INFRAESTRUTURA

Prefeitura de Candiota vai revitalizar trechos mais críticos da MAC

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Ao todo serão refeitos seis trechos ao longo do principal acesso do município

Ao todo serão refeitos seis trechos ao longo do principal acesso do município Foto: Divulgação TP

Em reunião realizada na manhã desta segunda­-feira (6), o prefeito Adriano dos Santos, o se­cretário de Obras e Serviços Públicos Renato Cunha e o engenheiro da Prefeitura Marcelo Vaz, definiram os últimos ajustes para o lança­mento já nesta terça-feira (7) do edital que prevê a contra­tação de uma empresa para a realização da revitalização dos pontos mais críticos da rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC).

Como é de conhe­cimento público, a estrada, que é o principal acesso ao município, vive um drama do ponto de vista estrutural. Construída no início da década de 1970 pela Com­panhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), como parte das obras da Fase B da Usi­na de Candiota (na época ainda pertencente a CEEE), a rodovia neste quase meio século, jamais recebeu uma reforma ou reparo mais con­sistente. O fato está ligado a uma indefinição quanto a responsabilidade do trecho de 15km, sendo que em 1997, a Usina de Candiota foi repassada pelo Estado à União em troca de dívidas, quando foi criada na época a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) – vinculada ao grupo Eletrobras.

Nesta segunda-feira (6), os pontos mais críticos que estão no edital foram vistoriados pelo prefeito, secretário, engenheiro e o topógrafo da Prefeitura

Nesta segunda-feira (6), os pontos mais críticos que estão no edital foram vistoriados
pelo prefeito, secretário, engenheiro e o topógrafo da Prefeitura Foto: Divulgação TP

RESPONSABILIDADE Contudo, em compromisso assumido em campanha elei­toral, o prefeito Adriano teve reforçada pela população a ideia de que algo é preciso ser feito pela MAC, quando por dois anos consecutivos (2017 e 2018), a rodovia foi eleita como segunda de­manda geral no Programa de Gestão Participativa (PGP). “Entramos num novo cená­rio, pois a discussão sempre foi a quem pertence a via, mas neste momento preci­samos dar trafegabilidade aos trechos mais críticos da estrada e atender a deman­da da Gestão Participativa. Nossa população não pode ficar à mercê de uma indefi­nição sobre a quem pertence a estrada”, avalia o prefeito.

Ele lembra que o de­bate sobre a possibilidade de federalização continua vivo, pois tramita no Congresso Nacional uma proposta de alteração no Plano Nacional Viário (PNV) em que a MAC está prevista como trecho fe­deral em função da Usina de Candiota pertencer a União e a estrada dar acesso a ela. “Seguimos nesta luta porque todos sabem que o município sozinho não pode fazer a obra necessária, que é a revitaliza­ção total”, lembrou.

A OBRA A Prefeitura acredita que as empresas que estão na região realizando serviços asfálticos devem apresentar propostas, sendo que inclusive os custos que constam no edital foram feitos com base em médias dos preços praticados regio­nalmente.

Conforme Adriano, nas obras deverão ser inves­tidos algo em torno de R$ 320 mil, ou seja, além dos R$ 300 mil destinados pelo Gestão Participativa.

Ao todo, serão seis trechos atacados neste momento (ver ilustração), sendo que nestes locais, que totalizam 2,6 mil m² ou 260 metros lineares de estrada, haverá correção de deformações, reperfilamento (nivelamento) e colocação de nova camada asfáltica. Também, em dois locais com paradas de ônibus, será feita essas áreas de escape com asfalto. “Será a primei­ra vez que a Prefeitura fará investimentos próprios na reconstituição do asfalto da MAC”, assinala Adriano, lembrando que as operações tapa-buracos seguem acon­tecendo normalmente.

Os técnicos da Se­cretaria de Obras não qui­seram precisar em quanto tempo as obras começam e terminam, pois recém será lançado o edital e vários pra­zos precisam ser cumpridos, porém prometem a máxima agilidade possível.

OUTROS TRECHOS Neste edital ainda não constam os trechos em frente a Entel, embaixo das correias de carvão e o trecho passando a Usina até o restauran­te Global – todos na Vila Residencial. Conforme o secretário Renatão, há uma negociação em andamento com a CGTEE para que o trecho embaixo das correias seja feito pela Companhia – pois ele foi realizado uma obra da Usina. Os demais devem ficar para 2019, já que outros R$ 200 mil já estão garantidos pelo PGP para a MAC.

Ainda, por fim, Adriano enfatiza que a Pre­feitura está estudando inves­tir recursos próprios para ao mínimo, se fazer a pintura central da rodovia, que hoje carece também e muito de sinalização.

ARTE MAC

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