]Na noite desta segunda-feira (20), a Polícia Rodoviária Federal realizou o salvamento de um bebê recém-nascido, de apenas três dias de vida, que estava engasgado, sem respirar. O fato ocorreu na BR-158, em Santana do Livramento.
O pai da bebê ligou para a Unidade Operacional, desesperado, porque a bebê dele, de 3 dias, havia se engasgado e não estava respirando. Os policiais então orientaram a que fizesse os procedimentos de reanimação. Nesse meio tempo, o pai, que já estava no meio do caminho na BR-158, de carro, levando a bebê, informou a localização aos policiais, que saíram em disparada em direção ao veículo deles, que estava distante cerca de 30 km da da PRF.
Os policiais conseguiram localizar o veículo e a policial Jeanine, que já possuía experiência em atendimento similar nesse tipo de situação, posicionou a bebê e realizou a chamada ‘Manobra de Heimlich’ – técnica utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a respiração.
Na sequência, a criança e a mãe foram transferidas para a viatura, onde a policcial prosseguiu com as manobras e a bebê voltou a respirar normalmente. Chegando ao hospital, a criança foi entregue à equipe médica e posteriormente aos braços da mãe.
Veja abaixo na figura como executar a ‘Manobra de Heimlich’, usada pela policial para salvar a bebê.