HOMENAGEM

Professor de Educação Física de Candiota recebe honraria da Câmara dos Deputados

Deputado Afonso Hamm propôs a homenagem a Sabela Foto: Divulgação TP

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados realizou nesta quinta-feira (8), a entrega da Honraria Manoel José Gomes Tubino na Atividade Física, aos profissionais de educação física que se destacaram em 2022.

O deputado federal Afonso Hamm, que integra a Comissão, indicou para receber a distinção o profissional Pedro Trindade Martins, o Sabella, que também se destaca por ser o único profissional do Rio Grande do Sul que recebeu a honraria, neste ano.

Graduado em Educação Física, Sabella atua há 38 anos no Magistério, também professor universitário com mestrado e doutorado. Atualmente é professor da área nas escolas municipais de Ensino Fundamental Santa Izabel (localizada no assentamento na zona rural) e Neli Betemps, no município de Candiota. Sabella coordena o projeto Esporte para a Vida. Também é  presidente do Grêmio Esportivo Bagé e já presidiu o Guarany Futebol Clube. Ainda atuou como preparador físico e treinador em ambos os clubes.

Emocionado, Hamm, que foi relator do Plano Nacional do Esporte, ressalta que a escolha do Sabella é pelo trabalho que realiza nas escolas em Candiota e na região na área educacional e esportiva. Além de toda atuação nos clubes profissionais de futebol de Bagé. “Homenagear a história do Sabella que foi professor dos meus filhos Tauê e André, que também jogou futebol, é mostrar para a sociedade o bom exemplo que tem que ser multiplicado”, salienta o deputado ao enfatizar que a honraria destaca a importância e a valorização dos profissionais de educação física que contribuem para a formação do cidadão.

O agradecimento do homenageado bageense começou com palavras chavões da Educação Física: “prepara, pronto, foi. Joga bola na diagonal, olha, pensa e sente a bola”. Assim, Sabella ressalta sobre a necessidade de ter profissionais de educação física já na base da educação que é na pré-escola e séries iniciais. “Quando as crianças chegarem na capacidade de competição olímpica o investimento vai ser bem menor em tecnologias”, detalha ao agradecer a homenagem representando os profissionais da região.

Comentários do Facebook