de Pinheiro Machado, Marcelo Matias, que compôs a mesa de autoridades ao lado da presidência.

Meco (D), junto a bancada dos Progressistas pinheirenses Foto: Laudelino Moura Jr./Especial TP

MÉDICO RUY CELSO – O reconhecimento ao médico Ruy Celso Pereira Ratto, de iniciativa da vereadora Elizete Baldez, se dá pela brilhante carreira na área da saúde e grande atuação em Pinheiro Machado.

Em suas palavras de agradecimento, Ruy Celso disse que o presente se encontrava com o passado, ao encontrar com o colega e ex-vereador Laudelino Cunha Junior, um dos importantes construtores da Lei Orgânica de Pinheiro Machado. O médico também disse se sentir bastante à vontade na Casa, visto por 12 anos ter ocupado uma cadeira quando Pedras Altas ainda não era emancipada.

Após uma explanação sobre a linha do tempo do surgimento das leis, Meco, se dirigindo a vereadora Elizete, agradeceu a homenagem, ressaltando que não falaria sobre ele próprio, mas sim daqueles que admirava. “Voltaire diz que todo homem é culpado pelo bem que não fez, então por maior bem que eu faça não farei todo o bem, sempre faltará alguma coisa; o apóstolo Paulo disse o escrito mais bonito do Novo Testamento, – ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine – o amor e a caridade estão acima de tudo”.

Na sequência, a vereadora Laura Ratto (MDB) agradeceu a homenagem feita ao seu tio Ruy Celso Ratto. “É mais que merecida, sou suspeita para falar, mas se trata de um ser humano que não veremos outro igual neste plano, enxergo como impossível por ser uma vida inteira de amor e doação ao próximo. É por ele que ocupo esta cadeira, pelos direitos das pessoas, dos animais, pessoas carentes e necessitadas sempre. Digo que ele saiu da política, mas a política não saiu dele. Foi com ele que aprendi todos os valores éticos e morais, sempre foi o maior incentivador, amigo, pai e avô da minha filha”.

O vereador Éliton Rodrigues (MDB) disse ser fácil, mas também difícil falar de um amigo. “Estou aqui me segurando para não chorar. Sou egresso da Secretaria de Saúde, depois de passar cinco anos. Foram muitas peleias, enfrentamos a maior crise financeira e agora a crise sanitária, e o ‘homem velho’ sempre junto, firme, do lado. Não tenho palavras doutor, muitas vezes o senhor me defendeu, aquilo que o senhor falava talvez eu não merecia. Desejo vida longa ao senhor, é um privilégio poder viver e conviver no tempo do senhor Meco, não teremos outro ser humano com desprendimento de bens materiais, onde não importa o carro, a roupa, a cor, mas se a pessoa precisa é o que importa pra ele, ele é um médico humanitário, obrigado por tudo que o senhor pode me transmitir”.

O vereador Cássio Câmara saudou a todos dizendo ficar difícil falar após uma aula de história do amigo ‘Mequinho’, uma das pessoas mais cultas que conhece em determinados assuntos e pela capacidade de agir com maestria. “A comunidade só pode te agradecer pela pessoa, ser humano que és, iluminado. Pessoas com carisma e a luz que tu tem são poucas, pois carisma já nasce de berço, não se adquire com a vida. Tu é iluminado pela bondade, carisma e por ser o médico comunitário que és, médico dos pobres. Vida longa meu amigo”.

A vereadora Elizete Baldez, ao fazer referência a homenagem ao Meco disse simplesmente amar ele como pessoa. “Fizemos essa Moção de Aplausos porque acho que devemos valorizar as pessoas em vida, quando estão junto com a gente, para que elas possam ver o reconhecimento desse trabalho. Como tu bem falaste em tua aula de história, se Paulo era amor, tu é o Ruy do amor de Pinheiro Machado, uma pessoa que não mede esforços para ajudar outra, tenha dinheiro ou não tenha, não importa onde e nem como. Hoje tu pode ver um pouco do carinho que a comunidade tem por ti”.

Vilson Morais também explanou sobre a homenagem ao médico. “O que falar do médico Ruy Celso, um ser especial que está todos os dias na Secretaria de Saúde, que para o café para atender quem pede uma receita, que o param na praça e ele atende. É a pessoa mais humanitária de Pinheiro Machado, sempre alegre, brincando com as pessoas”.

A vereadora Magda Afonso (PDT) disse ser uma missão difícil falar do médico Ruy Celso. “Um homem de muita cultura, mas acima de tudo com um coração gigante. Dizem que coração de mãe sempre cabe mais um, e o doutor Celso tem um coração de pai ou mãe, além de ser também um filósofo. A comunidade pinheirense lhe agradece de coração pelo que o senhor é, representa e representou a todas as pessoas”.

O vereador Renato Rodrigues (PSDB) parabenizou a bancada do Progressistas pela Moção de Aplauso ao querido médico. “Pessoa humilde, trabalhou todos esses anos sempre ajudando as pessoas que precisam. Lhe dou os parabéns doutor Ruy Celso, tenho certeza que Deus vai lhe dar muita saúde e anos de vida porque será recompensado pelo que fez por estas pessoas”.

Por fim, o vereador Fábio Dias (PSDB) saudou os homenageados e disse ver pessoas emotivas por ser difícil segurar a emoção em um momento de homenagem. “Estamos homenageando talvez a última lenda viva desse Rio Grande, um médico humanitário, um médico dos pobres. Como profissional de saúde já trabalhei em diversas instituições hospitalares e nunca tinha visto um médico como o Meco”.

Prefeito Bebeto (D), foi exaltado pela gestão feita em Pedras Altas Foto: Laudelino Moura Jr./Especial TP

PREFEITO BEBETO – Já o reconhecimento ao prefeito Bebeto Perdomo ocorreu pelos relevantes serviços prestados a região, principalmente pela batalha do asfaltamento da ERS-608, principal ligação dos municípios de Pinheiro Machado e Pedras Altas. O mérito ocorreu através de uma proposição do vereador Cássio Câmara.

Em seu discurso, Bebeto Perdomo disse estar emocionado pela homenagem. “Para muitos pode ser uma simples homenagem, mas pra mim, tem um significado muito grande, porque tive oportunidade por 16 anos de ser vereador em quatro legislaturas, saber o significado do trabalho do parlamento, um trabalho árduo, muitas vezes de assistência social, realidade dos nossos municípios. Parabenizo os vereadores de Pinheiro Machado, município mãe de Pedras Altas, por esta homenagem. Obrigado Cássio e te agradecendo agradeço todos os vereadores que de forma unânime aprovaram a Moção. Isso é fruto do momento vivido por Pinheiro Machado, muito embora as divergências partidárias que existem e elas tem que existir, mas hoje acompanhamos o trabalho”, agradecendo também os funcionários da Casa, pelo trabalho no Legislativo. O gestor concluiu lembrando que a emoção toma conta em um momento como o vivido por ele. Bebeto ainda fez agradecimento ao município de Herval pelo período em que foi vereador e vice-prefeito, além do acolhimento da comunidade de Pedras Altas. “Essa Moção de Aplauso muito me toca e sensibiliza. Hoje estamos vivendo um momento de muita apreensão, pois muitos tivemos que nos reinventar com a pandemia. Agora vivemos um novo momento com o avanço da vacinação, temos que nos reinventar, reorganizar de novo, com calma e equilíbrio para voltar a vida normal. Agradeço a homenagem a sociedade pedrasaltense, aos meus colegas secretários municipais, responsáveis pela implantação das políticas públicas de governo na nossa Pedras Altas, não só na área urbana, mas também na área rural, pois 70% da população mora na área rural e precisa de ações para melhorar a qualidade de vida. Temos trabalhado incansavelmente para melhorar essa qualidade de vida das pessoas e para isso também agradeço o trabalho dos funcionários públicos municipais”, manifestou.

Ao fazer uso da palavra, a vereadora Laura Ratto parabenizou Bebeto Perdomo pelas ações. “Ele é fantástico, durante a campanha do atual prefeito Ronaldo ele participou, andou na camionete junto, de porta em porta. Te agradeço novamente pela disponibilidade, toda vez que precisamos de alguma coisa tu estás sempre disponível para ajudar Pinheiro Machado”.

O vereador Éliton Rodrigues (MDB) se referiu ao prefeito Bebeto como uma liderança. “É muito prazeroso estar em sua companhia prefeito, pois aprendemos muito. Hoje temos a grata felicidade de termos uma liderança forte não só em Pinheiro Machado com o prefeito Ronaldo Madruga, mas em Pedras Altas com o prefeito Bebeto, pró-ativo, que não espera as coisas chegarem, que vai atrás, busca, e por isso que Pedras Altas está neste patamar. Tenho certeza que és exemplo, não só na região, mas no Rio Grande do Sul, o que é importante para o desenvolvimento da região e também da nossa cidade”.

O vereador líder do Progressistas, Cássio Câmara, lembrou que a maior virtude de um político é ser líder e saber trabalhar em equipe, mas que em Pedras Altas a equipe trabalha pelo prefeito. “É importante quando o líder passa confiança, passa trabalho e a equipe abraça. Muitas pessoas perguntaram o porque da homenagem ao Bebeto em Pinheiro e eu disse que é tão difícil ter exemplos na política, que passa por um momento tão complicado, que os poucos que existem precisam ser referenciados em vida, como exemplos para as futuras gerações de políticos saberem onde há referência de gestor público que briga pelo seu município e região”.
Em continuidade, a vereadora Elizete Baldez disse que apesar do pouco tempo em que conhece o prefeito Bebeto foi possível perceber o grande gestor que és. “Uma pessoa que está sempre batalhando pelo seu município, buscando melhorias e exaltando o trabalho do funcionário público. Acho que tu está certo, pois nada é feito no município sem o trabalho do funcionário”.

Vilson Morais, que também ressaltou ter conhecido o prefeito Bebeto há pouco tempo, frisou o destaque feito pelo gestor quanto ao funcionalismo público. “A máquina é tocada pelo funcionalismo público e o gestor que não contar com o funcionário, não consegue evoluções. Quero lhe parabenizar e agradecer pelo apoio durante as eleições”.

A vereadora Magda Afonso cumprimentou o prefeito Bebeto, destacando o trabalho feito pelo gestor na cidade. “O senhor é um gestor dinâmico e muito humano. Acho que prefeitos e secretários, para cativar o funcionário, devem tratar ele de igual para igual, com respeito e carinho, nada de imposição, mas sim conversando, e acredito que este seja seu jeito de ser pelo seu discurso. Só tenho a lhe parabenizar”.

Renato Rodrigues disse admirar bastante o trabalho do prefeito Bebeto pelo avanço de Pedras Altas. “As estradas do interior são trafegáveis. Parabéns pela administração que está fazendo em Pedras Altas, tu és um político que está sempre correndo atrás de recursos”.

Fábio Dias destacou as condições de Pedras Altas como um município bem administrado e que orgulha toda comunidade. “Município quase todo calçadinho, água potável, iluminação pública. Para os moradores é muito bom. Tu tens um diferencial, que é humildade, muito importante em um gestor e que faz o funcionalismo estar ao lado. Vida longa”.

Comentários do Facebook