Uma das primeiras ações de governo do prefeito de Hulha Negra, Fernando Campani, do PT e seu vice, André Araújo, o Bexiga, do PSB, após empossados, foi um encontro com a comunidade da Colônia Nova Esperança na sede da escola que leva o mesmo nome.
No encontro, foi tratada e confirmada a comunidade escolar, a retomada das aulas no turno da manhã na escola, que estavam paralisadas deste 2023. Na ocasião, a justificativa para o fechamento do turno era a inviabilidade econômica para o município. Desde então, o educandário passou a atender alunos apenas no turno da tarde, do pré ao 5º ano.
Durante a reunião na escola neste ano, o prefeito Fernando Campani, ao lado do vice e da secretária de Educação, Cristiane Pereira Gonçalves, anunciaram a reabertura do turno na escola já no ano letivo 2025, cumprindo uma promessa feita à comunidade durante a campanha política. Também estiveram presentes vereadores e secretários de governo.
De forma emocionada, o gestor disse entender que a educação era investimento e não economia. “Mesmo com o número reduzido de alunos no turno da manhã, agora com 14 estudantes, somados aos 41 do turno da tarde, reafirmamos a importância de valorizar a educação do campo. Fechar uma escola é interromper sonhos e enfraquecer as raízes que conectam as pessoas ao território. Nosso objetivo é fortalecer a educação do campo, garantindo qualidade, valorização e oportunidades para que as crianças e jovens decidam permanecer ou não em suas comunidades, com condições reais de escolha e de sonhar no lugar onde vivem, afirmou Campani.
A secretária Cristiane já anunciou compromissos em longo prazo. “Estou muito feliz em poder compartilhar com a comunidade a reabertura do turno da manhã, uma ação fundamental para mantermos a escola ativa e oferecer mais oportunidades de aprendizado aos nossos alunos. Sabemos da importância de estar atentos às necessidades da nossa comunidade, e essa reabertura é um passo essencial nesse sentido. Nosso compromisso é fortalecer a comunidade, escutar e acolher suas demandas. Já projetamos para 2026 a democratização da escolha da gestão escolar, garantindo maior protagonismo da comunidade nas decisões”, destacou a secretária.
NOVA REUNIÃO
Segundo a secretária de Educação uma nova reunião já está agendada para que seja apresentado o plano de ação para a escola. “É o início de uma nova etapa de parceria, construção coletiva e protagonismo comunitário, pois a educação do campo é prioridade para o desenvolvimento sustentável e humano das comunidades”.
Importante lembrar também, que além das turmas no prédio sede, a escola possui uma turma anexa de pré-escola na Escola Estadual Chico Mendes, localizada no assentamento Santa Elmira, com 30 crianças atendidas.
O FECHAMENTO
No início do período letivo de 2023, aconteceu o anúncio do fechamento do turno da manhã na escola. A decisão gerou mobilização intensa da comunidade escolar, que, por meio de manifestações, diálogos e até tentativas judiciais, buscou reverter a situação, fato que não teve êxito, permanecendo o turno fechado em 2024.
Importante lembrar que ainda em 2024 a escola foi inserida na política de educação em tempo integral, que tem como objetivo trabalhar o currículo de forma interdisciplinar e complementar. Contudo, devido a desafios logísticos e às propostas ofertadas, a comunidade escolar relatou insatisfação com os resultados, reforçando a necessidade de práticas que contemplem as especificidades da educação do campo.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO