ADVOCACIA

Presidente estadual da OAB empossa diretoria da seccional pinheirense

Evento carregado de simbolismo aconteceu no fim da tarde desta quarta-feira (24)

Nova direção da OAB e autoridades posaram para foto ao fim do evento Foto: J. André TP

De forma oficial, pelo menos que se tem notícia, foi a primeira vez na história da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pinheiro Machado, que aconteceu uma posse oficial da diretoria da entidade máxima de representação da advocacia na cidade.

O evento, revestido de simbolismo, teve a presença do presidente estadual da OAB, Leonardo Lamachia, que fez das posses das seccionais uma espécie de diretriz para se reaproximar das bases da entidade. A posse em Pinheiro Machado ocorrida no fim da tarde desta quarta-feira (24), no Restaurante Aoki Sushi House, no centro, foi a de número 106 que ele participou desde que assumiu em janeiro deste ano. “Tive a convicção de que a aproximação com a advocacia gaúcha se daria dessa forma”, assinalou.

Leonardo Lamachia veio acompanhado da vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA-RS), Paula Grill Silva Pereira, que é uma entidade ligada a OAB-RS, apesar de independente, que presta serviços assistenciais aos advogados gaúchos.

Ao ser empossado como presidente da OAB local, Fernando de Medeiros Dias enalteceu que esta proximidade com a OAB estadual é muito salutar. Ele lembrou a receptividade que tiveram em Porto Alegre recentemente, quando pediram a vinda de um juiz efetivo para a cidade e também mais funcionários para o Fórum. Também ele ressaltou a visita em maio último a Pinheiro Machado do corregedor-geral do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Giovanni Conti. “Fomos atendidos além do que solicitamos e por isso agradecemos à OAB estadual”, disse, lembrando que a atual diretoria (ver no quadro), está atuando na cidade há cerca de sete meses.

Além das presenças de advogados e advogadas da cidade e ex-presidentes da Seccional, o evento contou com o prestígio do prefeito Ronaldo Madruga, da presidente da Câmara, Laura Ratto, e da representante da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-RS) em Pinheiro Machado, Lóren Pinto.

Evento reuniu público ligado à advocacia pinheirense Foto: J. André TP

CRISE – Com um discurso forte, o presidente da OAB-RS, Leonardo Lamachia, lembrou que a advocacia gaúcha passa por uma de suas maiores crises em toda a sua história. E quando ele fala em crise, ela remete para a questão econômica.

Com os fóruns paralisados e os processos em andamentos por cerca de dois anos em função da pandemia, a atividade da advocacia e também as pessoas e empresas da sociedade que dependem de decisão judicial, sofreram muito durante este período. Lamachia ilustrou que antes da pandemia havia, pasmem, 2,5 milhões de processos físicos em tramitação no RS e metade dos processos ficaram praticamente paralisados nesses dois anos. “Nós e os cidadãos gaúchos sofreram diretamente os efeitos disso, mas já estamos conseguindo, com diálogo e encaminhamentos junto ao Judiciário, mudar essa realidade. Por isso fiz questão de vir para trazer essa mensagem de esperança a todos vocês”, enfatizou o presidente.

Ao fim, todos foram recepcionados com um café colonial.

DIRETORIA OAB PINHEIRO MACHADO

Presidente: Fernando de Medeiros Dias
Vice-presidente: Vinícius Montagner Pereira Mesko
Secretária-geral: Tatiana de Medeiros Dias
Secretária-geral adjunta: Graciele da Cunha Pereira
Tesoureiro: Leandro Garcia Soares

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook