MEIO AMBIENTE

Primeira ação do projeto Pneu Zero arrecada mais de 80 unidades em Pedras Altas

Pneus serão furados, pintados e transformados em lixeiras públicas

Unidades eram recolhidas pelo vereador Marco e outras duas pessoas em veículo particular Foto: Divulgação TP

A primeira atividade realizada através do projeto Pneu Zero, idealizada pelo vereador e funcionário público Marco Antônio Machado Costa já rendeu resultados positivos. No primeiro dia de arrecadação de pneus velhos foram resgatados de vias públicas, pátios e empresas, mais de 80 unidades.

O projeto consiste no recolhimento e reciclagem de pneus usados para que sejam transformados em lixeira para utilização na cidade. Segundo Marco, o projeto surgiu após ele ter visto vídeos na internet e a implantação do projeto na cidade de Herval. A partir daí, um estudo para que se verificasse o que e de que forma poderia ser implantado o projeto antecipou a ação prática dos últimos dias.

Pneus foram recolhidos também de estradas Foto: Divulgação TP

Para Costa, a arrecadação de um pouco mais de 80 pneus foi um ótimo começo, visto estar sendo realizada com veículo e recursos próprios. “A população abraçou a causa entendendo que o projeto é de extrema importância para o nosso meio ambiente e também saúde pública. Foram apenas 6 horas de serviço, onde recolhemos unidades jogadas por pátios, lixos, córregos, estradas e oficinas”, avalia.

Costa também lembra o apoio fundamental do prefeito Bebeto Perdomo, que disponibilizou um local aos fundos do ginásio Gupa para o depósito temporário dos pneus, bem como água para lavagem antes da pintura das lixeiras. Ele ressalta, também, o apoio da população que levou pneus até sua residência, além da esposa Tarciane Maciel e do amigo Dion Lenon que o acompanharam no recolhimento. “Investimos apenas 6h de trabalho e 10 litros de gasolina, quantia simplesmente insignificante se comparado com os resultados que virão no futuro”, expõe.

Marco relata que o próximo passo será a confecção das lixeiras, porém ele solicita apoio para a aquisição de latas de tintas de 3,6 litros de esmalte sintético nas cores amarelo e azul. “Já temos a tinta vermelha e utilizando essas cores, estaremos já adequando às lixeiras conforme papel, plástico e metais, para que no futuro possamos fazer a separação desses materiais”, afirma o idealizador do projeto, acrescentando que o próximo passo seria a furação dos pneus .

Pneus velhos foram recolhidos de diversos tipos de estabelecimentos e áreas vazias Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook