ABASTECIMENTO

Prefeitura explica problemas no abastecimento de água da sede de Candiota

A sede do munícipio e algumas comunidades rurais abastecidas pela Estação de Tratamento de Água (ETA) central de Candiota, está sofrendo já há algum tempo com problemas de desabastecimento e turbidez da água.

Neste feriadão de carnaval, mais especificamente nesta segunda e terça-feira, os dissabores se repetiram. Isso gerou muita reclamação da comunidade.

O TP, com auxílio da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, conversou com o assessor especial da Secretaria de Obras e Serviços Publicos, Renato Cunha, o Renatão, que explicou as questões enfrentadas. “Estamos com alguns problemas na água em virtude do painel de controle da ETA. Nós conseguimos trazer o pessoal da Weg (empresa especializada), que está nos dando uma assessoria técnica no equipamento, que apresentou uma série de defeitos e são coisas que não se consegue resolver por aqui. Na semana passada foi feito um levantamento de tudo que está acontecendo”, relata Renatão.

Conforme ele, após a visita, o técnico da Weg retornou para Porto Alegre para fazer a aquisição dos materiais necessários e que não existem na região. “O responsável deve voltar no máximo até o início da semana que vem para solucionarmos os devidos problemas do painel. Em virtude disso, estamos com problema de chegada de água bruta na ETA. É uma questão bem específica, mas muito mais também pela telemetria, que é um problema bem técnico, que estamos buscando solucionar. Acreditamos que não vai haver falta de água nos próximos dias”, projeta.

TURBIDEZ – Quanto à turbidez, Renatão também admite os problemas e diz ser necessária a trocar de todo o material filtrante da ETA. “Isso já foi adquirido pela Prefeitura e estaremos realizando a troca na semana que vem, o que vai melhorar consideravelmente a turbidez da água quando ela retornar até às casas de nossos cidadãos”, explicou.

Comentários do Facebook