
Marcelo Zanatta tem convicção de que carvão continuará
sendo importante pilar de desenvolvimento Foto: Arquivo TP
O jornal Tribuna do Pampa ouviu diversas lideranças de Candiota e Hulha Negra nas comemorações dos 33 anos de emancipação das duas cidades.
Como não poderia deixar de ser, o jornal manteve contato com o presidente da Âmbar Energia, Marcelo Zanatta, por meio de sua assessoria. Ele evitou falar diretamente da questão que envolve o fim dos contratos da Usina de Candiota (pertencente ao grupo) e que teve suas atividades paralisadas desde o dia 1º de janeiro deste ano.
Contudo, Zanatta se mostra muito otimista com o empreendimento, que neste momento passa por uma manutenção preventiva. “O complexo de Candiota é um ativo essencial para o suprimento de energia e será ainda por muito tempo importante para garantir a segurança energética do país, da qual a transição para uma matriz cada vez mais diversificada e sustentável não pode prescindir. Paralelamente, novas tecnologias estão tornando viável a redução das emissões de carbono equivalente na exploração do mineral diminuindo seu impacto na mudança climática”, assinala ele.
O executivo acrescenta que a produção de energia é quem vai garantir a transição. “Em nossa visão, ao longo do tempo, a energia passará a ser subproduto de outros processos para o aproveitamento sustentável do carvão mineral. Para isso, é necessário primeiro viabilizar economicamente toda essa evolução tecnológica, e isso se dará por meio da geração de energia”, projeta.
Por fim, Marcelo Zanatta é enfático na certeza dele e da empresa em relação ao futuro da cidade e da região. “O carvão fez de Candiota um dos municípios mais prósperos do país e temos convicção de que se manterá como um importante pilar para o futuro. Com sua riqueza mineral, o município tem potencial para se constituir no mais importante polo carboquímico nacional. E, assim, abrir um novo leque de oportunidades para o futuro não só da cidade, mas de todo o estado e de sua população”, acredita ele.
JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO