Na semana passada a equipe de jornalismo do Tribuna do Pampa acompanhou alguns minutos da obra de construção da sede própria da Sociedade Espírita Chico Xavier, de Hulha Negra. Acompanhada da presidente da entidade, Regina Maria Dourado Loguércio, foi possível ver o empenho dos pedreiros, bem como do mestre de obras, Jorge Machado Cardoso para o andamento da obra.
A sede própria da Sociedade Espírita era um sonho antigo e agora começa a tomar forma. Conforme relatou Regina, o empenho foi grande para se chegar até esta fase e estão todos felizes. “Há bastante tempo trabalhamos para juntar o montante necessário para a obra. Não é fácil, mas através do auxílio da comunidade comparecendo aos nossos eventos e algumas doações este sonho está se tornando realidade. Ainda tem muito a se fazer, mas estamos muito felizes por ver nossa obra em andamento”, manifestou a presidente.
A obra da nova Casa está ocorrendo de acordo com todos os processos legais de documentação e de engenharia. A ordem de serviço para início da obra ocorreu em setembro e logo após, se iniciou o processo de aterramento da área onde seria construído o prédio.
Segundo a presidente, a obra, que possui como engenheiro responsável Wagner Tavares, após concluída, contemplará nove espaços, sendo sala Social, sala de Estudos, hall de entrada, Sala de Paz, Sala Mediúnica, banheiros masculino e feminino, cozinha e salão. “Os trabalhadores estão recebendo os equipamentos necessários para a obra conforme a obra avança. Eles já utilizam botas e protetor solar. Também já estão sendo providenciados capacetes, ou seja, os trabalhos com proteção para o cuidado necessário”, explicou Regina.
Presente diretamente na obra, o integrante da Casa e responsável pela execução física do projeto, Jorge Machado Cardoso relata que a parte da plenária, ou seja, o salão, vai abrigar de forma confortável, em torno de 70 pessoas. A obra 175 m² está orçada em aproximadamente R$ 100 mil. “É um valor baixo se pensar em uma obra como esta. Estamos contando com metade do valor em doações e metade por parte da Casa Espírita, sendo que ainda falta um valor considerável, o qual esperamos contar com o apoio da comunidade”, enfatiza.
Cardoso ainda lembra os outros integrantes da comissão responsável pela execução da obra: Nelson Luiz Sonagio (presidente), Cláudio Schrevelbein (secretário), Amilcar Azevedo Loguércio (tesoureiro), Luciele Alves Cabreira Cardoso (assessora financeira) e Vicente Rodrigues (acompanhamento operacional).
CAMPANHAS – Regina ressalta a realização de duas importantes campanhas, a de tijolos e a de cimentos. Conforme ela relatou ao TP, com a participação dos freqüentadores da Casa e dos integrantes foi realizada uma campanha, onde cada um contribuiu com uma quantia em dinheiro para a compra de tijolos. Está em andamento também a do cimento e cada ajuda será bem-vinda. “Um saco de cimento custa em torno de R$ 30 e estamos em campanha. Temos uma lista e quem quiser colaborar é só fazer contato, qualquer ajuda será bem recebida”, destaca Regina.
AUXÍLIO – A presidente Regina Logércio lembra que apesar da obra já estar em andamento, a Sociedade Espírita ainda necessita do apoio comunitário. “Precisávamos dar início a obra, mas precisamos trabalhar ainda mais para arrecadar fundos para concluir a obra. Já começamos a realizar briques e congelados como pasteis e panquecas e foi um sucesso, a comunidade é participativa e certamente conseguiremos alcançar o valor necessário”, manifesta. Ela também já adianta que está previsto um bingo para a arrecadação de mais recursos.