CONTROLE ANIMAL

Prefeitura de Pedras Altas firma parceria com Pinheiro Machado para implantação de programa de castração

Reuniões já foram realizadas entre os gestores de Pedras Altas e Pinheiro Machado Foto: Divulgação TP

A Prefeitura Municipal de Pedras Altas, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início no fim do mês de novembro, a uma parceria com o Centro de Controle de Zoonoses de Pinheiro Machado, para implantação de programa de castração de cães e gatos já para o ano de 2021. A atividade ocorreria por meio da utilização de recurso proveniente de emenda impositiva do vereador Arildo Madruga (Progressista), no valor de R$ 11mil.

O programa já é o início do cumprimento de compromissos de programas de campanha e uma visita técnica foi realizada à sede do Centro pinheirense pelo vereador Arildo Madruga e a representante da causa animal de Pedras Altas, Andréia Cardoso. Na ocasião, foram observados os processos de castração e verificação da estrutura física utilizada. Também foi apresentado ao prefeito em exercício na data, Jackson Cabral (PSDB), uma solicitação de ofício do Termo de Cooperação Técnica entre os municípios. “Começamos uma conversa para conhecimento do serviço para que possamos implantar uma parceria e disponibilizar o serviço em Pedras Altas”, explicou o secretário de Saúde de Pedras Altas, Celso Caetano.
Um encontro já havia ocorrido na Cidade do Castelo com a presença do secretário de Saúde de Pinheiro Machado, Éliton Rodrigues Erohin. Na oportunidade, o gestor prestou suporte técnico através de toda descrição dos condicionantes legais pelo qual passou para chegar até a aplicação prática da atividade. Também estiveram presentes o prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo, o secretário de Saúde de Pedras Altas e o Agente Fiscal Sanitário Leandro Bandeira de Bandeira, que decidiram, em um primeiro momento, realizar uma parceria entre os dois municípios, onde Pinheiro Machado entrará com uma cooperação técnica, disponibilizando em dias pré-agendados o espaço físico da unidade de castração local e o município de Pedras Altas contratará o médico veterinário e todos os insumos necessários para o número de animais a serem castrados para a Cidade do Castelo.
A castração de cães e gatos tem sido uma pauta constante na região, principalmente engajada por associações e entidades. Em razão do tema, o anúncio de busca por parcerias já ganhou a redes sociais, gerando repercussões entre moradores e gestores de Pinheiro Machado e Pedras Altas.
O secretário pinheirense Éliton Rodrigues, diz que a ação vai gerar um grande benefício. “São políticas públicas de longo prazo e com um grande impacto em benefício da população e do bem estar animal, pois a castração é o melhor método de controle populacional. Como secretário tive a oportunidade de desenvolver o projeto e torná-lo real no nosso município, atendendo uma necessidade e luta de muitos anos da Gpa Upa Pinheiro Machado, onde as voluntárias ‘pelearam solitas’ até poderem ter o apoio do poder público. Orgulho em poder fazer parte desta história de ambos os municípios. Pedras Altas é uma cidade jovem que já se prepara para o futuro. Parabéns a Pedras Altas e ao prefeito Bebeto Perdomo”, manifestou Éliton.
Representantes da Gpa Upa Pinheiro Machado parabenizaram os envolvidos. “Que logo tenhamos muitas fêmeas castradas, evitando assim, um aumento no número de animais de rua. Ficamos muito felizes, principalmente, pelos animais, mas também por conhecermos a luta das voluntárias pedrasaltenses”, explanaram.

Vereador Arildo, que destinou o recurso por meio da emenda impositiva, também foi conhecer o Centro de Controle de Zoonoses Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook