Nas últimas semanas, Pinheiro Machado tem registrado diversos acidentes de trânsito provocados, em sua maioria, por imprudências dos condutores. São casos de veículos que colidem em árvores e em patrimônio público ou privado, geralmente fora dos horários de maior movimentação e nos fins de semana.
Com isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, Viação, Transporte e Trânsito, está buscando apoio do Governo do Estado para intensificar as ações de fiscalização, com a realização de blitz e operações Balada Segura, principalmente nas noites de sextas-feiras, sábados e domingos.
Segundo o secretário de Obras, Viação, Transporte e Trânsito, Anselmo Ortiz da Silva, o momento exige mais do que medidas paliativas. “Precisamos ser claros com a comunidade: o que falta é respeito às leis e cautela ao dirigir. Por isso, estamos buscando um reforço na fiscalização, na tentativa de coibir as atitudes imprudentes dos motoristas ao trafegarem pelas vias da cidade, tanto em horários de pico quanto nos fins de semana”, destacou.
Atualmente, segundo a Prefeitura, o município não dispõe de estrutura própria de fiscalização de trânsito e a Brigada Militar atua com efetivo reduzido, o que dificulta uma maior presença ostensiva no dia a dia para realizar essa fiscalização.
A Prefeitura também faz um apelo a todos os condutores que redobrem a atenção e ajam com responsabilidade. “Respeitar os limites de velocidade, não consumir álcool antes de dirigir e manter a prudência são atitudes essenciais para evitar tragédias que podem marcar famílias e a cidade inteira”, assinala uma nota distribuída pela Assessoria de Comunicação.