O embaixador do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa e a deputada uruguaia, Gisele Araújo, ambos da Frente Ampla, receberam neste domingo (15), em Melo, no Uruguai, os prefeitos petistas Fernando Campani (Hulha Negra) e Luiz Fernando Mainardi (Bagé). A pauta do encontro, segundo Campani, estava focada no reforço das articulações regionais entre os dois países para reforçar o território de fronteira como uma zona de integração.
Também representando o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), Campani destacou o pedido aos líderes uruguaios para que promovam um encontro dos prefeitos da região e as lideranças de sustentação do governo Lula, onde serão tratadas estratégias brasileiras e uruguaias que reforçam a necessidade do projeto da Rodovia Transcampesina. Ele e Mainardi realizaram uma ampla exposição de razões sobre a importância da aproximação dos governos Lula e do presidente do país, Yamandú Orsi. “Os prefeitos da região já estão unidos e fortalecidos e o que queremos agora é aproximar Yamandú e Lula para reforçar a zona de integração com mais investimentos continuados entre os dois países”, explicou Campani ao embaixador e a deputada.
No final do encontro ficou indicado que os anfitriões farão a costura com o presidente Yamandú Orsi para receber a comitiva de prefeitos da região.
Também participou deste encontro binacional o assessor do prefeito Mainardi, Cleiton Zanatto; o assessor especial do governo uruguaio, Paulo Beck, e a secretária municipal de Saúde de Hulha Negra, Daniele Campana.
Tratando da mesma pauta, Campani e o governo de Hulha Negra já haviam recebido na última semana num café da manhã na Prefeitura, o cônsul do Uruguai, Brian Rodríguez.