GESTÃO

Prefeitura de Pinheiro Machado entrega obras na área da saúde à comunidade

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Na foto, equipe de governo e o grupo voluntário na inauguração do Centro de Controle de Zoonoses Foto: Divulgação TP

“Mais algumas me­tas importantes do nosso gover­no que conseguimos cum­prir”. Essa foi a afirmação do prefeito Zé Antônio, em conversa com o Tribuna do Pampa, sobre a conclusão de três projetos da Secretaria de Saúde e Ação Social de Pi­nheiro Machado. Na última semana do ano de 2019, o Centro de Controle de Zoo­noses e a Academia da Saúde na sede do município e ainda a instalação da Academia ao Ar Livre na Vila Umbu foram inauguradas e já se encontram à disposição da comunidade.

ZOONOSES – Após inspeção e aprovação do Conselho Regional de Medicina Ve­terinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), a Prefei­tura de Pinheiro Machado, através da Secretaria de Saúde, inicia nesta semana o processo de contratação de um profissional da área para atuar junto ao Centro de Controle de Zoonoses. O local, devidamente equipa­do para realizar castrações, fica em anexo ao prédio da rodoviária. Conforme informou o gestor da pasta, Éliton Rodrigues, os proce­dimentos têm início assim que houver a efetivação do médico veterinário.

A medida é oriunda de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado entre o Ministério Público e o município, para viabilizar o controle populacional de cães e gatos pelo método de esterilização cirúrgica. Desse modo, a Prefeitura fica responsável por destinar recursos orçamentários para 10 procedimentos de castra­ção e chipagem por mês de animais errantes.

Para Zé Antônio, a medida é extremamente importante para questões de saúde pública de um modo geral. “Estamos muito satis­feitos em conseguir agilizar essa aquisição de equipa­mentos, estrutura do local conforme as normas solicita­das e tão logo daremos início às castrações no município. Isso vai contribuir tanto para solucionar o caso daqueles animais que vivem soltos pelas ruas – onde a Prefeitura vai financiar as 10 castrações mensais, quanto para a po­pulação que tem os seus bi­chinhos e vai poder realizar o procedimento sem precisar sair de Pinheiro Machado”, esclareceu.

Já para as meninas do Grupo de Proteção Animal Unidos Para Amar (GPA UPA), que realizam um trabalho bastante efetivo no município de forma to­talmente voluntária, o mo­mento é de comemoração e agradecimento ao traba­lho do secretário de Saúde. “Ainda estamos acertando alguns detalhes, mas esta foi mais uma vitória da causa animal. Assim, todos da co­munidade serão favorecidos, pois quanto mais animais castrados menos problemas nas ruas com abandonos, acidentes e zoonoses”, re­gistraram.

De acordo com Éli­ton, a conquista é fruto da atuação do grupo voluntário que mostra diariamente, diante da atuação junto à comunidade, que o tema é de extrema importância e que alguma medida preci­sava ser tomada pelo poder público. “Só elas sabem as lutas que passam e o quanto é desmotivador ficar anos e anos trabalhando sem apoio. Acredito que o Centro de Zoonoses veio para trazer ânimo e motivação para que deem sequência ao trabalho ímpar que fazem no nosso município. Minha parcela de contribuição foi a menor de todas nesse processo e a vitória é do grupo, dos pets e da população”, afirmou.

ACADEMIA DA SAÚDE – A adesão ao projeto da Aca­demia de Saúde teve início ainda em 2011 e previsão de conclusão para dezembro de 2014, mas somente agora foi possível entregar para a comunidade. “Nesse meio tempo – entre questões buro­cráticas e o início do trabalho – houve uma grande defasa­gem do recurso principal, oriundo do Governo Federal, e o município não conseguiu entrar com a contrapartida”, lembrou o prefeito.

Sobre a retomada e finalização da obra, Zé Antô­nio explicou que foi possível graças a uma união de esfor­ços entre a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e o setor de projetos da Pre­feitura para a liberação da terceira parcela no valor de R$ 16 mil que o município tinha direito. No total, a Academia da Saúde custou cerca de R$ 30 mil oriundos dos recursos livres da área da Saúde e está integrada às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Sala, banheiros, 100m de pista, capoeiródromo e equipamentos para exercícios na Academia da Saúde Foto: Divulgação TP

O local conta com dois banheiros, sa­lão multiuso para atividades em dias de chuva e depó­sito. Além disso, a área externa con­templa uma pista de caminhada com 110 metros, capoei­ródromo multiuso e cinco equipamentos para atividades fí­sicas. Segundo Éli­ton, os equipamen­tos e a iluminação foram adquiridos através de recursos do deputado fede­ral Márcio Biolchi (MDB). “Receber a missão de concreti­zar esse projeto foi um grande desafio, pois faltava muito para a conclusão da obra e tinhamos poucos recursos.Sou extremamente grato aos funcionários Pedrinho, Dinico, Cheque, Jonesglei e Zé que abraçaram a missão e conseguimos entregar um espaço multiuso para a co­munidade”, disse para o TP.

VILA UMBUS – Atendendo uma solicitação antiga dos moradores da Vila Umbu e também contando com emenda parlamentar do de­putado Biolchi (MDB) di­recionada para aquisição do material e funcionalidade da obra, cinco equipamen­tos para realizar exercícios físicos foram instalados em anexo à Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade.

Durante a entrega, o prefeito Zé Antônio des­tacou que seguidamente cobra de seus secretários a efetivação de ações voltadas para a Vila Umbu, pensando em viabilizar mais qualidade de vida para a população. “Além dessa importante tarefa cumprida pela Se­cretaria de Saúde e Ação Social, novos investimentos estão sendo buscados e em questão de pouco tempo esses efeitos já poderão ser sentidos e mais melhorias usufruídas por esta comuni­dade”, garantiu.

Cinco equipamentos foram instalados em anexo à UBS
da localidade para os moradores da Vila Umbus Foto: Divulgação TP

Parte importante nes­se movimento, o atuante presidente da Associação de Moradores da Vila Umbu (AMVU), José Hernandes, também deixou o seu regis­tro. “Com trabalho, respeito e bom relacionamento tudo se consegue nessa vida.Ape­sar de levar algumas críticas, sempre fui bem recebido pelo prefeito e a atual gestão vem atendendo às nossas reivindicações”, disse.

Para empresas de pequeno porte que não dis­põem de um sistema de gestão. Com essa mudança, é possível controlar de for­ma eficiente o fluxo de caixa visto que as notas ficam ar­mazenadas em um servidor e podem ser consultadas a qualquer momento”, disse.

Comentários do Facebook