
Encontro aconteceu no gabinete da Prefeitura de Candiota Foto: Sabrina Monteiro/Especial
Na manhã desta quarta-feira (26), o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, acompanhado pelo vice-prefeito Marcelo Gregório, secretário de Educação Michel Feijó, entre outras autoridades, recebeu no gabinete da Prefeitura a equipe do Ecossistema de Inovação de Bagé (Ecobah), os integrantes do comitê gestor e professores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) de Bagé, Erico Amaral e Ivonir Petrarca, e pela gestora de Inovação do Inova-RS na Fronteira Oeste e Campanha, Luciane Gomes.
Na oportunidade, o prefeito esua a equipe foram convidados para participar do Ecobah, assim como também da segunda edição do Pampa Summit, que neste ano acontece na cidade de Bagé e que reúne cultura, gastronomia, inovação e empreendedorismo na região do Pampa. “Convidamos a cidade a mostrar seus potenciais turísticos e de desenvolvimento”, disse Luciane, que destacou também a importância da inovação para a região e o envolvimento do Inova-RS.
POLO DE INOVAÇÃO
Durante o encontro, o Poder Público aproveitou para apresentar o novo projeto de Transição Econômica para Candiota, mostrando novas perspectivas pautadas na inovação para a cidade. Além dos presentes, participaram por meio de uma chamada virtual, Nelson Kadel, responsável pela elaboração do projeto, e Valmor Araújo, que é o chefe de gabinete do deputado estadual Luciano Silveira (MDB), que ficou encarregado de marcar uma agenda com o vice-governador Gabriel Souza, para que a ideia seja apresentada. A intenção é transformar o prédio do Centro Cultural num Polo de Tecnologia e Inovação da Transição Energética.
“Um importante passo para a região tendo a inovação como norteador do desenvolvimento e o Inova-RS, com apoio do Ecossistema de inovação da Fronteira Oeste e Campanha (Inovafoc), também será uma agente de articulação para esse desenvolvimento”, ressaltou Luciane Gomes.
Em sua fala o prefeito Folador, agradeceu sua equipe e os profissionais da Unipampa, dizendo que já existe uma parceria muito boa com a Universidade em feiras de ciências, e que agora não será diferente em relação ao Polo de Inovação e Tecnologia, com laboratórios, instalação de startups, entre outros, realizando um verdadeiro incentivo à inovação. “Pretendemos conversar com o vice-governador e apresentar uma proposta, e através dela transformar em lei e criar o Polo no prédio do Centro Cultural, com condições de trabalhar as questões de automação, instrumentação, programação de computadores, entre outros, dando apoio aos jovens”, disse o prefeito.
Ainda, Folador mencionou que estão trabalhando em um conceito de transição energética justa, e que é preciso buscar outras alternativas para a geração de emprego e renda, além da qualificação da mão de obra. “Queremos uma parceria com as escolas e com as empresas, para que possamos preparar a nossa juventude para os empregos que surgem aqui no nosso município”, concluiu.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO