INFRAESTRUTURA

Prefeituras de Candiota e Hulha Negra confirmam parceria para reconstruir ponte do Passo do Salso

Após reforma, estrutura não suportou a passagem de caminhão carregado de soja. Placa com tonelagem máxima foi arrancada

Ponte reformada no início do mês não suportou um peso acima do limite permitido Foto: Divulgação TP

Estava agendada para o dia (31), uma reunião entre o secretário de Obras de Hulha Negra, Marco Igor Canto e o secretário de Obras de Candiota, Valdenir Dutra para definições acerca da reconstrução da ponte do Passo do Salso, na divisa entre os dois municípios. A informação foi confirmada ao Tribuna do Pampa na sexta-feira (28) pelo secretário hulhanegrense. “O prefeito Renato Machado já autorizou a parceria com Candiota para solucionar esse problema. No encontro iremos tratar sobre o projeto e competências de cada Prefeitura”, afirmou Igor Canto.
Anteriormente, o secretário candiotense, Valdenir Dutra já havia confirmado ao jornal a reconstrução da ponte devido a importância para o escoamento da safra, tráfego de moradores e ser um dos caminhos para o Hospital da Colônia Nova, em Aceguá. Na ocasião, o secretário anunciou que um levantamento já estava sendo realizado pelo engenheiro civil de Candiota. “Assim que o projeto estiver pronto, daremos início ao processo”, afirmou Valdenir ao TP.
O encontro para tratar da obra ocorreu em virtude da ponte estar interditada após a de madeira existente no local quebrar e um caminhão carregado de soja cair no início do mês de maio. Ninguém ficou ferido no acidente, mas o fato gerou repercussão nos dois municípios em virtude da importância da estrada para deslocamentos. Logo após o acidente, o acesso a ponte foi interditado com carga de terra para evitar acidentes.
Na tarde desta segunda-feira, Igor Canto confirmou ao TP a ocorrência da reunião para que a parceria fosse concretizada, mas outra reunião deverá ocorrer em breve, incluindo uma visita ao local com engenheiros para que seja realizado o projeto da nova ponte.
O vereador de Hulha Negra, Hugo Teixeira (PT), entrou com requerimento via Poder Legislativo, solicitado a Prefeitura de Hulha Negra a reconstrução da ponte que liga os dois municípios.
Já em Candiota, o vereador Ataídes da Silva (PT), como já havia feito na sessão anterior, se manifestou na última segunda-feira (22) na tribuna da Câmara de Candiota sobre o acidente ocorrido na ponte. Ele lembrou que no dia da ocorrência, conforme testemunhas, já haviam passado dois caminhões carregados de madeira, contribuindo, segundo ele, para agravar ainda mais a situação. Ataídes disse que uma solução estava sendo encaminhada entre as duas prefeituras, bem como, assinalou as dificuldades que os moradores da região tem, caso não haja passagem pelo local.
Colega de bancada de Ataídes e também morador na zona rural, o vereador Danilo Gonçalves reafirmou as dificuldades de acesso das pessoas sem a ponte, pois é caminho como dito para o Hospital da Colônia Nova. “Muito bom saber que a estrutura será consertada, como anunciou o vereador Ataídes”, apontou.
Recentemente a ponte havia recebido manutenção por parte da Prefeitura de Candiota em virtude do caminhão do leite ter dificuldade em trafegar no local. Questionado sobre o que poderia ter ocasionado o acidente, o secretário explicou que pode ter sido em decorrência da tonelagem permitida. “Havia sinalização de limite de 30 toneladas e segundo fui informado por moradores, a placa teria sido retirada por caminhões de transporte de madeira”, relatou.
O secretário Valdenir adiantou ao jornal que o novo projeto irá prever uma ponte com pilares de concreto, diferente dos existentes na ponte quebrada que eram em madeira.

Após o acidente, estrutura foi interditada Foto: Divulgação TP

* Matéria atualizada com relação ao impresso.

Comentários do Facebook