PARA SALVAR VIDAS

Prefeituras de Candiota e Hulha Negra entregam ao DNIT projetos para novos trevos na BR-293

Com intermediação do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) e apoio do Cideja, demanda é uma reivindicação antiga das comunidades

Entrega aconteceu na sede da Superintendência do DNIT, em Porto Alegre Foto: Evair de Lopes/Especial TP

As prefeituras de Candiota e Hulha Negra entregaram na manhã desta quinta-feira (30), nas mãos do superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Hiratan Pinheiro da Silva, os projetos para a modificação dos trevos de acesso às cidades pela BR-293. Os locais, estatisticamente e, especialmente Candiota, causam acidentes graves, muitos deles com vítimas fatais por causa das duas configurações – trevos do tipo vazados.

Numa reunião realizada na Câmara de Candiota, em abril deste ano, promovida pelo deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), se debateu a disponibilidade de recursos do DNIT em fazer essas obras, porém, com dificuldade, por parte do órgão, em elaborar os projetos executivos, já que dependia de contratação de uma empresa para tal.

Na ocasião ficou definido que o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) realizaria a contratação de uma empresa para a execução dos projetos, porém, depois se achou por bem que cada município fizesse individualmente, com o apoio do Cideja, mas pagos com recursos próprios das prefeituras.

O prefeito de Candiota e presidente do Cideja, Luiz Carlos Folador, fez questão de agradecer ao deputado Mainardi e aos dirigentes do DNIT no RS, destacando que nesse primeiro momento foi a entrega desses dois municípios e que em breve será a vez de Pinheiro Machado, Piratini e Aceguá (este será a construção de um rótulo na fronteira com o Uruguai pela BR-153). “Esses trevos modificados vão significar mais segurança e dignidade para as comunidades. Em Candiota, além de salvar vidas, vai melhorar a trafegabilidade, pois diariamente o município recebe uma grande quantidade de veículos leves e pesados, trazendo e levando trabalhadores e riquezas”, assinalou.

O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado – que não participou pessoalmente da entrega do projeto, mas que sempre foi defensor da pauta regional, disse que é necessário a amplitude do debate devido o número de acidentes, inclusive com mortes, que vem ocorrendo nesses locais ao longo dos anos. “Precisa sair do papel, pois é uma questão de amor a vida. No nosso caso, o fluxo de veículos na BR-293 é intenso e diversos fatores acabam colocando em risco as vidas dos motoristas e pedestres. Já temos estudos e, inclusive projeto, para modificação do acesso principal de Hulha Negra e temos a comprovação que trará muito mais segurança para todos”, afirma Renato.

Para Mainardi, as obras são mais que necessárias. “A reforma desses trevos são urgentes para trazer mais segurança para os municípios da nossa região. Estamos constantemente presenciando acidentes, alguns, inclusive, com vítimas fatais. Precisamos trazer mais tranquilidade para quem transita diariamente nessas cidades”, afirmou o deputado.

Do ato de entrega participaram Folador e Mainardi, além da diretora executiva do Cideja, Débora Cappua; o prefeito de Aceguá, Marcos Vinicius Aguiar (Peti); o secretário de Administração, Planejamento e Meio Ambiente de Hulha Negra, Hector Bastide e os vereadores hulhanegrenses Luis Gustavo Dias, Baixinho (presidente Câmara) e Volnei Manfron.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook