EMANCIPAÇÃO

Programa em redes sociais marca comemorações dos 29 anos de Hulha Negra

Vídeo foi encerrado com o hino cantado pelo autor, Roberto Costa (C) Foto: Reprodução TP

Foi gravada no dia de aniversário de Hulha Negra, 24 de março, e publicada na noite de quinta­-feira (25), um vídeo em comemora­ção ao aniversário do município, que completou 29 anos de emancipação política e administrativa.

Para marcar a data, foi feita uma releitura de uma edição do Jor­nal do Almoço gravada em 1993 na Árvore Grande. Seguindo protocolos sanitários e com a presença somente dos participantes do projeto, divul­gado pela Hulha Negra TV, o vídeo comemorativo foi marcado pela presença de pessoas importantes no processo de emancipação e momen­tos históricos da cidade, bem como de secretários, vereadores e artistas locais. O vídeo foi apresentado por Silene Comim e Fabiano Leal, com a participação de Nardo Porcellis, tendo início com um percurso pela área central da cidade através do poema Recuerdos da 29, de Wilde­brandt Pacheco Costa e um histórico sobre o município antes mesmo da emancipação. Foram elencados marcos importantes de construção da comunidade, citado o primeiro as­sentamento de colonos, instalação da Coopersul e relembrado importantes personalidades, como Capitão Hugo Canto, Lourenço Macke e Francisco Kloppenburg, além de um panorama atual da cidade.

Entre as presenças mar­cantes estiveram a ex-diretora das escolas Monteiro Lobato e Dalva Medeiros, Ana Emília Assunção, o secretário de Administração, Plane­jamento e Meio Ambiente, Hector Bastide, que falou sobre a pasta e formas de atuação incluindo as ações de fiscalização da Covid-19. Em continuidade, João Djalma Nunes, Igor Canto e Roberto Costa levaram o som do bloco Coisinha do Pai, responsável por animar os carnavais da cidade há 50 anos.

Vereadora Tanira Ramos representou o Legislativo

Representando o Legis­lativo, a vereadora Tanira Ramos (PTB), mulher mais votada na história do município, falou sobre o primeiro mandato, a mulher na política e acolhimento recebido desde que chegou ao município para trabalhar e residir.

As secretárias munici­pais, Elisete Brasil, a Maninha, da Secretaria de Assistência Social e Janice Silveira, da Agropecuária, também participaram falando sobre os principais trabalhos desenvolvi­dos e parabenizaram o município e a comunidade pelos 29 anos.

Bloco Coisinha do Pai fez uma apresentação

Pelo escritório da Emater de Hulha Negra, Guilherme Zorzi lembrou do trabalho realizado e o acompanhamento feito durante os 29 anos de escritório na cidade.

Pelo esporte, Wallace Por­to, da equipe de futebol Afux, relatou o empenho e conquistas do futebol amador.

Em continuidade, o vere­ador e músico Getúlio Porto, artista local, tocou e cantou algumas can­ções, relembrando apresentações realizadas no município, incluindo a principal festa da cidade, a Festa do Colono.

O momento especial con­tou ainda com a participação de Breno Vidarte, criador do brasão da cidade ao lado de André Araújo, o Bexiga e do chefe de gabinete do governo atual, Elias Scotto, que relembrou importantes momentos da emancipação.

Na ocasião, também foi relembrada e apresentada a releitura feita no hino da cidade. O vice­-prefeito Igor Canto e a secretária de Educação e Cultura, Adriana De­labary, falaram sobre a importância e necessidade da releitura com uma orquestra.

Fechando a série de entre­vistas, ao lado do vice-prefeito Igor Canto, o prefeito Renato Machado lembrou de fatos históricos, falou do momento atual do município e perspectivas futuras. Ele disse que o trabalho é feito através de uma sequência e direcionado. “Identifi­camos pórtico, fizemos iluminação pública, ampliamos a pavimentação de forma a dar cara de cidade para Hulha Negra. Estamos com tudo organizado para mais melhorias, tanto em infraestrutura como edu­cação. Agradeço a parceria com o Igor, o Titi anteriormente e o Marco Antônio, pois fiquei preparado para o momento atual”, expôs.

Vice-prefeito Igor Canto e prefeito Renato Machado falaram sobre ações realizadas em prol do município e parabenizaram a cidade

Ao parabenizar a cidade pelos 29 anos, o prefeito fez um agradecimento ao pessoal da saúde pelo trabalho durante a pandemia da Covid-19 e fez um pedido à comunidade. “Toda equipe encarou tudo com muita responsabilidade e dedicação. Espero que a comu­nidade se cuide, precisamos viver, mantenham os protocolos para que o comércio possa continuar aberto, segure os empregos e todos tenham alimentos em suas mesas”, solicitou Renato Machado.

A gravação foi finalizada com a participação de Roberto Costa, autor da letra do hino de Hulha Ne­gra, que cantou embaixo do cartão postal da cidade, a Árvore Grande.

Comentários do Facebook