
Evento bianual, que teve a participação do pesquisar da Unipampa, é o maior na área vitivinícola no mundo Foto: Divulgação TP
De 23 a 30 de junho, o professor Juan Saavedra del Aguila, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus de Dom Pedrito, participou do 21º Group of international Experts for Cooperation on Vitivinicultural Systems (GIESCO), na cidade de Thessaloniki, na Grécia. Este é um encontro internacional bianual, considerado o principal evento científico da área da Viticultura.
O evento aborda a atualização dos diferentes sistemas de produção de videira, principalmente dentro dos sistemas de produção não convencionais de uva, como o sistema de produção orgânico, além de estudos sobre as mudanças climáticas e o desenvolvimento da viticultura nestes prováveis cenários climáticos. Por serem temáticas alinhadas às pesquisas do professor, foram apresentados cinco trabalhos científicos de sua orientação, a maioria resultada de trabalhos de conclusão de curso.
A internacionalização continua sendo um dos objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023. Para o professor Juan Saavedra del Aguila, participar do principal evento mundial da Viticultura, “faz com que estejamos cumprindo este objetivo”. Segundo o pesquisador, a apresentação de trabalhos desenvolvidos por estudantes da Unipampa promove a instituição fora do país: “esta é a forma que a ciência avança, toda pesquisa tem que ser apresentada aos seus pares (comunidade científica) para receber as aprovações, sugestões, críticas ou reprovações dos nossos trabalhos científicos e, assim, ir melhorando os mesmos”, conclui Aguila.