ESTIAGEM

Prefeitura de Pinheiro Machado abre poços, bebedouros e cacimbas para mais de 200 famílias

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Até o momento, 222 famílias já foram atendidas em razão da estiagem Foto: Divulgação TP

O dia a dia dos órgãos pú­blicos mudou bastante desde a chegada da pan­demia do novo coronavírus. Nas administrações municipais, de um modo geral, grande parte da atenção tem se voltado para a saú­de e o combate à Covid-19. Em Pinheiro Machado, além dessa, a estiagem também tem mobilizado a Defesa Civil e as Secretarias da Agropecuária e Meio Ambiente e de Obras, Viação, Transportes e Trânsito.

Em conversa com o TP, o prefeito Zé Antônio, também titular da pasta da Agropecuária, disse que tem sido realizado um trabalho em conjunto com o coordenador da Defesa Civil do município, o vice-prefeito Jackson Cabral, e pela equipe das Obras, de responsabilidade do secretário Danúbio Peres. “Até agora, mesmo diante do decreto de emergência, o Estado mandou apenas 35 cestas básicas e isso é nada perto das grandes perdas que os produtores rurais estão tendo nos últimos meses pela falta de chuvas”, disse o gestor.

Segundo Danúbio, a Pre­feitura de Pinheiro Machado já trabalhou na abertura de poços, bebedouros e cacimbas para 222 famílias da zona rural e mais de 50 receberam água potável. Em razão da crise econômica que assola o município, conforme informado para o TP, parte des­sas ações foi possível graças às parcerias estabelecidas com as Prefeituras de Candiota, Pedras Altas e Piratini.

Para o prefeito Zé Antô­nio, “esse tipo de iniciativa fez com que, até o momento, fosse possível continuar trazendo me­lhorias para a população – princi­palmente da zona rural. Estamos utilizando recursos próprios e muito insatisfeitos e preocupados com a falta de apoio do governo do Estado diante dessa situação, que se agravou ainda mais em razão das condições financeiras do município”. Em fevereiro, quando ocorreu a publicação do decreto de emergência pela falta de chuvas, Pinheiro Machado já registrava prejuízos estimados em mais R$ 15,5 milhões.

OUTRAS AÇÕES Durante a pan­demia, a equipe também realizou outras ações para intensificar a prestação de serviços na área da infraestrutura – entre elas a con­cretização da cedência da escava­deira hidráulica para o município e a aquisição de material para re­cuperação da iluminação pública.

Com a recuperação do caminhão, os serviços de iluminação pública serão retomados Foto: Divulgação TP

“Conseguimos recuperar o ca­minhão munck, reformamos as bolantas para melhorar as condi­ções de trabalho do pessoal que vai para o interior e trabalhamos na manutenção de algumas má­quinas. Também realizamos patrolamento no Passo da Libânia, Sabugueiro, Passo dos Pires, São João Batista, Globo, Alegrias, Campo Bonito e Corredor dos Baldez, a recuperação de pontes na Pedra Vermelha e Santa Fé e conseguimos fazer a estrada da Tuna”, citou Danúbio.

O prefeito Zé Antônio verificou as melhorias nas pontes no interior do município Foto: Divulgação TP

 

Comentários do Facebook