SEM AULAS

Problemas estruturais levam a interdição da Escola Estadual Jerônimo Mércio da Silveira em Candiota

Há mais de uma semana alunos estão sem aulas, mas 13ª CRE afirma que calendário será readequado para recuperação do conteúdo

Escola localizada na Vila Residencial, está há cerca de uma semana sem aulas Foto: Silvana Antunes TP

Foi confirmado ao Tribuna do Pampa na manhã desta segunda-feira (16) pela 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que a Escola Estadual de Ensino Médio Jerônimo Mércio da Silveira, localizada na Vila Residencial, em Candiota, foi interditada.

Em nota enviada ao jornal pela assessoria de Comunicação da 13ª CRE, que tem regional situada em Bagé, além da confirmação, há a informação, por parte da coordenadora Carmem Bueno, de que as aulas serão devidamente recuperadas. “A escola está interditada e a equipe aguarda a autorização e a assinatura da documentação necessária para a utilização do prédio da Âmbar. Quanto às aulas que estão sendo temporariamente suspensas, a coordenadora reforça que os dias letivos serão devidamente recuperados por meio da readequação do calendário escolar”, diz a nota.

Importante lembrar, que na semana passada a 13ª CRE aguardava um laudo estrutural por parte da Coordenadoria Regional de Obras Públicas (CROP), acerca das condições elétricas do educandário. Isso porque o local precisou passar por reparos na rede elétrica, após ter apresentado um problema ocorrido na noite do dia 6 de junho e que resultou na suspensão das aulas – inclusive nos três turnos da segunda-feira (9). Na ocasião, em uma reunião entre a direção e pais, ficou decidido que enquanto não houvesse segurança estrutural, os filhos não frequentariam as aulas.

Foi também confirmado ao jornal pela CRE, que a interdição ocorreu devido a situação geral da escola, que conforme matéria anterior publicada, apresenta problemas em telhados, assoalhos das salas, escoras em partes do prédio. “Em relação à parte elétrica e às demais ocorrências, como problemas no telhado e no refeitório”, afirma a nota ao explicar os motivos da interdição.

Ao jornal, a diretora da escola, Maria Elaine Escoto da Fontoura, informou que uma proposta para a continuidade das aulas já foi apresentada a CRE, que aguarda retorno da Seduc. “Montamos uma proposta de trabalho para que não se interrompa os dias letivos, para que os alunos não tenham prejuízo no ano letivo deles, que já está tudo planejado, organizado, e também porque é uma situação além da nossa vontade. Agora aguardamos o retorno quanto a essa proposta para não parar o trabalho com os alunos”.

NOVO LOCAL

O TP segue acompanhando a situação enfrentada pela comunidade escolar. Na quinta-feira (12), uma reunião aconteceu de forma virtual entre vice-prefeito Marcelo Gregório, o secretário de Educação de Candiota, Michel Feijó, coordenadora da 13ª CRE, Carmem Bueno e o gerente industrial da Âmbar Energia, Felipe Ferreira Rodrigues, para tratar sobre os últimos ajustes para que a Escola Jerônimo Mércio da Silveira possa ser transferida, temporariamente, para o prédio que pertence a empresa.

Também, uma informação recebida pelo jornal, é de que para esta terça-feira (17), está programada uma reunião de um grupo de vereadores na Secretaria Estadual de Educação (Seduc) do RS para tratar da pauta.

Atualizada às 13h37 do dia 16 de junho.

Comentários do Facebook