RURAL

Prefeito de Pedras Altas assina convênio para escavação de microaçudes pelo programa Avançar RS

Serão 12 unidades escavadas em Pedras Altas

Governador Ranolfo e secretário Domingos Velho Lopes conduziram a apresentação do projeto e o ato de assinatura no Piratini Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini/Especial TP

Na manhã de terça-feira (14), o prefeito de Pedras Altas, José Volnei Oliveira, participou da cerimônia de assinatura do convênio da primeira etapa do programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural – etapa 1, que prevê o repasse de recursos estaduais para a escavação de microaçudes através do programa IRRIGA+RS. O critério principal para a inscrição, foi ser produtor ou produzir para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), atual Programa Alimenta Brasil (PAB).

O governador Ranolfo Vieira Júnior e o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho Lopes, conduziram a apresentação do projeto e o ato de assinatura. No total, Pedras Altas foi contemplada com 12 microaçudes, que beneficiarão agricultores e pecuaristas familiares, residentes no município e serão de grande ajuda no combate a eventuais momentos de estiagem.

O Avançar prevê a destinação de R$ 66,3 milhões para a escavação de cerca de 6 mil microaçudes no Estado, contribuindo para a ampliação das reservas de água, maior segurança hídrica em períodos de estiagem e mais produtividade nas propriedades rurais.

Prefeito José Volnei durante assinatura do convênio Foto: Divulgação TP

O prefeito Volnei agradeceu a equipe de profissionais da SEAP-DR pelo olhar que sempre tiveram com Pedras Altas, ao exemplar serviço prestado pela Emater, que em tempo hábil realizou todos os projetos e documentação necessária para acessar o programa e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), que confiou e aprovou todos os projetos e seus beneficiários em tempo hábil.

O governador destacou a importância de políticas que tragam mais estabilidade para os agricultores diante das intempéries climáticas. “Estamos priorizando as medidas de irrigação e reservação de água, que são fundamentais. Isso não pode mais ser uma questão de governo, deve ser uma política de Estado para que possa trazer mais segurança para os que trabalham no campo”, disse.

O secretário Domingos Velho Lopes disse que é importante garantir celeridade na construção dos açudes para o aproveitamento do período de chuvas. “Não temos problema de pluviosidade no Estado, mas de distribuição da chuva. Por isso, temos pressa na construção dos microaçudes e na realização das demais ações estruturantes até o período de maior intensidade de chuva, entre o fim do inverno e o início da primavera. Temos que aproveitar este momento com as estruturas prontas e podendo reservar água para quando ocorrer a falta, no verão”, disse.

O prefeito pedrasaltense finalizou dizendo que “é muito gratificante estar hoje assinando a liberação destes recursos que irão beneficiar nossos produtores rurais, amenizando assim, os problemas causados pela estiagem que vem castigando nosso município”.

Das famílias beneficiadas, 11 são produtoras de leite. Luiz Clair da Silva, produtor de leite no assentamento Glória disse que já aguardava o açude na sua propriedade há mais de sete anos. “É muito importante o programa da SEAP-DR em parceria com a Prefeitura através do trabalho da Emater para realizar o levantamento e o projeto do açude, bem como o diálogo efetuado na escolha do local mais adequado para a construção”.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Ivanilsom Moreira, o Kako, avalia como muito importante a execução do Programa. “O convênio vem de encontro às necessidades de alavancar a produção agrícola e pecuária no município, e beneficia famílias que tinham dificuldade de construir açudes com recursos próprios”.

A licitação do Programa que visa atender o anseio do município em reduzir o déficit das estruturas de reservação de água está previsto para ocorrer na próxima semana. Segundo o secretário de Finanças do município, Vitor Melo Barcelos, “após a assinatura do convênio, a Prefeitura dará agilidade no processo de licitação da empresa para as obras iniciem o mais breve possível”.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook