Prefeito e primeira-dama de Candiota são considerados suspeitos de Covid-19 pelo COE local

O TP divulgou no último sábado (13), que o prefeito Adriano dos Santos e a primeira-dama Adriana Langort não eram considerados suspeitos e que não haviam realizado os testes de proteína C reativa (PCR) para Covid-19.

Contudo, na manhã desta segunda-feira (15), o Comitê de Operações Especiais (COE) da Covid-19 de Candiota e o próprio prefeito Adriano, comunicaram ao jornal que o casal é sim considerado suspeito de ter sido infectado e já coletou material para os exames. Conforme o COE, a primeira-dama Adriana teve um contato mais direto com uma pessoa próxima ao paciente positivo de Hulha Negra. A pessoa com quem Adriana contatou presta serviços para a Prefeitura de Candiota.

Orientado pela 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS),  o COE candiotense está realizando testes PCR em todas essas pessoas mapeadas até o momento que tiveram esse contato mais direto com o caso positivo e as pessoas próximas à ele. Neste grupo está a primeira-dama e por consequência o prefeito. Ambos estão sem sintomas.

Adriano e Adriana, de forma voluntária, já se colocaram em quarentena desde a última sexta-feira (12), sendo que o prefeito anunciou isso durante uma chamada ao vivo de seu Facebook, na noite de sábado, quando foi abordada a nova situação da pandemia na cidade.

MEDIDAS – Neste momento, o COE ainda não tem o número total de suspeitos ainda. Conforme a responsável pelo Comitê no município, enfermeira Ariadne Meira, o protocolo de contagem de suspeitos foi modificado e agora são considerados nesta condição apenas aqueles que realizam o teste PCR. Os demais, explica a enfermeira, são considerados monitorados. O COE deve divulgar um boletim completo até o final desta segunda.

O prefeito disse ao jornal que a Procuradoria Jurídica, em conjunto com o COE, estuda um novo decreto nas próximas horas, especialmente porque a região de Bagé (R22) – que Candiota está inserida, mudou no último sábado de bandeira amarela (risco baixo) para bandeira laranja (risco médio) no programa de Distanciamento Controlado desenvolvido pelo governo do Estado.

Comentários do Facebook