O dia 2 de novembro, é sempre marcado por diversas famílias que saem de suas casas e se direcionam aos cemitérios, para deixar flores, acender velas e fazer orações para aqueles entes queridos que já partiram. Nos municípios de cobertura impressa do jornal, as prefeituras por meio das secretarias de obras realizaram limpeza e melhoraram os acessos aos locais, para facilitar a ida no feriado do dia de finados.
Em Candiota, tanto o cemitério municipal quanto o localizado na comunidade de Seival, receberam limpeza durante esta semana. Segundo o secretário de Obras, Marcelo Gregório, a equipe também realizou a retirada de sujeiras e entulhos deixados pelas famílias, após realizarem limpeza nas gavetas e túmulos.
No município de Pedras Altas, conforme repassado pelo responsável pela Secretaria de Obras, Mário Teixeira de Mello, os cinco cemitérios da cidade, sendo três na zona rural e dois na zona urbana, receberam limpeza e pintura.
Já em Pinheiro Machado, o secretário Urbano Duarte Montardo Filho, informou que a limpeza dos túmulos normalmente é realizada pelas famílias. Porém, capinas e retiradas de excedentes do ano anterior são realizadas por servidores da Secretaria de Obras. No município são três cemitérios, sendo um na localidade do Baú, em Torrinhas e o municipal na sede.
Em Hulha Negra, além da limpeza realizada nesta semana, o secretário Eder Pereira, afirmou que a equipe também fez melhorias nos acessos, para facilitar a ida dos familiares aos locais. Em conversa com o coordenador da limpeza urbana, Luiz Amaro, ele ressaltou que o trabalho de limpeza em todos os cemitérios é realizado a cada 15 dias, pelas equipes da Secretaria.
FLORES MAIS PROCURADAS
Em contato com a floricultura localizada na sede do município de Candiota, Floresena, a proprietária Luana Dalla Nora explicou que nesta data geralmente as flores mais procuradas são crisantemos, kalanchoes, kalandivas e as flores do campo.
Sobre o funcionamento no estabelecimento durante o sábado (2), Luana informou que o atendimento será das 8h às 12h, destacando que já contam com as flores mencionadas disponíveis na loja.
Outro tipo de flor que também é bastante procurada, principalmente neste período, é a artificial. Na sede de Candiota, a loja Parada 10 já está recebendo diversas procuras. Em comparação com os anos anteriores, a funcionária Maritsa Mendes, mencionou que neste ano o movimento na loja aumentou. “Nós sempre aumentamos o estoque tempo antes da data, mas a maioria das pessoas deixa para comprar mais perto ou até mesmo no dia. Mas percebemos aumento na procura, até porque parece que está tendo mais óbitos ultimamente”, explicou.
Levar flores ao cemitério é um hábito praticado há muitos anos, e além de ser um belo presente, também é uma maneira de expressar carinho e gratidão por alguém que de alguma maneira deixou sua marca para sempre.
Embora também sirvam para enfeitar os túmulos, as flores também resgatam o significado dos sentimentos mais profundos de carinho e respeito. Além delas, algumas pessoas também costumam levar velas, fazer orações e ficar por algum tempo próximo ao local em que o seu ente querido foi sepultado.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*