O coordenador do Controle Interno da Prefeitura de Bagé, Luís Felipe Vaz Alves, tomou conhecimento, na última semana, que uma obra de arte de propriedade da Prefeitura teria sido leiloada em um site especializado em arrematar este tipo de peça.
Após confirmação, obtida no próprio site (www.amleiloes.com) que realiza as transações e em conversa com o artista plástico autor da obra, Sérgio Coirolo, o Controle Interno passou a agir de modo a buscar mais informações sobre a tramitação, reunindo documentação como os empenhos da compra de obras de arte por parte da Prefeitura em anos anteriores e uma investigação mais detalhada do fato.
O coordenador ainda registrou um boletim de ocorrência pelo desaparecimento do quadro e solicita ao proprietário do site, a documentação com os dados da pessoa que entregou a obra para esta finalidade.
O quadro, criado em óleo sobre tela, representando a figura de um cavaleiro, passou por seis tentativas de comercialização via site, com a primeira vez, datada de 1º de dezembro de 2016, constatando desta forma, que o desvio da obra ocorreu antes do novo governo tomar posse.
Ainda segundo o coordenador do Controle Interno, a carga patrimonial do município também não foi entregue, no início do ano, à nova gestão. “O que dificulta ainda mais o levantamento e o balanço das peças que são de propriedade da Prefeitura. Estamos em busca da recuperação deste patrimônio de volta ao município. O administrador do site de leilões manifestou interesse em colaborar para que obtenhamos todas as informações, através de documentos, sobre o translado que levou o quadro até o leilão e até na recuperação da obra”, comunica Luís Felipe.
O leiloeiro ainda informa que as datas de tentativas de comercialização iniciaram ainda no ano passado, no mês de dezembro, passando por outras cinco tentativas nos meses seguintes, até o arremate ocorrer em 1º de junho último.