INFRAESTRUTURA

Problemas de falta de energia em Pedras Altas serão debatidos neste dia 13 com a Equatorial

Executivo e Legislativo de Pedras Altas terão reunião com a empresa no dia 13 de janeiro em Porto Alegre

Mais de 400 litros se perderam de uma só produtora esta semana Foto: Divulgação TP

A produtora rural Sidilei Garcia, do assentamento Regina, no interior de Pedras Altas, fez uma espécie de desabafo em seu perfil do Facebook sobre a falta de energia elétrica, que segundo ela, persiste desde o dia 1º de janeiro. “Hoje (3 de janeiro) continuamos com o mesmo problema velho de 2021. Estou com minha produção de 405 litros de leite estragada, pois estamos com meia fase desde o dia 1º de janeiro”, se queixou.

A produtora ainda reclamou do atendimento da CEEE Equatorial e pediu ajuda às autoridades locais. “Quem paga o prejuízo do povo. Vivemos à base de gasolina e gerador, mas o calor é muito grande. Ainda água não existe aqui. Assim está insuportável de continuar trabalhando na bacia leiteira, com seca, sem aguá e sem luz. E o nosso ICMS aonde vai?”, questionou.

O gerente da Queijaria Mãe Natureza, Elio Vicente de Lazari – agroindústria localizada no assentamento Glória, reforçou o que a produtora Sidilei postou. “Começamos o ano com luz com falta de energia parcial, em meia fase, o que impede a agroindústria de trabalhar. Estamos ainda com os mesmos problemas, não perdemos produção porque usamos um gerador, o que também acarreta prejuízos com uso de óleo diesel. Não sabemos mais o que fazer, que decisão tomar, parece que a empresa nova não tem interesse em vender energia”, se queixou.

O prefeito Bebeto Perdomo (Progressistas) disse ao TP esta semana, que ele e o presidente da Câmara, Arildo Madruga (Progressistas), além de mais alguns vereadores, estavam tentando agendar uma reunião com a Equatorial, em Porto Alegre, para debater esta situação, que ele considera no limite já. “Está insustentável esta questão do fornecimento de energia elétrica, especialmente no interior. É um prejuízo diário e incalculável para as pessoas e para o município. Queremos uma solução urgente”, assinala o prefeito.

EQUATORIAL – Em contato com a assessoria de Comunicação da CEEE Equatorial, foi respondido empresa recebeu a solicitação do prefeito de Pedras Altas e realizará uma audiência com sua comitiva, no dia 13 de janeiro, onde, “ouvirá suas demandas e imediatamente tomará as medidas necessárias para mitigar as interrupções no fornecimento de energia, principalmente no assentamento Regina”.

Ainda conforme a concessionária, de forma antecipada, equipes técnicas já estiveram na região e programaram algumas ações prévias, tais como podas e intervenções na vegetação próxima às linhas que suprem o assentamento. A Equatorial informou que o fornecimento de energia já está normalizado para a região.

Comentários do Facebook