ACADEMIA

Professor da Unipampa de Bagé tem tese reconhecida em premiação nacional

Professor recebeu o prêmio de segundo lugar Foto: Reprodução TP

O professor do Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Maurício Nunes Macedo de Carvalho foi premiado com o segundo lugar na categoria Doutorado  do 7º Prêmio Academia ICE, promovido pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) com o intuito de incentivar a produção e realizar o reconhecimento de trabalhos acadêmicos sobre investimento e negócios de impacto de todo o Brasil.

O trabalho, apresentado na forma de artigo síntese da tese desenvolvida ao longo do doutorado, foi avaliado entre outras 58 inscrições, sendo apenas 30 trabalhos considerados elegíveis e sete artigos finalistas para a categoria Doutorado – a qual premiou apenas dois pesquisadores.

A tese “Avaliação da orientação empreendedora social: uma nova perspectiva segundo o modelo de maturidade” foi defendida pelo docente da Unipampa em 2020 na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), sob orientação de Miriam Borchardt, no campo de Negócios de Impacto Social. A questão que norteou a pesquisa de Carvalho foi como avaliar a maturidade da orientação empreendedora social.

Como resultado, o docente do curso de Engenharia de Produção apresenta uma matriz de avaliação da maturidade da orientação empreendedora social com cinco níveis: desde o momento de incerteza, em que o empreendedor não tem claro quais seus beneficiários ou seu propósito socioambiental e como dar sustentabilidade econômica a sua empresa, até o nível de certeza, em que o empreendedor tem claro qual é sua missão e propósito socioambiental, bem como consegue dar saúde financeira a seu empreendimento.

Comentários do Facebook