RURAL

Presidente interino assume o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pinheiro Machado

Julio Moreira (E) assume o cargo no lugar de Mateus Garcia Foto: Arquivo TP

Em razão da proximidade das eleições municipais, ainda marcadas para acontecer em outubro, o então presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Pinheiro Machado, Mateus Garcia, pediu afastamento do cargo para oficializar sua pré-candidatura a vereador pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Assim como aconteceu em 2016, Mateus apresentou licença por prazo indeterminado. “Deixo o sindicato em boas mãos, ciente que formamos uma boa equipe e tenho certeza que o trabalho vai continuar sendo liderado de forma a atender sempre as necessidades dos associa­dos”, registrou em uma rede social. O afastamento aconteceu na última sexta-feira (29).

Com o anúncio, desde segun­da-feira (1º de junho), Julio Moreira passou a responder como presidente interino da entidade. O atual manda­to se estende até abril de 2021. Em conversa com o Tribuna do Pampa, ele fez questão de lembrar que o sindicato atua a partir do trabalho de membros que formam uma diretoria – “e assim continuará”, afirmou.

Questionado sobre seu histó­rico na sociedade sindical, ele contou que o ingresso ocorreu ainda no ano de 2014 – como suplente – onde ti­nha a principal missão de organizar e melhorar a parte comercial do STR. “Logo em seguida ocorreu a ampliação do então depósito de rações e a criação do Departamento Agropecuário, com ampliação da oferta de produtos como ferragens e medicamentos veterinários”, des­tacou Julio.

Para ele, com a atual con­juntura, o cargo de presidente vem no sentido de continuidade. Sobre o assunto, pontua melhorias que vai buscar colocar em prática na sequên­cia. “Pretendo,nesse período, a me­lhoria do atendimento – tanto na loja agropecuária como no restante do sindicato- unificando o atendimento na parte térrea do prédio, olhando para a questão da acessibilidade e proporcionando melhor conforto aos nossos associados; ampliaçãodo atendimento de entrega de produtos para todas as localidades do municí­pio; e, de modo geral, dar sequência ao que já vem sendo muito bem feito pela nossa diretoria”, disse.

Diante do enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, Julio contou que todas as regras foram implementadas seguindo rigorosamente os decretos munici­pais e orientações da Secretaria de Saúde e Ação Social de Pinheiro Machado. “Ocorreu treinamento dos funcionários para melhorar o atendimento e para lidar com esse momento; reestruturação da parte logística de entrega de produtos do Departamento Agropecuário – antes as entregas eram realizadas uma vez por mês no interior e agora estamos entregando três vezes mais, propor­cionando que os nossos associados permaneçam em casa; e distribuição de cestas básicas pelo interior do município para as pessoas em maior vulnerabilidade”, citou. Segundo ele, a ação social foi uma iniciativa do sindicato em parceria com a paróquia da Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz.

De modo geral, Julio avalia este como “um momento extre­mamente sensível, mas com um potencial enorme no fortalecimento da categoria e crescimento nas ativi­dades junto aos associados”. Para o jornal, ele finaliza reafirmando que as ações estão sendo colocadas em prática por uma diretoria que vem atuando constantemente no sentido de melhorar os serviços prestados para os trabalhadores do meio rural.

Comentários do Facebook