MINA DE CANDIOTA

Primeira exportação de carvão mineral da CRM para Europa ocorreu neste sábado

O navio com a carga saiu do Porto de Rio Grande ao meio-dia Foto: Divulgação TP

A Companhia Riograndense de Mineração (CRM) vai finalmente concretizar sua primeira exportação de carvão mineral para a Europa. O navio com a carga saiu ao meio-dia deste sábado (28) do Porto de Rio Grande. As primeiras 100 toneladas de uma remessa de 10 mil toneladas (10 milhões de quilos) que serão exportadas estavam desde julho em um armazém no Porto de Rio Grande e o atraso ocorreu por conta da pandemia do novo coronavírus.

Segundo Murilo Silva, superintendente administrativo da Mina de Candiota, assim que a carga for enviada já começa a negociação para a próxima. O produto foi vendido para uma empresa estrangeira e será utilizado para queima no continente europeu – praticamente o mesmo processo que a Companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Sul do Brasil (CGT Eletrosul) utiliza na Usina de Candiota. Essa é a primeira exportação realizada na história da empresa, iniciada em 1947. A Companhia vai minerar, britar e entregar o carvão no silo da moega – local de despacho do produto na Mina de Candiota.

VIABILIDADE – Segundo contou, o interesse da empresa europeia se deu em razão do custo benefício. Não se trata de um carvão tão rico em poder calorífico se comparado a outros que existem no mercado, mas para o que eles precisavam era o produto ideal quando comparados preço e qualidade. “Mas eles não se interessaram somente pelo nosso carvão e sim também pela empresa, pois a CRM tem uma linda e sólida história no mercado brasileiro. É uma empresa que honra os seus compromissos e possui alto índice de confiabilidade e isso importa muito para o mercado internacional”, analisou Murilo. Conforme contou, a CRM está empenhada em manter clientes, melhorar as relações e acompanhamento pós-venda, e expandir mercado, buscando parceiros dentro e fora do Brasil.

Remessa estava armazenada no Porto de Rio Grande Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook