Com o objetivo de conscientizar os produtores do município de Pedras Altas acerca do tema, ocorreu na terça-feira (14), a primeira coleta de embalagens vazias de agrotóxicos.
A ação, histórica no município, foi desencadeada pela Prefeitura Municipal, a partir de uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. De acordo com o responsável pela Pasta, Sérgio Madruga Furtado, as coletas ocorreram em quatro localidades do município, oportunidade em que foram recolhidos em torno de 1.800 embalagens.
A coleta também foi possível devido a parceria com a Associação de Revendedores de Defensivos da Região Sul (Aredesul), da cidade de Capão do Leão, que realizou a coleta e recebeu as embalagens na empresa.
Conforme Furtado, o trabalho trouxe bons resultados. “Além de arrecadarmos uma boa quantidade de embalagens, foi uma oportunidade de conscientizarmos os produtores acerca da importância do manejo adequado e recolhimento de embalagens com esse tipo de resíduos”, explica o secretário.
A iniciativa, segundo destaca o secretário Furtado, é a primeira realizada no município e o objetivo é que outras ações ocorram todos os anos. “Nossa idéia é que permaneça a coleta uma ou duas vezes ao ano e sem custo para o produtor, assim como já ocorreu nesta primeira”, pondera.
Participaram também da coleta a estagiária em Engenharia Ambiental, Paula Hofmeister e a Fiscal Ambiental, Maclene dos Santos.